Maria desmente filiação de Igor Normando ao PT. Por João Salame

Publicado em por em Belém, Pará, Política

Maria desmente filiação de Igor Normando ao PT. Por João Salame
Igor Normando, Maria do Carmo e Beto Faro: encontro informal na Alepa não tratou de candidatura a prefeito de Belém. Foto montagem: JC

A deputada Maria do Carmo (PT), em linha direta com a coluna, no início da noite desta sexta-feira (13), negou de forma veemente as informações publicadas nas redes sociais de que o senador Beto Faro (PT) teria comunicado a ela e ao seu irmão, Everaldo Martins, que o PT vai filiar o deputado Igor Normando ao partido com a intenção de lançá-lo candidato à sucessão do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol). E que sequer se falou na disputa eleitoral em Marabá ou Santarém.

Maria confirmou o encontro, mas disse que não foi uma reunião formal. Que ela e o irmão estavam passando em frente ao gabinete do deputado Elias Santiago (PT), onde Beto Faro se encontrava e também o deputado Igor Normando. Ela resolveu cumprimentar o senador e falar sobre a liberação de emendas parlamentares que lhe foram asseguradas. E que a conversa foi rápida.

O único tema político foi quando Beto informou que havia sido convidado a ser candidato a prefeito em Belém e que teria recusado. “Sou eleitor de Acará”, teria afirmado o senador.

Candidatura e PT nacional

A parlamentar reforçou que não se tratou de postulantes do PT em nenhum dos municípios citados. Mas, no que se refere a Santarém, Beto Faro e Everaldo Martins são defensores de sua candidatura. Que o próprio senador ligou para a presidente nacional do PT, deputada Gleice Hoffman, para marcar uma reunião no final de outubro com o objetivo de tratar dessa possibilidade.

Maria informou que, além de Beto, pretende convidar o ex-senador Paulo Rocha, o ex-deputado Zé Geraldo e todos os deputados de mandato do PT para a reunião.

Sobre a Prefeitura de Belém, Maria do Carmo disse concordar com o posicionamento do deputado Dirceu ten Caten.

“Estamos com o Edmilson. É uma pessoa querida por nós. Reconhecemos todos os espaços que ele nos concedeu. Qualquer outra decisão em relação a essa importante aliança não seria tomada numa reunião da Alepa. O PT tem seus fóruns apropriados para essa discussão”, afirmou. Maria do Carmo lamentou a publicação dessas notícias que afirmou serem infundadas.

Ela garante também que nunca tratou com o governador Helder Barbalho sobre as eleições em Santarém.

É pré-candidata

Maria do Carmo afirmou que é pré-candidata a prefeita em Santarém e conta com o apoio entusiasmado de Beto Faro. A reunião com a presidente Gleice Hoffman é para ouvir a opinião da Direção Nacional do PT sobre a candidatura.

Maria disse ainda estar trabalhando para reunir as condições políticas que viabilizem sua vitória, com o apoio do governador Helder Barbalho e do presidente Lula. A única hipótese de recuar, afirmou, é se houver um pedido de Lula nesse sentido.

João Salame

É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

2 Responses to Maria desmente filiação de Igor Normando ao PT. Por João Salame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *