O JC registra a participação de 3 vereadores de Santarém (PA) nas sessão de segunda-feira da Câmara: Elita Beltrão, Alberto Portela e Biga Kalahare.
∎ Elita Beltrão apresenta projetos para incentivar literacia e leitura de clássicos
A vereadora Elita Beltrão (REP) apresentou dois projetos de lei com foco na educação municipal. O primeiro propõe a criação de um programa municipal de desenvolvimento da literacia (capacidade de ler, escrever, compreender, interpretar e criar informações, aplicando esses conhecimentos em diferentes contextos) e do pensamento científico nas idades iniciais. O projeto inclui diretrizes para a qualidade educacional e sugestões para a implementação da iniciativa.
O segundo PL institui um programa de incentivo à leitura dos clássicos da literatura na rede municipal de ensino. Em sua justificativa, a vereadora rebateu a ideia de que os clássicos são restritos a uma elite intelectual. “Isso é um engano. A leitura dos clássicos confere a qualquer pessoa capacidade de fundamentação, argumentação, raciocínio lógico e, principalmente, habilidade para produzir textos orais e explicações bem estruturadas”, defendeu Beltrão.
Ambas as propostas têm como objetivo instrumentalizar as crianças com ferramentas intelectuais que as auxiliem a se tornarem profissionais destacados no futuro.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia também: Raissa Beleboni assume comando da 16ª Seccional de Polícia de Santarém.
∎ Alberto Portela alerta para prevenção do câncer e cobra obras de ponte no Mararu
O vereador Alberto Portela (União) utilizou a tribuna na segunda-feira (6) para reforçar a importância da campanha Outubro Rosa, lembrando que a prevenção e o combate ao câncer devem envolver não apenas mulheres, mas também homens. Ele alertou a população sobre a necessidade de realizar exames de rotina e manter os cuidados com a saúde.
Em outro tema de interesse local, Portela manifestou apoio às demandas por uma nova ponte sobre o igarapé no bairro Mararu, estrutura que se encontra em más condições. O parlamentar informou que já contactou a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a qual confirmou que a construção da nova ponte já está prevista no cronograma da pasta. Portela destacou, ainda, que fará cobranças para que a obra seja executada em concreto, assegurando maior durabilidade e segurança à via.
Leia também: TJ do Pará reforma decisão, e garante rito especial para ação na Vara de Fazenda de Santarém.
∎ Biga pede fiscalização de bebidas e propõe multa maior para maus-tratos
O vereador Biga Kalahare (PT) fez um apelo ao Poder Executivo municipal para que intensifique a fiscalização de bebidas comercializadas em Santarém. O requerimento foi motivado pelos recentes casos de adulteração de bebidas com metanol, que ganharam repercussão nacional – especialmente na região Sudeste – e geraram alerta em todo o país.
Em seu discurso, o parlamentar ressaltou a importância do setor de bares e restaurantes para a economia local e a necessidade de vigilância para evitar problemas semelhantes no município.
Além disso, o vereador lembrou a passagem do Dia dos Animais, celebrado em 4 de outubro, e anunciou que, em parceria com o vereador Alexandre Maduro (MDB), apresentará um projeto de lei para modificar e aumentar o valor das multas aplicadas em casos de abandono e maus-tratos a animais. A iniciativa busca coibir uma prática que, segundo ele, tem se tornado frequente na cidade.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário