Do prefeito de Marabá, João Salame (PPS), em seu twitter há pouco, sobre a importação de médicos defendida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha:
Vergonha é não ter médico que queira vir para o interior. Que venham os cubanos, espanhóis, portugueses. O povo agradece”.
Leia também:
Tuitada do dia. Heider e Caetano.
Tuitada de Alon Feuerwerker.
Tuitada de Palmério Dória.
Tuitada de Carlos Bordalo.
Tuitada do Ancelmo Gois.
Tuitada de Palmério Dória.
Tuitada de Marcelo Adnet.
A medicina de Cuba é considerada uma das.melhores do.mundo por ninguém.mais ninguém.menos que a Organização Mundial de Saúde, importante organismo da ONU. Não sei porque tanto preconceito.contra os cubanos. É a velha histeria anti-comunista.
O senhor quer desviar o foco da discussão. A Guerra Fria é passado, o Muro de Berlim também. Estamos discutindo assistência médica à população. Continua jogando pra platéia. TAPAJOARAMENTE AZUL,
Isso é verdade, Sr.João Salame! É uma VERGONHA mesmo, mas para os GOVERNANTES que não pagam um salário decente e nem dão condições ao médico de exercer a medicina com dignidade. A propósito, o mamógrafo do hospital santareno já foi consertado? Que venham os cubanos, espanhóis, portugueses, mas no dia que o senhor precisar, não faça como todos os políticos que pegam o primeiro avião rumo a São Paulo. Exemplos? Por terem maior visibilidade cito os casos do governador do Parazinho, seu estado, Simão Jatene, José Sarney, Renan Calheiros, Henrique Alves.O povo vai agradecer quando o senhor oferecer um hospital limpo, equipado e médicos bem remunerados, à altura do longo curso e a cara faculdade(mesmo as públicas, pois o curso não é so a faculdade. Tem livros, equipamentos, material etc etc) que fazem. O senhor como muitos outros, está jogando pra platéia. TAPAJOARAMENTE AZUL,
É PREFERÍVEL SER MEDICADO POR MÉDICO CUBANO A TÉCNICAS DE ENFERMAGEM E BALCONISTAS DE FARMÁCIAS.AÍ NO “SUL MARAVILHA” A REALIDADE É OUTRA, EXCETUANDO-SE A PERIFERIA .AÍ NO RIO SÃO 2,6 MÉDICOS POR MIL HABITANTES, A OMS PRECEITUA 1 Médico PARA MIL HAB.AQUI NA NOSSA “TAPAJOARAMENTE AZUL” são 0,7 POR MIL HABITANTES.EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS, MÉDICOS SÓ APARECIAM QUANDO UMA DETERMINADA ONG COLOCAVA MÉDICOS VOLUNTÁRIOS DO ESTADO, ESTRANGEIROS, RESIDENTES DA USP E UNIVERSIDADES LOCAIS.NENHUM MÉDICO SE DISPÔS A TRABALHAR NESSAS COMUNIDADES, RESIDIR LÁ.CONHEÇO MUITO BEM A REALIDADE DO NOSSO INTERIOR, MÉDICO É MERCADORIA RERA PARA ESSAS POPULAÇÕES.ABARROTEMOS NOSSOS BARCOS ABARÉS DE MEDICOS CUBANOS, ENCHAMOS DE MÉDICOS CUBANOS NOSSOS HOSPITAIS E MATERNIDADES COM MÉDICOS CUBANOS.
Esperançoso, sinceramente torço que v. esteja certo e que finalmente nosso povo seja assistido. Como v. faz uma referência que conhece “muito bem a realidade do nosso interior”, eu não só conheço, como vivi a realidade do “nosso interior”. Nasci e vivi por um bom tempo na Costa Fronteira de Óbidos, ali antes da Ponta do Imperial. No caso em discussão, a minha desesperança reside no fato de que, pelo que li (note, não afirmo, é, pelo que li), o dinheiro será pago aos irmãos Castro que repassarão uma “merreca”(como fazem na Venezuela) aos médicos. Penso também que como nossos hospitais estão sucateados ( já consertaram o mamógrafo santareno?) farão muito pouco. Temos potencial para dar solução ao problema. O que falta é vontade política e seriedade com a coisa (dinheiro) público. Isso é empurrar o problema com a barriga o problema. Por findo, vou lhe explicar o porque do meu TAPAJOARAMENTE AZUL, que não se refere a lugar, mas a um ideal e a um sentimento. Tapajoaramente adotei desde a votação do plebiscito de separação do “parazinho” e é uma forma de protesto e de desejo que nosso sonho um dia se concretize e, tenho certeza, um dia se concretizará. AZUL é uma homenagem que faço ao meu LEÃO, para mim,o melhor time do mundo.Assim, TAPAJOARAMENTE AZUL,
Quanto ao azul, desconfiava que estava ligado ao São Francisco, ” melhor time do mundo”, ao Papajoaramente sabia que estava ligado à região.
Nossa realidade é assaz cruel, quanto ao atendimento prestado pelo SUS.Nosso clamor é de que nossas necessidades sejam contempladas com o reforço de Médicos cubanos, portugueses e espanhóis.
Quero dizer: Tapajoaramente.
Anonimo besterol, já que falas em coragem, sai do anonimato. Outro ponto, Lula é Paulistano, porque se trataria em Cuba? O motivo de se trazer cubanos é outro, tira a viseira e se inteire dos motivos.
Se os médicos brasileiros tivessem interesse desse quadro mudar era ter pressionado o govermo federal por um piso salarial nacional e plano de cargos e salários nos municípios onde iriam trabalhar, com isso teríamos a valorização profissional e garantia no serviço, pois teriam médicos interessados no concurso, em via de consequência teriam possibilidade de denunciar a dalta de aparelhamento. Como nada disso foi interesse da classe médica, pois assim barganharam altos salários e ainda com relutância de irem para os interiores, resultou na aceitação da população em apoiar a medida extrema do governo federal de trazer médicos estrangeiros. A propósito, o câncer de Lula e Chavez, não podem ser parâmetros para essa discussão, pois depende do tipo de câncer para sobreviver. O que eu acho era que Lula deveria ter recebido o mesmo tratamento que o SUS oferece, ai sim sentiria as mazelas na pele. Até aqui em Santarém, médicos que atendem no SUS não se tratam no sistema público, muito menos aqui na cidade, muito rápido estão no seroporto partindo para outro centro. E
Que venham médicos estrangeiros, necessitamos urgentemente.
Lula, quando se aperreou com um câncer na larinje, foi se tratar com médicos brasileiros em São Paulo, e não em Cuba, como fez o Chávez. Lula está vivo e o Chávez já era. Mas isso é irrelevante. Os médicos cubanos não vêm para tratar a população pobre do Brasil. Vêm como agentes castristas para se infiltrarem nos serviços de saúde das Forças Armadas. É o último estágio para transformar o Brasil numa verdadeira ditadura cubana, como aspira a esquerda ultrapassada e ressentida. Quem viver verá.
Meu caro anônimos, as necessidades de Médicos em interiores, periferias das grandes cidades, comunidades ribeirinhas , já foram exaustivamente postadas aqui no blog. Sou um dos que mais almejam pela vinda de Médicos, principalmente cubanos.Ditaduras comunistas não têm mais vez no mundo de hoje, as existentes extinguer-se-ão com o tempo.O ponto crucial é de que nosso povo carente necessita de assistência Médica.País que se coloca entre os mais desenvolvidos do planeta, não pode deixar seus cidadãos morrerem à míngua, povo tratado displicentemente , por exemplo, determinados hospitais credenciados junto ao SUS permitem que Técnicas de Enfermagem executem partos normais sem a presença, na maioria das vezes, do Médico ou Enfermeira autorizada .Pediatra na sala, nem pensar.Não é leviandade de minha parte as denuncias, se quiser confirmar, vá a qualquer enfermaria na hora de visitas e pergunte à paciente quem fez seu parto e se havia Pediatra na sala.Sequelas neurológicas às crianças desassistidas durante o parto são inúmeras, consulte um neurologista.Pelas normas do SUS, Médicos Obstetras,Pediatras ou Enfermeiras Obstetras deverão praticar partos normais com ou sem distócias( perigoso ou difícil).Essas condutas não são observadas na maioria dos partos em pacientes do SUS aqui em Santarém, os Auditores do Sus que recebem para fiscalizar , estão totalmente alheios as atos intempestivos e irresponsáveis com a conivência de quem as deveria coibir.Isso tudo que relatei é para mostrar a necessidade premente de Médicos cubanos em cidades carentes , o dinheiro que é destinado ao pagamento de procedimento obstétricos e pediátricos, pelo SUS, daria para pagar a seis Médicos cubanos, com certeza.Postos de Saúde sem Médicos, Unidades de Saúde 24 horas também não funcionam plenamente pela escassez ou desinteresse de Profissional habilitado.Deixemos de preconceitos, xenofobias e recebamos esses profissionais de mãos e braços abertos, esse preconceito ao comunismo não mais existe.Abarrotemos os Barcos Abarés I e II de Médicos que queiram trabalhar 24 horas por dia durante 31 dias, ininterruptamente.É possível, realizável.Aguardemos, pois.É preferível ser atendido por Médico cubano a Técnicas de Enfermagem e Balconistas de Farmácias.
Arrasou!
João Salame, quando vc adoecer vá se tratar com um cubano, faça como o ” povo” então que eu quero ver se vc tem coragem.