Frase do dia

Publicado em por em Política

[Dilma] vai herdar um governo que não corteja os poderosos de sempre. O Brasil é um país que é ouvido em toda parte porque fala de igual para igual com todos. Não fala fino com Washington, nem fala grosso com a Bolívia e o Paraguai.

Chico Buarque de Holanda, cantor e compositor, em discurso de apoio à candidatura de Dilma Rousseff, do PT.


Publicado por:

35 Responses to Frase do dia

  • Armando SS,

    Discutir no nivel das tuas discursões é no mínimo se sentir com a cabeça mediana, principalmente pelo tom sempre irônico, sádico e fraco. Você fala em escolha de um canditado que tenha ambições, eu tenho outro tipo de escolha, que não vou te dizer porque não conseguirei te alcançar… Esse teu tipo de debate é um retrocesso para quem quer discutir política.

    Ainda deixo te de presente,, amigo, a nata dos intelectuais deste Brasil, talvez se você dedicar um pouco do seu tempo para ler alguma coisa dessa turma, você possa avançar um pouco mais no tipo de debate, mas não te culpo não, você tem muitos colegas virtuais como par.

    abs,

    Telma

  • Dilma faz isso, Dilma faz aquilo… Dilma, corta o cabelo! Dilma se maquia mais rosadinha! Dilma você está sem emoção, tem de passar mais verdade… Dilma, seu sorriso não está sincero… Dilma isso, Dilma aquilo…”
    (Coitada da pobre senhora que, canhestramente, segue as ordens do patrão e dos petistas que a usam para ficar eternamente em seus buraquinhos ou para realizar o que seria a torta caricatura de um vago socialismo, que não passa de uma reles aliança com a banda podre do PMDB.)

    “Dilma, não fale nada de novo sobre aborto que você já deu uma entrevista na TV e agora não adianta desmentir. Dilma, ajoelha, isso, sei que está cansada, mas ajoelha e faz cara de religiosa devota de Nossa Senhora Aparecida; Dilma, eu sei que você é ateia, que para você a religião é o ópio do povo, mas, dane-se, ajoelha e reza, mas não fica com a cara muito em êxtase feito uma madre Teresa de Calcutá, não, que eles desconfiam. Dilma, levanta e vai confessar e comungar, mas não conte tudo ao padre, não, porque esses padres de hoje não são confiáveis e podem fazer panfletos. Dilma isso, Dilma aquilo!… Sei que foi duro para você, bichinha, ser preterida pela Marina, tão magrinha, uma top model do seringal , sabemos de tudo que você tem sofrido, mas você é uma revolucionária e tem de aguentar as intempéries para garantir os empregos de tantos militantes que invadiram esse Estado burguês para “revolucionar” por dentro. Viu, Dilma? Feito ensinou aquele cara italiano, que os comunas vivem falando, o tal de Gramsci… só que nosso Gramsci é o Dirceu…. ah ah… Você tem de esquentar minha cadeira ate 2014, pois você acha que vou ficar de pijama em São Bernardo?”

    Aí, chegam os marqueteiros, escondendo sua depressão, pois o segundo turno não estava em seus planos de tomada do poder:

    “Dilma, companheira, esculacha bem o FHC e o Serra , pois você pode inventar os números que quiser, porque ninguém confere. Diz aí que nós tiramos 28 milhões de brasileiros da miséria! Claro que é mentira, pô, mas diz e esconde que foi o governo do FHC que inventou o Bolsa Família e negue com todas as forças se disserem que o Plano Real tirou 30 milhões da faixa de pobreza, quando acabou com a inflação. Esqueça no fundo de tua mente que a inflação só ameaçou o Plano Real quando Lula barbudo ia vencer… Mas, quando o Duda escreveu a cartinha do Lulinha “paz e amor”, a inflação voltou ao normal.

    Dilma, você tem de negar em todos os debates que o PT tentou impedir o Plano Real no STF, assim como não assinou a Constituição de 88 para não compactuar com o “Estado burguês”; todos têm de esquecer que fomos contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, que demos força a todos os ladrões que pudemos para manter as alianças para nosso poder eterno, pois as ordens do companheiro Dirceu (“sim, doutor Dirceu, como está? Estamos ensinando aqui à dona Dilma suas recomendações…”) eram: atacar tudo do governo FHC, mesmo as coisas inegavelmente boas. Dilma, afirme com fé e indignação que as “privatizações roubaram o patrimônio do povo”, mesmo sabendo que a Vale, por exemplo, quando foi privatizada em 97 valia 8 bilhões de reais e que hoje vale 273 bilhões, que seu lucro era de 756 milhões e que agora é de 10 bilhões, que seus empregados eram 11 mil e que agora emprega 40.000. Mesmo sabendo que a Embraer entregava 4 jatos em 97 e que agora entrega 227, que a telefonia não existia na Telebrás e que agora quase todos os brasileiros têm celular. Não podemos divulgar, mas a telefonia privatizada aumentou o número de telefones em 2.500 por cento… Isso. Mas, não diga nada… Pode citar número quanto quiser que ninguém confere… diga que os municípios têm saneamento básico, quando metade deles não tem esgoto nem água tratada, depois de nossos oito anos no poder… Pode dizer o que quiser. Viu o belo exemplo do Gabrielli, que ousou dizer que o FHC queria que a Petrobras morresse de inanição e que o Zylberstajn era a favor da privatização do pré-sal”? Ninguém contesta, mesmo sendo publicado o que FHC escreveu na época, dizendo que “nunca privatizaria a Petrobras”. Diga sempre que a culpa é das “elite”, que o povão do Bolsa acredita… Dilma, faz isso, faz aquilo… Dilma, sobe no palanque, desce do palanque…”

    (Eu acho que Dilma é uma vítima. Uma “tarefeira” do narcisismo de Lula. Agora que Dilma não tem mais certeza de que vai vencer, seu semblante é repassado por uma vaga inquietude. Gente autoritária odeia dúvidas, porque a dúvida não é “de esquerda”; a dúvida é coisa de pequenos burgueses – como dizia Marx: “Pequeno burguês é a contradição encarnada.” Lula também odeia dúvidas…Ele fica retumbante quando vitorioso, mas sua cara muda com fracassos. Lembram do seu pior momento, quando explodiu o mensalão?

    Agora Lula está deprimido de novo, o PMDB está angustiado, querendo trair, como mostra a cara do candidato a vice-presidente, o mordomo inglês de filme de terror… Lula teme a derrota, como se caísse de volta na linha de pobreza que ele diz que interrompeu. Talvez no fundo, Dilma tema a própria vitória, porque terá de aguentar o PMDB exigindo coisas, Força Sindical, CUT, ladrões absolvidos, renunciados, cassados, novos corruptos no poder, novas Erenices, terá de receber ordens do comissário do povo Dirceu, terá de beijar e gostar do Sarney, Renan, Collor, seus aliados. Vai ter de beijar com delícia o Armadinejad, o beiçudo leão de chácara Chávez, o cocaleiro Evo, com o MST enfiando bonés em sua cabeça, vai ter de aturar as roubalheiras revolucionárias dos fundos de pensão que já mandaram para o Exterior bilhões em contas secretas.

    Coitada da Dilma – sendo empurrada com a resignação militante, para cumprir ordens, tarefas, como os militantes rasos que pichavam muros ou distribuíam panfletos. Dilma às vezes dá a impressão de que não quer governar… Ela quer sossego, mas não deixam…

    Como é que fazem isso com uma senhora?

      1. Pegar corda de pesquisas fajutas, as mesmas que diziam que Dilma ganharia no primeiro turno!! Isso não decide eleição. A resposta vem nas urnas, é lá que está a força do povo, instituto de pesquisa é volátil como gás, portanto, não me venha com essas pesquisas batizadas que mostram o favoritismo que todo o Brasil tá mostrando que é mentira. Agora é Serra 45, já disse Hélio Bicudo, ex-petista, fundador do partido e pertencente a banda boa, aquela que a gente via a 30 anos atrás.

  • Armando SS, segue um lins:

    https://jornalatromba.blogspot.com/2010/10/carta-de-pedro-bial-sobre-serra-e-dilma.html

    De qualquer forma, te confesso que tenho dúvidas, sugiro que você se contenha com a reunião dos intelectuais no Rio de Janeiro, em número grandioso, siginificativo e do mais alto nivel: poetas, artistas, compositores, arquitetos, téologo, pessoas que fazem parte da nata dos genios deste pais. Acho que está de bom tamanho. Fechou, foi arrasador!

