Deputado irá propor, em audiência com Helder, vacinação prioritária de servidores da Seduc
José Maria Tapajós, deputado estadual do PL: em defesa da vacinação prioritária de todos servidores da área da educação. Foto: Reprodução/Alepa

O deputado estadual José Maria Tapajós (PL) tem audiência agendada para os próximos dias com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ocasião em que irá propor a vacinação prioritária de todos os profissionais da área de educação da rede pública do estado, nos 144 municípios paraenses.

“Do porteiro ao diretor”, enfatiza, pois, segundo o parlamentar santareno, as aulas presenciais precisam ser retomadas.

 

“Precisamos que os pais garantam as matrículas de seus filhos nas escolas, para que o estado e municípios não corram o risco de perder recursos do Fundeb em 2022”, esclarece Tapajós.

De acordo a 5ª URE (Unidade Regional de Educação), vinculada à Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e com sede em Santarém, há cerca de 1,8 mil servidores, entre professores e técnicos, lotados na unidade. Eles seriam o alvo da vacinação prioritária defendida pelo deputado do PL na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará).

“Minha ideia, porém, é de imunização de todos os servidores da Seduc que estão na linha de frente da área educacional”, ressalta José Maria Tapajós.

— LEIA também sobre o parlamentar do PL: Alepa: deputado elogia vacinação contra covid-19 em Santarém. ‘Brilhante trabalho’

Fundeb

Aprovado pela Câmara dos Deputados em julho de 2020, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do novo Fundeb financia salários de professores, reformas nas escolas e desenvolvimento da educação básica.

A participação do governo federal no fundo aumentou: até o ano passado era de 10%, neste ano será de 12% e crescerá gradativamente até atingir 23% em 2026.

O Fundeb recebe recursos de uma cesta de impostos, dentre eles IPVA, ICMS e IPI Exportação. Com base na totalidade desses valores, entra o cálculo da complementação da União, agora alterada.

Com informações de Márcia Reis, da assessoria do deputado José Maria Tapajós


Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Deputado irá propor, em audiência com Helder, vacinação prioritária de professores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • JOSE CARLOS FRAZAO MERABET disse:

    E os alunos? como é que fica a situação deles? Vão de peito aberto para o risco da epidemia apesar de cumprirem todos os procedimentos: máscara, álcool gel e etc