Sem Maria no páreo, Zé Maria encosta em JK na disputa para prefeito, aponta Destak

Publicado em por em Pará, Política, Santarém

Maria no páreo, Zé Maria encosta em JK na disputa para prefeito, aponta Destak
Feliciano, JK, Jardel, Zé Maria e Hugo: os candidatos a prefeito que continuam no páreo. Foto montagem: JC

A nova pesquisa realizada pela Destak para Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, divulgada nesta sexta-feira (19), indica vitória de JK do Povão (PL) com margem apertada sobre o ex-deputado José Maria Tapajós (MDB) se as eleições fossem hoje.

Nos últimos levantamentos feitos pela Destak, os 3 nomes que mais se destacaram foram JK do Povão, Zé Maria Tapajós e da deputada estadual Maria do Carmo (PT), que anunciou que não concorrerá ao cargo.

Com o anúncio da desistência da petista, ela começou a despencar, aponta o levantamento. Nesse novo cenário, surge o nome do Delegado Jardel Guimarães (Solidariedade), que começou a pontuar e figurar como uma possível terceira via.

A pesquisa da Destak foi realizada entre os dias 15 e 18 deste mês, simulando vários cenários com os nomes dos pré-candidatos Delegado Jardel, Feliciano Braga (Novo), Hugo Diniz (PSDB), José Maria Tapajós e JK do Povão.

Foram simulados vários cenários. Apenas um foi incluído o nome de Maria do Carmo.

JK do Povão pontuou 42% dos votos válidos, enquanto José Maria Tapajós aparece com 35%, seguido de Maria do Carmo com 14% e Delegado Jardel com 7%. Hugo Diniz é o quarto com 2%. Feliciano Braga não chegou a pontuar.

A intenção de votos é definitiva para 78% dos entrevistados ouvidos pela Destak. 6% disseram que dificilmente mudarão de voto, enquanto que 14% ainda podem mudar.

Foram entrevistados 688 eleitores com idades entre 16 e 59 anos, nos bairros da área urbana e na zona rural do município. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 95%.

A pesquisa, presencial, está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará sob o número PA-022886/2024.

Os cenários

No cenário espontâneo, o candidato JK do Povão aparece na frente com 21,3% das intenções de votos. Na segunda colocação, está José Maria Tapajós com 18,4% e na terceira posição, a deputada Maria do Carmo com 6,4%.

Logo a seguir aparece Delegado Jardel com 4,8%, seguido de Feliciano Braga com 0,4% e Celsa Brito e Hugo Diniz, ambos com 0,2%.

Não souberam ou não responderam somaram 48,3% das intenções de votos.

Estimulada

No primeiro cenário estimulado, foram incluídos 6 nomes. O resultado foi este: JK do Povão com 38%; José Maria Tapajós com 32%; Maria do Carmo 13%; Delegado Jardel 6%; Hugo Diniz 1%; e Feliciano Braga 0%.

O total de indecisos e branco ou nulo somou 4%, enquanto não souberam ou não responderam somaram 6%.

Em votos válidos, JK do Povão também lidera com 42%, seguido de José Maria Tapajós com 35%. Maria do Carmo aparece em terceiro com 14% e Delegado Jardel com 7% está em quarto. O professor Hugo Diniz somou 2%.

Sem Maria no páreo, Zé Maria encosta em JK na disputa para prefeito, aponta Destak

Quatro nomes

A Destak perguntou aos eleitores em qual candidato eles votariam para prefeito de Santarém, indicando 4 nomes e o resultado ficou assim:

∎ JK do Povão: 41%
∎ José Maria Tapajós: 37%
∎ Delegado Jardel: 9%
∎ Hugo Diniz: 1%

Branco, nulo e indecisos somaram 5%, enquanto que 7% disseram que não sabem ou não quiseram responder.

Três nomes

Em um cenário com apenas 3 candidatos, o vereador JK do Povão também ficou em primeiro com 41% das intenções de votos. Em segundo lugar, está José Maria Tapajós com 37% e em terceiro o Delegado Jardel com 9%.

Não souberam, não responderam, indecisos e brancos e nulos somaram 13%.

Sem Maria no páreo, Zé Maria encosta em JK na disputa para prefeito, aponta Destak

Segundo turno

A Destak pediu aos eleitores santarenos que citassem 2 nomes que poderão disputar um evento segundo turno em Santarém, nas eleições de outubro.

JK do Povão e José Maria foram os mais citados com 43% e 42,2%.

Foram simulados três cenários para uma possível disputa de segundo turno.

Primeiro cenário:
José Maria Tapajós: 48%
Delegado Jardel: 16%

Sem Maria no páreo, Zé Maria encosta em JK na disputa para prefeito, aponta Destak

Segundo cenário:
JK do Povão: 52%
Delegado Jardel: 17%

∎ Terceiro cenário:
JK do Povão: 43%
José Maria Tapajós: 40%

Quem será o prefeito

A Destak perguntou aos eleitores, independente de quem eles votariam, quem na opinião deles será o próximo prefeito de Santarém.

Para 41,2% dos entrevistados, o próximo prefeito de Santarém será o vereador JK do Povão. Para 40,2%, José Maria Tapajós será o prefeito.

Outros 8,3% disseram que o Delegado Jardel será o próximo prefeito. 0,2% disseram que será Hugo Diniz, enquanto que 0,0% apontaram Feliciano Braga.

Com informações e números da Destak

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

3 Comentários em Sem Maria no páreo, Zé Maria encosta em JK na disputa para prefeito, aponta Destak

  • O Zé Maria dessa vez nem vice prefeito será, pra deixar de ser jumento. Somente Maria do Carmo tem votos para vencer o JK, mas como querem continuar a mamata do Nélio com o lira Maia, vão tomar no traseiro.

  • O Zé Maria não abriu mão de ser candidato, porque segundo ele já está cansado de ser vice. Pelo visto não será nem prefeito, nem vice.

  • PARABENS DESTAK NA PROXIMA JARDEL JA ULTRAPASSA O ZE EM UMA SEMANA DE PRE LANCAMENTO ELE JA CHEGOU AOS 1O POR CENTO A TENDENCIA AGORA E O ZE MARIA TAPAJOS AGUIAR PINTO MAIA MARTINS DESCER E JARDEL SUBIR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *