Elton Barros, Vanderlei Santos e Luciana Cardins foram presos na operação Lupa II, deflagrada pela PF
Material apreendido pela PF na operação Lupa II
O MPF (Ministério Público Federal) denunciou à Justiça 3 servidores do Ibama em Santarém por corrupção passiva.
Elton Cândido da Silva Barros, Vanderlei da Silva Santos e Silvana Andreza da Silva Cardins são acusados de pedir propina a empresas madeireiras para liberar a exploração florestal.
Leia também – Funcionários de rádio e TV planejam protesto por salários atrasados.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A ação penal foi encaminhada à Justiça Federal em Santarém no último dia 20. Caso condenados, os acusados estão sujeitos a pena de até 16 anos de reclusão e multa.
O esquema de corrupção foi desmontado no último dia 13 por operação conjunta da Polícia Federal, MPF e Justiça Federal, a operação Lupa II. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos servidores e na sede do Ibama em Santarém.
As investigações foram iniciadas a partir de declarações feitas por sócios de empresas que atuam no setor madeireiro na região oeste do Pará, há cerca de um ano.
Eles relataram ao MPF que os servidores solicitaram valores em dinheiro para efetuar o desbloqueio das empresas no sistema de controle de produtos florestais, liberando assim a compra e venda de madeira.
A liberação efetivamente ocorreu, de maneira irregular, em desobediência às normas internas de funcionamento do sistema de controle. Esse agravante pode aumentar a pena por corrupção passiva, que chega a 12 anos de reclusão, para até 16 anos de reclusão.
Fonte – MPF/Pará
ENQUANTO ISSO…
ESTE NOS DÃO EXEMPLO DE DESONRA E VERGONHA… MERECEM DEMISSÃO E CADEIA…
NOTA ZERO E UM PARA DE ALGEMAS PRA CADA…
E as fotos dessas pessoas?