Helder solicita mais vacinas ao Pará em Fórum Nacional dos Governadores
Helder Barbalho participou nesta 3ª, por videoconferência, do Fórum Nacional de Governadores. Foto: Agência Pará

Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) participou nesta terça-feira (13) de uma reunião por videoconferência do Fórum Nacional dos Governadores. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e foram tratadas questões sobre o panorama da vacinação no Brasil e o envio de novas doses. Na ocasião, Helder solicitou mais doses de vacinas contra covid-19 ao Pará.

Segundo o governador,  mesmo o estado ocupando o 5º lugar no ranking de vacinação, ainda faltam muitos paraenses serem vacinados.

— LEIA AINDA: Bolsonaro difere de líderes mundiais ao não se vacinar e nem incentivar vacinação.

 

“Apesar do Pará estar em 5º entre os estados que mais aplicou vacinas, isso ainda corresponde a um percentual pequeno da população, o que nos coloca em uma posição inferior com relação a cobertura vacinal. Por isso, durante a reunião, solicitei ao ministro, que os critérios de quantitativo de doses enviadas por estado sejam revistos”.

Para Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), proporcionalmente o estado tem recebido menos vacinas, quando se compara a população geral.

“Entre as unidades da federação não existe essa proporção. O Pará já executou cerca de 86,14% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e só alcançou uma população de 31,56%. Quando se compara com estados como o Rio Grande do Sul, que executou 78% das vacinas e conseguiu cobrir quase metade da população do estado, com 46.91% de pessoas imunizadas”, avalia o secretário de Saúde.

“Isso revela uma discrepância e apesar do nosso esforço em executar rapidamente a distribuição das doses, apesar do trabalho dos municípios em aplicarem as doses e informar no sistema, a gente não consegue avançar na mesma proporção que outros estados na cobertura vacinal, por que temos recebido menos vacinas proporcionalmente em relação à população geral”.

Até o momento, o Pará já recebeu 4.687.240 doses, sendo 2.611.700 da AstraZeneca, 1.408.240 da Coronavac, 532.350 da Pfizer e 134.950 da Janssen. Foram vacinadas 2.742.766 de pessoas com a primeira dose e 1.294.971 com a segunda dose.

Com informações da Agência Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *