Filho de Bolsonaro comemora destituição do STF de El Salvador; Rodrigo Maia reage: 'Muito grave'
Eduardo Bolsonaro, do PSL de SP e filho do presidente Bolsonaro: exaltação à destituição da corte suprema de El Salvador. Foto: Reprodução/Arquivo BJ

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), comemorou neste domingo (2), em suas redes sociais, a decisão do congresso de El Salvador que destituiu a Suprema Corte do país e o procurador-geral. A informação é de O Globo.

Segundo o deputado, a decisão, questionada por órgãos de defesa dos direitos humanos, foi “constitucional”. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) classificou a declaração do parlamentar como “muito grave”.

 

Formado, em sua maioria, por aliados do presidente Nayib Bukele, o Parlamento de El Salvador decidiu destituir os cinco magistrados da Sala Constitucional da Corte Suprema de Justiça (o equivalente ao STF no Brasil), a Corte mais alta do país. Bukele acusava os juízes de terem tirado seus poderes para lidar com a pandemia de Covid-19. Em agosto de 2020, chegou a dizer que “se fosse um ditador”, teria “fuzilado todos” os magistrados.

Ao comentar o assunto, no Twitter, o filho de Bolsonaro lembrou que Bukele tem maioria no Parlamento e continuou:

“Agora, o Congresso destituiu todos os ministros da suprema corte por interferirem no Executivo, tudo constitucional. Juízes julgam casos, se quiserem ditar políticas que saiam às ruas para se elegerem”.

Horas depois, Maia reagiu à publicação do colega: “Muito grave o comentário do deputado Eduardo Bolsonaro.”

Em protesto realizado sábado em diversas capitais, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro atacaram o Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e prefeitos que tomaram medidas para promover o distanciamento social como forma de evitar o contágio pelo coronavírus.

A medida do Parlamento de El Salvador foi criticada pela comunidade internacional.

— LEIA também: Sindicatos e DCE da Ufopa repudiam reitor por perseguição judicial contra indígenas

O relator especial da ONU sobre a independência de juízes e advogados, Diego García-Sayán, afirmou a agências internacionais que a medida é um enfraquecimento da “independência judicial”.

Diretor para as Américas da organização Human Rights Watch, José Miguel Vivanco, afirmou que houve um golpe para concentrar poder nas mãos do presidente: “Bukele rompe com o império da lei e busca concentrar todo o poder em suas mãos”, disse ele, em sua conta no Twitter.

Também pelas redes sociais o assessor especial do presidente americano Joe Biden para a América Latina, Juan González, criticou o episódio: “Não é assim que as coisas deveriam ser feitas”, disse.

Bukele, que se descreve no Twitter como “um instrumento de Deus na nossa nova história” afirmou que o “povo escolheu a decisão”. Em um recado para a comunidade internacional, escreveu: “Estamos limpando nossa casa… e isso não é da sua função (de outros países)”.

O Parlamento salvadorenho já deu posse para novos magistrados e um novo procurador-geral.

Com informações de O Globo


Assine e participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

9 Comentários em: Filho de Bolsonaro comemora destituição do STF de El Salvador; Rodrigo Maia reage: ‘Muito grave’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Dione disse:

    Bloquearam né comunistinhas .O próxima será os vampiros daqui

  • Dione disse:

    Essa página é democrática???
    Acho que não né… Não deixam o comentário entrar…

  • Dione disse:

    Essa página é democrática???
    Parece que não.Não deixam o comentário entrar…

  • Dione disse:

    Maravilha melhor ainda se fosse aqui.STF,em sua maioria são políticos,tendenciosos,esquerdas,comunistas.Fora que se acham intocáveis.

  • Dione disse:

    Tem que destituir o daqui.STF virou militante Político de esquerda.Não tá servindo pra nada.

  • Abel disse:

    Querem transformar o Brasil em El Salvador, Honduras ou Venezuela, acham que irão se perpetuar no poder.

  • Jose roberto dos Santos disse:

    Depois esses miseráveis não querem ser chamados de fascistas, genocida.

  • manuel disse:

    Esse dePUTAdo cara de idiota, é tão sem noção e psicopata quanto o pai dele destrambelhado. Parece que cada membro dessa insana familícia só tem dois neurônios. Um eles usam para pensar e outro usam para falar ASNEIRAS.

    1. Dione disse:

      Psicopata são vários membros do STF que são comunistas e sujos com CORRUPÇÃO.