A PF (Polícia Federal) realizou em Altamira (PA) na manhã desta terça-feira (10) a operação Redditus. O objetivo é dar combate a supostos crimes de fraudes em licitação realizados na prefeitura e Semsa (Secretaria Municipal de Saúde).
Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências de 2 alvos – do prefeito Claudomiro Gomes (PP) e do secretário de Saúde, Waldecir Maia, bem como nos gabinetes da prefeitura e da Semsa.
Celulares, computadores e documentação foram apreendidas e serão usadas para auxiliar na investigação. Ao todo, mais de 30 policiais da PF participaram das buscas.
Estima-se que os prejuízos aos cofres públicos podem ter chegado a casa dos milhões, mas o valor exato só poderá ser definido com o fim do processo investigatório.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Em crimes de fraude, é difícil compreender a dimensão dos desvios até se ter um panorama completo do esquema criminoso, pois muitas transações ilegais costumam ser desmascaradas com o desdobramento das investigações.
O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, do PP, é candidato à reeleição.
Do latim
O nome Redditus vem do latim, e significa aluguel, em referência a como o esquema criminoso era fraudado, por meio de procedimento licitatório de aluguel imóvel por meio de dispensa de licitação, o que evitava concorrência e podia ser alugado por um superfaturamento de preços.
Com fotos e informações da PF e do JC
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário