Vacina contra covid-19 chegam ao Xingu para aplicação da 2ª dose em indígenas
A vacina será distribuída até hoje para aplicação da 2ª dose na região do Médio Xingu. Foto: Divulgação/Norte Energia

Com o início da segunda etapa da campanha de imunização contra à covid-19, indígenas do Médio Xingu, no sudoeste paraense, receberão a nova dose da vacina nos próximos dias.

O imunizante começou a ser enviado na manhã de quinta-feira (18), de Altamira, e segue sendo distribuído até neste sábado (20) por rios e estradas da região.

 

A ação, organizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Altamira – e que conta com o apoio logístico da Norte Energia, empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte – atenderá mais de 1,7 mil indígenas aldeados que já tomaram a primeira dose.

Assim como na primeira fase, a Norte Energia disponibilizou ao DSEI cinco voadeiras e quatro caminhonetes, além do combustível para transportar as vacinas contra à covid-19 num trajeto que percorrerá 84 aldeias indígenas da região, além da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Altamira.

LEIA também: Santarém tem o 2º maior salto de mortes registradas em 1 dia por coronavírus: 12

Segundo o coordenador do DSEI, João Caramuru, com o apoio da Norte Energia, a vacinação marca um novo momento da atenção à saúde indígena na região no contexto da pandemia.

“Sem o apoio da Norte Energia a gente jamais conseguiria sucesso no processo de imunização. Vale destacar que estamos levando uma quantidade a mais do imunizante para contemplar os indígenas que não foram vacinados na primeira etapa”, destacou o gestor.

Com informações da Norte Energia


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *