
A Corregedoria Geral da Polícia Militar do Pará (PMPA) determinou o afastamento do coronel comandante do CPR-X (Comando de Policiamento Regional 10), com sede em Itaituba, oeste do estado, de suas funções e atividades operacionais para a apuração de denúncia de suposto assédio sexual e importunação sexual contra ele.
A decisão, formalizada pela portaria de inquérito policial militar, foi publicada no Boletim Geral Reservado da corporação nesta sexta-feira (29). Os fatos que motivaram a instauração do IPM contra o coronel Márcio Abud teriam ocorrido em abril (dia 14) deste ano na cidade de Itaituba.
Leia também:
- Operação da PF: Ação penal contra deputado federal por contrabando de madeira no PA será julgada no STF.
O IPM foi instaurado com o objetivo de “apurar autoria, materialidade e as circunstâncias dos fatos”. O encarregado dos trabalhos é o coronel Tarcísio Morais da Costa, nº 1 do CPR-I, em Santarém. O afastamento de Márcio Abud, conforme a portaria, é temporário e vigorará “enquanto durar as investigações”, nos termos do artigo 56 do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Pará.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Ultrajada e envergonhada
A denúncia, apurou JC, foi feita por uma cabo da PM lotada em Itaituba. Segundo a militar, o coronel Márcio Adub, a abordou “de forma insistente e vexatória”. Diante dos fatos, a praça afirmou ter se sentido “ultrajada e envergonhada”.
As condutas descritas pela denunciante configuram, em tese, assédio sexual e/ou importunação sexual previstos no artigo 215-A do Código Penal, além de possível abuso de autoridade e/ou crime militar.
O IPM contra o coronel Márcio Abud é assinado pelo coronel Tabaranã, corregedor geral da PMPA.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
O ato administrativo foi publicado em BGR ,entretanto ,já se encontra na mídia virtual (aí já cabe outro IPM para descobrir-se quem vasa atos de comando reservado )….NOSSA PMPA, de hoje permite condutas controversas de homens sem o caráter definido ,ao observarem coronéis envolvidos em artimanhas expurias com ouro ; ao ser observado coronéis envolvidos em crimes eleitorais ;ao observarem coronéis de alto escalão deixando-se fotografar em poses de descompostura militar ; ao permitir que praça se exponha em fotos ousadas em meios virtuais…..isso acho eu ,mas,eu sou de uma época divergente onde o pudor e o escrúpulo eram mais presentes …… FONTOURA salve minha PMPA