Conselho de Política Indigenista do Pará realiza reunião ordinária em Alter do Chão
Úrsula Vidal (Cultura) e José Francisco (Justiça) participam em Alter do Chão da reunião do Consepi. Foto: Reprodução

Em curso, na Oca do Saber, em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), a 2ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Política Indigenista do Estado do Pará – Consepi.

Secretários estaduais de Cultura (Úrsula Vida) e e de Justiça (José Francisco Pereira) participam do evento que se prolongará até as 14 desta quinta-feira (17).

— LEIA AINDA: Indígenas realizam nesta tarde marcha até o Supremo por demarcação de terras

 

O Consepi, criado pela Lei Estadual 8.611/2018 e regulamentado pelo Decreto nº 93, de 9 de maio de 2019, é órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, que tem por objetivo ser um instrumento para acompanhamento das políticas públicas voltadas aos povos indígenas do Pará.

O Cita (Conselho Indígena Tapajós Arapiuns) tem assento no Consepi com Edney Arapyun e Anderson Tapuia (titulares) e Iza Tapuia e Auricélio Arapyun (suplentes).

Atualmente, 25% do território paraense são terras dos povos originários e tradicionais, abrangendo 53 municípios em todas as regiões do Pará. Mais de 70 mil índios de 30 etnias habitam as aldeias. Além de mais de 12 povos que vivem em isolamento voluntário. 

Segundo Iza Tapuia, a reunião do Consepi em Santarém “é o um momento histórico para os povos indígenas do Baixo Tapajós”, por conta de vários temas a serem debatidos de interesse “dos parentes” – Saúde, Educação, Segurança Territorial, Alimentar, Energia renovável, entre outras temáticas.


Assine e participe, comente no canal do Blog do Jeso no Telegram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *