
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), entregou o novo prédio da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Alenquer, oeste do estado. A unidade, que está em sede própria, tem agora condições de proporcionar melhor estrutura para a tropa que atua na cidade e, desse modo, garantir à população atendimento de melhor qualidade.
A entrega foi feita no sábado (15).
“Entre as obras que entregamos aqui no município de Alenquer, está a estrada do Cuamba, que interliga o município com Monte Alegre, e ainda a Companhia Independente da Polícia Militar, também a Sala Lilás, um espaço de acolhimento para mulheres e crianças vítimas de violência”, disse Helder Barbalho.
Para o comandante da unidade militar, Izaquel Mourão, a estrutura própria qualifica as condições de trabalho dos policiais e, consequentemente, aprimora os atendimentos prestados à sociedade.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“O nosso antigo prédio era alugado e tínhamos que fazer algumas adaptações para o serviço. Aqui, agora, como prédio é próprio, ele já tem os alojamentos, as salas dos comandantes e as sessões são distribuídas de acordo com a necessidade do serviço”, afirmou o oficial PM.

Investimento de R$ 2,2 milhões
A sede própria tem recepção, salas de comando e subcomando, reserva de armas, copa, alojamentos masculino e feminino, área de serviço, sala de instrução, pátio e estacionamento. Um investimento de R$ 2,2 milhões , para construção e aquisição de mobiliário e equipamentos.
Os policiais da 26ª CIPM reiteraram que a estrutura nova auxiliará o desenvolvimento das atividades diárias deles, como detalha a soldado Andreza Marafão. ”O trabalho, quando ele está organizado, ele tem um suporte necessário e a gente consegue atender ativamente a população de forma mais rápida”, afirmou.

Sala Lilás
O governador Helder Barbalho também entregou no sábado (15), na sede da Delegacia de Polícia Civil de Alenquer, o espaço “Sala Lilás”. O local foi reativado e volta a funcionar integrado e contando com uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu).
A Sala Lilás assegura o compromisso do governo com o acolhimento dos grupos prioritários (crianças e adolescentes, mulheres, idosos, povos tradicionais de matrizes africanas, comunidade LGBTQIA+) que passam por situações violentas.
O Pará já tem 30 unidades de atendimento especializado destinadas a grupos vulneráveis, distribuídos em todas as regiões Integradas de Segurança Pública do Estado.
Do total, 19 unidades de atendimento estão localizadas em cidades fora da Região Metropolitana de Belém. Alenquer agora está na lista que também inclui Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Bujaru, Moju, Oeiras do Pará, Baião, Muaná, Salinópolis, Portel, Pacajá, Porto de Moz, Juruti, Ulianópolis, Brasil Novo, entre outras.

Com informações e fotos da Agência Pará de Notícias
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário