Em sua passagem por 2 anos na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), o ex-deputado estadual Zé Maria Tapajós (MDB) teve apenas 14 trabalhos aprovados pela Casa, a maioria são projetos de lei para batizar prédios públicos.
O político é candidato a prefeito de Santarém (PA) nas eleições deste ano. Seu vice é o vereador petista Carlos Martins, irmão da deputada estadual Maria do Carmo.
O levantamento dos projetos de Zé Maria foram feitos pelo JC no site da Alepa.
O candidato governista foi empossado no dia 5 de janeiro de 2021, no lugar do ex-deputado Renato Ogawa (PL), eleito em 2020 prefeito da cidade de Barcarena. Tapajós assumiu a vaga na condição de primeiro suplente do PL.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Com sua derrota na reeleição, não retornou à Alepa. O mandato de Zé durou exatos 725 dias. Só o custo mensal para os cofres públicos de seu gabinete girava em torno de R$ 105 mil.
Entre os seus assessores constava a advogada Deborah de Almeida Costa, filha do vereador Erasmo Maia (UB), um dos integrantes da oligarquia dos Maias em Santarém. O vereador comandou a fracassada campanha à reeleição de Zé Maria para deputado.
Projetos “Eu te batizo”
Os projetos de lei para batizar prédios públicos foram o carro-forte da passagem de Zé Maria pela Alepa. É dele, por exemplo, a lei que nomeou o inacabado hospital materno infantil de “Dr. Álvaro de Oliveira Duarte”.
Outro similar foi o que denomina a Arena Estadual do Oeste do Pará, em Santarém, de “Professor Djalma Lima”. Mas não parou por aí.
É de iniciativa do candidato a prefeito do MDB o projeto que batiza a única escola técnica do Pará em Santarém de “Francisco Coimbra Lobato”, localizada na rodovia Fernando Guilhon.
➽➽ Confira os 14 trabalhos de Zé na Alepa:
Moção
- Solicita a implantação do Posto Policial na Vila Tabatinga para atender o Distrito de Castanhal e Tabatinga, inclusos no município de Juruti.
- Solicita ao Governo do Estado a aquisição de uma máquina de quimioradioterapia, para o hospital regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna.
- Solicita à Secult que realize o processo de tombamento da Garapeira Ypirangaem Santarém.
Projeto de decreto legislativo
- Concede Título Honorífico de Honra ao Mérito ao Sr. ARNALDO DOPAZO ANTÔNIO JOSÉ.
Projeto de indicação
- Dispõe sobre a estadualização da Estrada Municipal do Guaraná a Santa Maria do Uruará.
Projeto de lei
- Declara e reconhece como de utilidade pública para o Estado do Pará em reconhecimento aos serviços prestados em sua área de atuação, a ASSOCIAÇÃO CULTURAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
- Institui no Estado do Pará, o Dia Estadual do Agricultor.
- Denomina o Hospital Materno Infantil em Santarém de “Dr. Álvaro de Oliveira Duarte”.
- Determina a emissão do Passaporte Equestre.
- Denomina a Escola de Ensino Técnico do Pará – EETEPA de Santarém, como Francisco Coimbra Lobato.
- Denomina o Ginásio Poliesportivo de Santarém PROFESSOR DJALMA LIMA.
Requerimento
- Votos de aplausos a todos os jornalistas paraenses em comemoração ao dia do jornalista no dia 07 de abril.
- Votos de aplausos para o Prefeito Municipal de Santarém, Nélio Aguiar e à Secretária Municipal de Saúde, Vânia Portela, que estão à frente da distribuição de vacinas contra a Covid-19 no município de Santarém.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário