
O IV Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas em Alenquer (PA) foi encerrado nesta sexta-feira (28), no salão anexo ao Centro de Eventos Ione Gantuss, onde se dirigiu um grande público feminino de diferentes cidades do Baixo Amazonas.
Neste segundo dia de evento, quatro mesas de debate foram realizadas, abordando os seguintes subtemas:
- Ser mulher exige cuidado: autocuidado feminino;
- Ser mulher cuidando das mudanças do clima e a sobrevivência da mulher: geração de renda para as mulheres;
- Ser mulher é ocupar os lugares onde se planeja a vida e
- Ser mulher é ser feliz: violência doméstica e familiar contra a mulher.
O segundo dia do evento contou com participações do promotor de justiça Edvaldo Sales, das deputadas estaduais Maria do Carmo Martins e Ana Cunha e da vereadora mais nova da história de Óbidos, Clara Barbosa, de 25 anos.

Mais propostas, mais ideias
— ARTIGOS RELACIONADOS
“Estou na segunda participação no fórum de mulheres, agora contribuindo numa das mesas. Neste fórum, as mulheres vieram com mais propostas, vieram mais fortalecidas, com mais ideias. Esse é o objetivo do evento, que a gente se fortaleça e construa outras estratégias de acordo com a realidade debatida”, afirmou a psicóloga Ingrid Sabrina Costa, que representou o Conselho Regional de Psicologia do Pará (CRP-PA).
❒ Leia também: Aberto hoje, em Alenquer, o IV Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas.
Em sua primeira participação, a deputada Maria do Carmo disse que o fórum é importante “porque é um momento de empoderamento, de conhecimento. As mulheres precisam conhecer os seus direitos, conhecer os seus deveres, mas principalmente saber qual é o caminho”.

Avaliação
A promotora de Justiça do MPPA (Ministério Público do Pará), Lilian Braga, que coordenou o evento, se disse satisfeita com o resultado do fórum deste ano.
“O IV Fórum de Mulheres deixa para nós a alegria de ver a adesão dos municípios da região. É uma parceria que se faz de movimentos de mulheres, com a Prefeitura de Alenquer, com a Mineração Rio do Norte, que apoia desde a primeira edição, entre outros parceiros. São as instituições que se juntam, se organizam e que pensam que este é um movimento que só melhora o município e a região, levando possibilidades às mulheres”, avaliou Lilian Braga.
Após as realizações das quatro mesas, o evento encerrou com o sorteio das duas próximas sedes do Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas. Em 2026, a 5ª edição será em Santarém. Em 2027, o fórum acontecerá em Juruti.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário