Câmara de Prainha abre ano legislativo e define calendário das primeiras sessões ordinárias

Publicado em por em Pará, Política, Prainha

A Câmara de Vereadores de Prainha (PA) realizou, nesta segunda-feira (2), a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos para o ano de 2026. O evento marca o fim do recesso parlamentar e estabelece as prioridades da Casa, presidida pela vereadora Darcy Batista (PP), a única mulher a comandar um Legislativo municipal na região da Calha Norte.

A solenidade contou com a presença de 9 dos 13 vereadores eleitos no pleito de 2024.

O quórum garantiu o rito institucional necessário para o início das atividades. Representando o Poder Executivo, a vice-prefeita Professora Helena (PSD) esteve presente, reforçando o protocolo de colaboração entre a Prefeitura e a Câmara para o exercício que se inicia.

Publicidade

“Que este novo ciclo legislativo seja marcado por avanços, harmonia entre os poderes e ações concretas que promovam o desenvolvimento do município e a melhoria da qualidade de vida da população prainhense”, destacou a presidente da Casa, Darcy Batista.

Participação popular e religiosa

O plenário recebeu um público diverso, composto por lideranças comunitárias e moradores que foram acompanhar o planejamento dos trabalhos. A sessão também teve um caráter ecumênico, com a participação de pastores e padre locais, figura comum em aberturas de legislaturas na região para simbolizar o desejo de harmonia social.

Sob a gestão de Darcy Batista, a abertura focou na organização administrativa e na recepção das demandas que se acumularam durante o período de recesso. O pioneirismo da parlamentar na presidência da Casa continua sendo um ponto de atenção política na região do Baixo Amazonas.

Vereadores, vice-prefeita, padre e pastores que estiveram presente da sessão solene

Calendário de sessões

Com o encerramento da sessão solene, o Legislativo de Prainha já definiu o cronograma para as deliberações práticas. As primeiras sessões ordinárias, quando são apresentados projetos de lei, requerimentos e indicações, ocorrerão na próxima semana.

As atividades legislativas em plenário estão confirmadas para os seguintes dias:

  • Terça-feira (10/02)
  • Quarta-feira (11/02)
  • Quinta-feira (12/02)

A expectativa para o reinício dos trabalhos gira em torno da pauta de desenvolvimento urbano e serviços públicos, temas que devem dominar as tribunas na primeira semana de debates.

Presidida por Darcy Batista, a Mesa Diretora da Câmara é composta ainda pelos vereadores Hugo Roberto Rebelo Rocha (PP), 1º secretário, e Auro Miranda (PP), 2º secretário.

Público presente no ato solene da Câmara de Prainha

O JC mais perto de você! 📱

Gostou do que leu? Siga nossos canais e receba notícias, vídeos e alertas em primeira mão:

Sua dose diária de informação, onde você estiver.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *