Dirigido pelo deputado estadual Josué Paiva, o Republicanos (REP) montou um time forte para disputa pelas 23 vagas disponíveis nas eleições deste ano para Câmara de Vereadores de Santarém (PA).
O plantel de candidatos e candidatas montado pela legenda é de 24 nomes, o máximo permitido hoje pela legislação eleitoral. Pelos cálculos do Republicanos, é possível eleger de 3 a 4 vereadores.
Em 2020, o Republicanos elegeu apenas 1 candidato, o pastor Ângelo Tapajós, que irá disputar a reeleição por outro partido.
O JC apurou os 8 nomes considerados favoritos na sigla para emplacar mandato de 4 anos na Câmara.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Rodrigo Santarém
Rodrigo Barbosa Ferreira, 32 anos, tentará pela 3ª vez chegar à Câmara de Santarém. Em 2016, pelo então PHS, conseguiu quase 700 votos. Pulou para 873 em 2020. Desde então não para de atuar politicamente, visando, emplacar vitória nas urnas neste ano.
É graduado em Direito pela Ulbra e atua como corretor de imóveis. Sempre foi um defensor da causa animal, da educação e do esporte e lazer o que o levou a se engajar em diversas iniciativas sociais e políticas.
Seu compromisso em incentivar a educação é evidente através do programa leitura por todo Pará, onde ajudou na entrega mais de 150 mil livros a diversas escolas do estado. E ainda, pela causa animal participou do Projeto Tigela Cheia 2.0, que disponibilizou uma tonelada de ração para os abrigos e protetores de animais.
André do Raio X
Andre Nobre Pastana, o André do Raio X, é santareno e tem 46 anos. Sua trajetória política está linkada aos movimentos sociais. Foi, por exemplo, vice-presidente da associação de moradores do bairro do Jutai e teve ativa participação comunitária no bairro do Caranazal.
Ex-vereador (2017 a 2020), é tecnólogo em radiologia, casado e pai de um casal. Trabalhou 16 anos no hospital municipal de Santarém e igual período no HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas).
Rachel Campos
Rachel Guimarães Campos, 40 anos, é santarena e cristã conservadora. Tem formação superior em pedagogia e políticas públicas (pós-graduação). Mãe de 3 filhos, é casada há 22 anos com o ex-vereador e hoje advogado Reginaldo Campos.
Desde muito cedo sempre esteve envolvida com o voluntariado, por meio de projetos sociais. É coordenadora há 20 anos do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida – MDVIDA, trabalho que a levou a receber uma honraria do Conselho da Mulher Empresária (Aces), em 2014, como Mulher Destaque na área social voluntária.
Por três anos, foi coordenadora do Núcleo Regional de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) em Santarém. Também dirigiu por três anos a coordenadoria pedagógica na Umei Aeroporto Velho. Exerceu recentemente a presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, eleita pelo pleno formado por entidades da sociedade civil e governamental.
É candidata a vereadora pela primeira vez.
David Paiva
David Viana de Abreu, 26 anos, casado, nasceu em Ananindeua, na RMB (Região Metropolitana de Belém). Particiaprá pela segunda vez, consecutiva, da disputa para Câmara de Vereadores de Santarém. Em 2020, obteve 1.869 votos – só não foi eleito porque estava no MDB, onde conseguiu ficar na segunda suplência.
Ele deve ter a maior votação do Republicanos neste ano.
Marcelo Seade
Marcelo Seade, 36 anos, é empresário com atuação em ramos de negócios – distribuidora de bebidas, lava jato, casa de shows, entre outros.
Paralelamente, desenvolve ações sociais em prol de pessoas carentes, residentes na periferia da cidade. Segundo ele, a decisão de disputar a eleição para vereador deve ao fato de que, como representante do povo na Câmara, poderá contribuir com projetos de apoio, principalmente, à cultura e ao esporte.
Pretende ainda fazer de seu mandato um indutor de serviços de infraestrutura nas áreas periféricas de Santarém, assim como também fonte de busca de recursos para cidade na Alepa e Congresso Nacional via deputados estaduais e federais.
Beto Siqueira
Formado em administração de empresas, Beto Siqueira é empreendedor. Dirige e é dono do Centro Educacional Casinha do Saber. Envolvido na educação há décadas, acredita que ela é a base para o progresso. “Sem educação, nada somos”, diz.
51 anos, casado e pai de três filhos, mantém seus valores cristãos como diácono da Assembleia de Deus. Nasceu em Santarém. Reside no bairro Caranazal, onde suas raízes são profundas e sua conexão com a comunidade é longeva.
Essa será a sua terceira participação em eleições como vereador – 2016 e 2020. Se diz, por isso, mais preparado do que nunca para defender duas bandeiras que considera fundamentais: o empreendedorismo e a educação.
Para ele, o empreendedorismo é a força motriz que impulsiona a economia e cria as bases para uma saúde pública robusta e eficiente. E a educação, entende, não é apenas um direito, mas o alicerce sobre o qual se constrói um futuro próspero para todos.
Ilmara Mudy
Médica formanda pela UFPA (Universidade Deferal do Pará) há 23 anos, Ilmara é cardiologista. Trabalha com crianças especiais e idosos.
Em 2016, foi candidata a vereadora pelo então DEM (hoje União Brasil), mas não foi eleita. Neste ano, escolheu o Republicanos para emplacar o cargo de vereadora.
Enfermeiro Anderson
Anderson Cavalcante nasceu em Santarém (PA), mais precisamente na comunidade de Diamantino, região da Grande Área do Mararu. Tem longa experiência em saúde pública, tendo, inclusive, ocupado o cargo de diretor de Enfermagem do HMS (Hospital Municipal de Santarém).
Foi professor de cursos técnicos. Hoje leciona em uma universidade privada da cidade. Especialista e mestre, ganhou bolsa de doutorado para estudar na cidade de Porto, em Portugal.
Atualmente cursa medicina. Tem 43 anos, é solteiro e pai de um filho.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Pra cima,”Marcelo Seade,,deus abençoe os seus projetos