Helder Barbalho, do MDB, bate Márcio Miranda e é eleito governador do Pará, Helder Barbalho - votação
Helder Barbalho com a família na votação hoje em Belém

Helder Barbalho (MDB) será o novo governador do Pará a partir de 1° de janeiro de 2019. 

Ele venceu a eleição, em 2º turno, para o cargo derrotando Márcio Miranda (DEM) com mais de 57,5% dos votos válidos, contra 42,4% do seu adversário. A contagem de votos terminou por volta das 22h.

Dos eleitores apto a votar no Pará (5,4 milhões), 87,7% foram às urnas neste domingo (28). No primeiro turno, o comparecimento foi de 80,4%.

Agora, no 2º turno, os votos brancos chegaram a 2,6% e os nulos, quase 12%.

Helder Barbalho, filho do senador reeleito Jader Barbalho (MDB) venceu nos 3 maiores colégios eleitorais do estado — Belém (990.470 eleitores) Ananindeua (322.308) e Santarém (218.315).

— Belém
Helder: 57,5% dos votos válidos
Márcio: 42,4%

— Ananindeua
Helder: 59,6%
Márcio: 40,3%

— Santarém
Helder: 65,7%
Márcio: 34,1%

Márcio Miranda venceu em Marabá (162.329 eleitores) e Parauapebas (156.301), quarto e quinto maiores colégios eleitorais do Pará, respectivamente.

— Marabá
Márcio: 54,6%
Helder: 45,7%

— Parauapebas
Márcio: 52%
Helder: 47%

QUEM É HELDER

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém, no dia 18 de maio de 1979. É graduado em Administração (2002), pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, e pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública.

No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará.

Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008 foi reeleito à Prefeitura de Ananindeua, no 1º turno, com 93.493 mil votos.

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, Ministro da Secretaria Nacional dos Portos e Ministro da Integração Nacional, nos governos Dilma Roussef e Michel Temer. 

Helder Barbalho - vitória para governador 2018
Helder, logo após o resultado das urnas ontem, em Belém

Leia também:
Sindicato da Construção vai realizar o workshop “O Futuro da Minha Cidade” em Santarém


  • 120
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

4 Comentários em: Helder Barbalho, do MDB, bate Márcio Miranda e é eleito governador do Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Antonio disse:

    Aqui em Bragança o povo jã não aguenta tanta roubalheira. O gestor é tucano e o vice é do DEM e pau mandado da irmã esterlina.

  • J. Pau nos políticos disse:

    Até que enfim vamos se livrar da grande família metralha, gordo do Aurá e eleitores Bobalhões, que se venderam via troca de cheque moradia, cestas básicas, etc., por mais de 20 anos desgraçando o Pará. A roubalheira na Assembléia Legislativa Governo do Pará vai acabar finalmente. Parabéns Hélder e todos que apostam na alternância e esperança.✌✌

    MIRANDA 25 E JATENE 45 VÃO PROS DIABOS😈😈QUE OS CARREGUE, SEUS AMALDIÇOADOS!👎👎👎

  • Pedro Augusto disse:

    Kd a pesquisa fraudulenta da Doxa? 🤣🤣

  • Rute léa Henriques disse:

    Glória a Deus! !!que o senhor Deus te abençoe todos os dias do teu governo e de sua vida.muitas felicidades. Minha bandeira azul está erguida em omeu coração feliz. Bjs