    Em apoio a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, um grupo de
    artistas e intelectuais liderados por Leonardo Boff, Chico Buarque, Emir
    Sader e Eric Nepumuceno está articulando adesões a um manifesto de apoio
    político à petista.

    De acordo com o filósofo e teólogo Leonardo Boff, o manifesto foi
    organizado pelo jornalista e escritor Eric Nepomuceno e pelo cantor e
    compositor Chico Buarque. “A ideia foi do Eric e do Chico para
    contrabalançar muitas difamações e mentiras que estão sendo divulgadas
    na internet, e eles têm todo meu apoio e o do Frei Betto também, que
    escreveu um artigo sobre a Dilma. Eles cresceram juntos e ele fala muito
    bem sobre ela”, disse Boff, que informou também que o arquiteto Oscar
    Niemeyer faz parte dos signatários.

    Ainda segundo Boff, as críticas contra Dilma envolvendo a questão do
    aborto “é um discurso para desviar das gandes questões”. “O PSDB não tem
    liderança nem carisma, não tem projeto nenhum para oferecer”, falou em
    defesa da petista. “Eles descobriram esse viés para distrair da verdadeira
    discussão, é uma questão de falsa política”, concluiu.

    À NAÇÃO

    Em uma democracia nenhum poder é soberano.
    Soberano é o povo.

    É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade
    soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27
    Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias
    Legislativas e dois terços do Senado Federal.

    Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado
    minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos
    candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma
    Rousseff.

    Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio
    Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam
    críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como
    “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República
    Sindicalista”, tantas vezes repetida em décadas passadas para justificar
    aventuras autoritárias.

    O Presidente Lula e seu Governo beneficiam-se de ampla aprovação da
    sociedade brasileira. Inconformados com esse apoio, uma minoria com acesso
    aos meios, busca desqualificar esse povo, apresentando-o como
    “ignorante”, “anestesiado” ou “comprado pelas esmolas” dos
    programas sociais.
    Desacostumados com uma sociedade de direitos, confunde-na sempre com uma
    sociedade de favores e prebendas.

    O manto da democracia e do Estado de Direito com o qual pretendem encobrir
    seu conservadorismo não é capaz de ocultar a plumagem de uma Casa Grande
    inconformada com a emergência da Senzala na vida social e política do
    país nos últimos anos. A velha e reacionária UDN reaparece “sob nova
    direção”.
    Em nome da liberdade de imprensa querem suprimir a liberdade de expressão.
    A imprensa pode criticar, mas não quer ser criticada.

    É profundamente anti-democrático – totalitário mesmo – caracterizar
    qualquer crítica à imprensa como uma ameaça à liberdade de imprensa. Os
    meios de comunicação exerceram, nestes últimos oito anos, sua atividade
    sem nenhuma restrição por parte do Governo. Mesmo quando acusaram sem
    provas.
    Ou quando enxovalharam homens e mulheres sem oferecer-lhes direito de
    resposta. Ou, ainda, quando invadiram a privacidade e a família do
    próprio Presidente da República.

    A oposição está colhendo o que plantou nestes últimos anos. Sua
    inconformidade com o êxito do Governo Lula, levou-a à perplexidade. Sua
    incapacidade de oferecer à sociedade brasileira um projeto alternativo de
    Nação, confinou-a no gueto de um conservadorismo ressentido e arrogante.
    O Brasil passou por uma grande transformação.

    Retomou o crescimento. Distribuiu renda. Conseguiu combinar esses dois
    processos com a estabilidade macroeconômica e com a redução da
    vulnerabilidade externa. E – o que é mais importante – fez tudo isso
    com expansão da democracia e com uma presença soberana no mundo.

    Ninguém nos afastará desse caminho. Viva o povo brasileiro.

    1. Telma …. Jornal A Trombra …. kkkkkk … vc tirou isso dai ?!!!
      Me de uma fonte confiavel !!! Na net se espalham as maiores bobagens ….

      Bial nunca declarou isso ….. ele pode até pensar , mas declarar nunca !!

      Retomou o crescimento ? baseado em que vc afirma isso ? No a Tromba ? O Barsil pelo DIEESE continua a crescer desde que o REAL foi implementado , isso não é merito petista.
      Aprovação ? Hitler , Stalim também tinham ….
      Acusar sem aprovas ? ninguem seria louco de acusar o presidente da Republica sem provas , e se acusou porque o Lulla não processou ? esquisito né ? de verdade existem 40 pessoas ligadas ao PT respondendo processo no STF .
      Sem ir muito a fundo prefiro a CREDIBILIADE da CNBB a declarações de leonardo boff , ainda mais que o mesmo mantem relaçoes com MST entidade de bardeneiros que juridicamente nem existe para fugir de ações na justiça .
      Chico Buarque apoia o regime Castro em Cuba.

