São João do Araguaia tem uma população de 15.465 pessoas, segundo o Censo do IBGE de 2022. Um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. Próximo a Marabá, o município é governado pela prefeita Marcellanne Cristina (PDT).
Ela deve sair do seu atual partido em direção ao PSB, para disputar a reeleição. Apesar de forte eleitoralmente, ela encontrará muitas dificuldades.
Conhecida por sua personalidade forte, que por vezes deriva para a arrogância, ela está conseguindo unir praticamente todas as forças de oposição contra seu projeto de reeleição.
- Leia também de João Salame: STF retomará julgamento que pode tirar 3 deputados do PA da Câmara.
O favorito
— ARTIGOS RELACIONADOS
Se decidir disputar as eleições, o ex-prefeito João Neto é considerado forte candidato para voltar ao cargo em São João do Araguaia. Superando alguns problemas de saúde, ele garante que só vai decidir sobre sua participação o ano que vem.
Outro nome expressivo é o de Neusa Martins Ferreira (MDB), que ficou em segundo lugar nas últimas eleições para prefeito. Ela é filha do ex-prefeito Mário Martins.
O empresário Francisco Batista, o Chiquinho (PT), o ex-vereador Leonardo Santana (PL) e a vereadora Isa Labres (PDT) completam a lista dos prováveis candidatos.
Uruará
Uruará, município localizado na Transamazônica, tem 43.558 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Uma queda de 2,75% em relação ao Censo de 2010. O município é administrado pelo prefeito Gilsinho Brandão (MDB), que já foi reeleito.
Segundo o Instituto Destak, na pergunta estimulada, a professora Denise Pimenta (MDB), esposa do deputado Eraldo Pimenta (MDB), lidera as pesquisas para a disputa da prefeitura o ano que vem, com 41% das intenções de voto, seguida pelo vereador Matheus Souza, com 34%.
O empresário Cid Paulista aparece com 12%, vereador Zenilson Negrão com 8% e o empresário Edu Varde, com 5%.
Prainha
Advogadas Nayana Correia Rocha e Lorena Carneiro Guimarães, que fazem a assessoria jurídica do ex-prefeito Gandor Hage, sempre de forma muito educada, enviaram nota à coluna em virtude de notícia que veiculamos sobre o retorno à sua condição de inelegibilidade após decisão do desembargador Roberto Moura, que indeferiu um agravo de instrumento.
Apesar de reconhecerem a veracidade da informação, afirmam que a suposta irregularidade cometida refere-se à contratação de 4 servidores temporários e que a situação será devidamente esclarecida.
As advogadas lembram que é comum todos os ex-gestores enfrentarem esse tipo de ação, que na maioria das vezes são falhas cometidas por funcionários da administração, sem que esses atos maculem o erário.
No caso dessas contratações de temporários ficou constatada a falta de apresentação de alguns documentos, o que consideram um erro formal, sem prejuízo ao município. A assessoria informa que já apresentou novas medidas jurídicas para que se reverta a decisão e que tem confiança que Gandor Hage estará em plenas condições de disputar as eleições de 2024.
João Salame
É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
MEU CARO JESO E GRANDE SALAME. SÓ UMA PERGUNTA?
– QUEM NÃO É BOLSONARISTA É QUEM ? O QUE VEJO NA BELA REPORTAGEM A TITULAÇÃO DOS ELEITORES DO BOLSONARO. NEM TODOS VOTARAM NO BOLSONARO, ENTÃO TAMBÉM, OU PELO PRINCIPIO DA IGUALDADE, TEM QUE COLOCAR UM TITULO NOS OUTROS ELEITORES, PODEMOS CHAMAR DE ERALRISTA OU LULISTA? OU NÃO COLOCAMOS TITULOS EM NINGUEM?
É MUITO TRISTE VÊ UMA BELA ENTREVISTA TITULANDO AS PESSOAS E OUTRAS NÃO.