A deputada Maria do Carmo (PT), em linha direta com a coluna, no início da noite desta sexta-feira (13), negou de forma veemente as informações publicadas nas redes sociais de que o senador Beto Faro (PT) teria comunicado a ela e ao seu irmão, Everaldo Martins, que o PT vai filiar o deputado Igor Normando ao partido com a intenção de lançá-lo candidato à sucessão do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol). E que sequer se falou na disputa eleitoral em Marabá ou Santarém.
Maria confirmou o encontro, mas disse que não foi uma reunião formal. Que ela e o irmão estavam passando em frente ao gabinete do deputado Elias Santiago (PT), onde Beto Faro se encontrava e também o deputado Igor Normando. Ela resolveu cumprimentar o senador e falar sobre a liberação de emendas parlamentares que lhe foram asseguradas. E que a conversa foi rápida.
O único tema político foi quando Beto informou que havia sido convidado a ser candidato a prefeito em Belém e que teria recusado. “Sou eleitor de Acará”, teria afirmado o senador.
Candidatura e PT nacional
— ARTIGOS RELACIONADOS
A parlamentar reforçou que não se tratou de postulantes do PT em nenhum dos municípios citados. Mas, no que se refere a Santarém, Beto Faro e Everaldo Martins são defensores de sua candidatura. Que o próprio senador ligou para a presidente nacional do PT, deputada Gleice Hoffman, para marcar uma reunião no final de outubro com o objetivo de tratar dessa possibilidade.
Maria informou que, além de Beto, pretende convidar o ex-senador Paulo Rocha, o ex-deputado Zé Geraldo e todos os deputados de mandato do PT para a reunião.
Sobre a Prefeitura de Belém, Maria do Carmo disse concordar com o posicionamento do deputado Dirceu ten Caten.
“Estamos com o Edmilson. É uma pessoa querida por nós. Reconhecemos todos os espaços que ele nos concedeu. Qualquer outra decisão em relação a essa importante aliança não seria tomada numa reunião da Alepa. O PT tem seus fóruns apropriados para essa discussão”, afirmou. Maria do Carmo lamentou a publicação dessas notícias que afirmou serem infundadas.
Ela garante também que nunca tratou com o governador Helder Barbalho sobre as eleições em Santarém.
É pré-candidata
Maria do Carmo afirmou que é pré-candidata a prefeita em Santarém e conta com o apoio entusiasmado de Beto Faro. A reunião com a presidente Gleice Hoffman é para ouvir a opinião da Direção Nacional do PT sobre a candidatura.
Maria disse ainda estar trabalhando para reunir as condições políticas que viabilizem sua vitória, com o apoio do governador Helder Barbalho e do presidente Lula. A única hipótese de recuar, afirmou, é se houver um pedido de Lula nesse sentido.
João Salame
É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Maria prefeita…
Estão testando a militância? Não, Não, Não.