      Telma pesam contar Lulla e Dilma duvidas incocebiveis para quem administra e deseja administrar o pais …. Dilma , que Deus nos livre , assumir esse pais ja está comprometida com Erenice .

      Dificil né ?
      Apoio se compra , credibilidade se conquista !
      Precisamos de um presidente sem ambição e com ideiais .
      O povo precisa votar com a cabeça e não com a barriga .
      O governo Lulla leva em sua historia alem dos méritos o MENSALÂO , o apoio ao Irã, e ter se unido a quem no passado ele mais defenestrava ( Collor , Sarney )

      Agora , se MENTI podem me corrigir .

      1. kkkkkk …OCULISTA, EVALDO VIANA, Armando S S Jr, são a mesma pessoa, extrema direita, invejososos, capciosos, etc, e cia ltda.
        “TO MENTINDO TERTA?”

        1. É sacanagem. Evaldo Viana não deve estar gostando nada disso. Será que ele regrediu tanto assim?

  • Davi ,

    Afirmo que você está completamente errado, tai uma coisa que o chico nunca foi, é contraditório, ele é reservado, fica observando e quando se manifesta, não tem e nunca teve nada de contraditório, o chico, ninguem pode julgar a escolha dele, mas contraditório, não!

    Telma

  • Nesse grupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira da solidariedade e da democracia. Foi presa e torturada. Não matou ninguém,

    Você tá de brincadeira né Telma? Dilma lutando pela democracia?
    A luta deles jamais foi pela democracia era sim pra acabar com uma ditadura de direita e instalar uma ditadura de esquerda não tinha nada de democracia nas intenções deles ou você acha mesmo que a URSS iria patrocinar e dar treinamento via Cuba pra depois instalar algo que não fosse uma ditadura comunista como a sovietica e a cubana? Sinto informa-la querida mais o texto não é de Pedro Bial. Ele teria que ser um quadrupede assim ele disse pra afirmar que Serra teria conhecido a esposa na praia hahahhahah. Ele morou e conheceu a esposa em Santiago, se você nunca foi a Santiago pegue pelo menos um mapa ou se informe sobre a história. A praia mais próxima de Santiago está a km.

  • Armandinho SS, tua cegueira ideológica não te permite ver um palmo adiante do teu nariz de tucano. Pena, pois pareces ser um jovem totalmente tomado pelo ódio ideológico. Para gente da tua “qualidade” o Chico escreveu os versos da “Canción por la Unidade Latinoamericana”, alguns dos quais transcrevo a seguir:

    Realizavan la labor
    De desunir nossas mãos
    E fazer com que os irmãos
    Se mirassem com temor

    Cuando passaron los años
    Se acumularam rancores
    Se olvidaram os amores
    Parecíamos estraños”

    Heil Armandinho !!!! Anauê Armandinho !!!!

    1. Julinho,

      Armandinho SS Papagaio não tem ideologia, muito menos nariz , pois, nao suportaria o odor de seus arrotos.

      1. Chiquinho e Julhinho vcs sempre vem me contradizer com argumentos vazios iguais ao conteudo da Dilma .

        Quero vê vcs provarem que o que post é mentira , ou que maquio os fatos como vcs petistas que propagam que o Brasil foi descoberto por Lulla , que não existi nada antes , que FOI LULLA o PAI DO PLANO REAL .

        Alias PLANO REAL DO GOVERNO ITAMAR FRANCO e tendo com ministro FHC que foi o marco zero de onde estamos hoje .

    2. Julhinho , eu menti ? ele não apoia Fidel e Chavez ? me corrija , se eu estiver errado!!!

      Vc não respondeu meu post abaixo …….

  • Gil não acredito que existe alguém nesse imendo mundo que esteje acima do bem e do mal, acima de criticas. O Chico é um ótimo compositor, tenho vários discos dele aqui, mas quando o assunto é politica ele se torna extremamente contraditório.

  • Bingo !!!!

    Chico Buarque …. além de Dilma ele apoia o regime Castrista em Cuba , lembra-se de Cuba aquela ilha no Caribe em que seus habitantes estão fungindo de bote de tão ruim que´está o pais, lembro-me também que ele apoia Hugo Chaves , o Chapolim Colorado que fechou jornais na Venezuela que postavam noticias contra seu governo ? Que apoio heim …..

  • Aproveitando embalo, e contra o Jabor (o sonho dele era morar nos Estados Unidos). Segue mais um apoio.

    O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que “um filho seu não foge à luta”. Tanto Serra como Dilma eram militantes estudantis, em 1964, quando os militares, teimosos e arrogantes, resolveram dar o mais besta dos golpes militares da desgraçada história brasileira.

    Com alguns tanques nas ruas, muitas lideranças, covardes, medrosas e incapazes de compreender o momento histórico brasileiro, “colocaram o rabinho entre as pernas” e foram para o Chile, França, Canadá, Holanda. Viveram o status de exilado político durante longos 16 anos, em plena mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nas belas praias do Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, Mônica Allende Serra, chilena.

    Outras lideranças não fugiram da luta e obedeceram ao que está escrito em nosso Hino Nacional. Verdadeiros heróis, que pagaram com suas próprias vidas, sofreram prisões e torturas infindáveis, realizaram lutas corajosas para que, hoje, possamos viver em democracia plena, votar livremente, ter liberdade de imprensa.

    Nesse grupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira da solidariedade e da democracia. Foi presa e torturada. Não matou ninguém,
    ao contrário do que informa vários e mails clandestinos que circulam Brasil afora.

    Não sou partidário nem filiado a partido político. Mas sou eleitor. Somente por estes fatos, José Serra fujão, e Dilma Rousseff guerreira, já me bastam para definir o voto na eleição presidencial de 2010. Detesto fujões, detesto covardes!

    Pedro Bial, jornalista.

  • Hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discursão, não!

    Viva Chico Buarque, Zero pro meu Caetano!

    atc,

    Telma

  • QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ/ QUEM NÃO O CONHECE NÃO PODE MAIS VER PRA CRER/ QUEM JAMAIS ESQUECE, NÃO PODE RECONHECER…

    GRANDE CHICO, TU QUE FOSTES TÃO COMBATIVO, TÃO IMPORTANTE COMO FORMADOR DE OPINIÃO, FICAR DEFENDENDO CORRUPTOS, MENTIROSOS E ATÉ O TRUCULENTO DO FIDEL CASTRO!!!!! PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER.

  • Ué, não são os petistas que chamam os exilados políticos de fujões-covardes? Sai daí Chico, vc foi exilado também.

    ps: adoro essa coisa de dois pesos e duas medidas

  • Um grande compositor não resta dúvida, porém isso não o impede de falar um monte de abobrinhas quando abre a boca pra falar de politica, disso também não resta dúvida. Não posso levar a sério alguém que se diz tão preocupado com problemas sociais e no entanto apoia incondiconalmente a ditadura comunista cubana.

    1. Esse teu discurso já está ultrapassado. Te atualiza rapaz. Sai do escuro e vem para a luz.O mundo é outro e não cabem mais os reacionários, os hipócritas e os que não querem ver que o Brasil mudou com o governo de Lula e do PT.

  • É isso aí Chico, parabéns!!! Retroceder jamais!.Hoje tenho orgulho do meu país e quero continuar tendo. Temos falhas? Sim, temos! Mas nenhum outro governante soube administrar tão bem o Brasil quanto o Presidente Lula e é seguindo esse projeto que a Dilma também será considerada a primeira mulher a governar essa nação com a competência do nosso presidente.

  • Julinho, vc falou tudo. É bom ver a intelectualidade combatente deste país, assumindo com coragem as suas convicções, usando a poesia, e a literatura como instrumento de indignação, contribuindo com isso para que o nosso país fale de igual para igual com todos.

  • Grande Chico !!! A voz que enfrentou com poesia e coragem os anos negros da ditadura militar, continua firme na defesa da verdade e da decência.

    Apesar da hipocrisia e do cinismo, do obscurantismo e da mistificação, contra a TFP e a Opus Dei, “amanha há de ser outro dia”

    1. Julinho defesa da verdade e decencia …..

      Como fica o Ze Dirceu , Marcos Valerio , Erenice Guerra nessa historia ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *