Ministério do Turismo e BID abrem seleção de empresa com foco em Santarém e Belterra

Publicado em por em Belterra, Brasília, Pará, Política, Santarém, Turismo

Ministério do Turismo e BID abrem seleção com foco no turismo em Santarém e Belterra
Ministro Celso Sabino, turismo sustentável na região do Baixo Tapajós. Foto: reprodução

O Ministério do Turismo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), abriu uma chamada pública para selecionar uma empresa que será responsável por atualizar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do Baixo Tapajós.

O projeto abrange os municípios de Santarém e Belterra, no oeste paraense, e deve gerar estratégias alinhadas às vocações ecológicas, culturais e comunitárias da região.

Com forte apelo natural e cultural, o Baixo Tapajós é considerado uma das áreas com maior potencial para o turismo de base comunitária e ecoturismo no Brasil. O plano prevê diagnóstico atualizado, escuta das comunidades locais e elaboração de ações que respeitem o território, estimulem a economia e protejam o meio ambiente.

Turismo verde

“O Pará é hoje um símbolo da Amazônia viva e vibrante, com potencial de atrair visitantes do mundo todo em busca de experiências autênticas e sustentáveis. Esse projeto é uma ponte entre nossas raízes e o futuro do turismo verde”, destacou o ministro do Turismo, o paraense Celso Sabino.

A iniciativa, que será coordenada pelo BID, terá como pilares a participação ativa das comunidades tradicionais envolvidas (ribeirinhos, indígenas e quilombolas da região); a compreensão da realidade local dos municípios; uma metodologia de validação coletiva e abordagem territorial integrada e sustentável. O ministro avalia que os dados e estratégias gerados pela consultoria serão fundamentais para a construção de um diagnóstico e planos de ação realistas.

“Como paraense, sei da importância de olhar para o Baixo Tapajós com responsabilidade e sensibilidade. Esse diagnóstico vai permitir entender com profundidade os desafios e as potencialidades da nossa região, para que possamos planejar políticas públicas que respeitem a realidade local, gerem oportunidades para as comunidades e garantam um turismo que valorize o nosso povo e preserve nossas riquezas naturais”, reforçou o ministro.

Ministério do Turismo e BID abrem seleção com foco no turismo em Santarém e Belterra
Alter do Chão, ponto turístico de Santarém. Foto: reprodução

Quem pode participar

Podem participar da seleção empresas ou consórcios de países membros do BID com experiência em planejamento turístico sustentável, governança, diagnóstico territorial e elaboração de estratégias.

O prazo para envio das propostas é até 30 de maio, e as empresas interessadas devem se inscrever até às 18h (horário de Brasília), exclusivamente pelo Portal BEO do BID (https://beo-procurement.iadb.org/).

Artesanato tapajônico

A Região de Integração Baixo Tapajós, no estado do Pará, compreende os municípios entre Santarém e Manaus, entre os quais Belterra, Alenquer, Almeirim, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa, além da prória cidade de Santarém, que compõem a área de influência direta do rio Tapajós.

A região se destaca pela rica diversidade cultural e natural, com forte presença de etnias indígenas, tradições como a festa do Sairé, o artesanato tapajônico e a culinária amazônica, além de paisagens marcadas pela floresta amazônica e grandes bacias hidrográficas.

Com informações do Ministério do Turismo

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *