A pedido do DEM, juiz suspende pesquisa sobre provável vitória de Maria no 1º turno
Rômulo Brito: decisão liminar a pedido da coligação de Nélio. Foto: Arquivo BJ

A pedido da coligação Santarém Seguindo em Frente, o juiz eleitoral Rômulo Nogueira de Brito determinou a imediata suspensão da publicação pelo Blog do Jeso da pesquisa de intenção de votos para prefeito de Santarém, feita pela Destak, e que aponta para um provável 2º turno entre Maria (PT) e Nélio (DEM), com possibilidade ainda de vitória da candidata petista no 1º turno.

A decisão liminar (urgente) foi proferida nesta sexta-feira (6). O Blog do Jeso ainda não foi notificado.

 

A defesa da coligação Santarém Seguindo em Frente, que reúne 11 partidos, encabeçados pelo DEM, alegou que “a divulgação da pesquisa da forma como foi realizada, de maneira subliminar, realça Maria [do Carmo] como a provável vencedora, beneficiando apenas um dos concorrentes”.

O magistrado, com base em resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), acatou o pedido liminar.

“De acordo como o artigo 10 da Resolução TSE nº 23.600/2019, temos que: ‘Na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, serão obrigatoriamente informados: I – o período de realização da coleta de dados; II – a margem de erro; III – o nível de confiança; IV – o número de entrevistas; V – o nome da entidade ou da empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou; VI – o número de registro da pesquisa'”, destacou Nogueira de Brito.

“Ante isso, entendo que o pedido pleiteado de maneira liminar na inicial merece guarida, uma vez que a divulgação da pesquisa contraria o que prescreve a legislação eleitoral”.

O juiz da 20ª ZE (Zona Eleitoral) estabeleceu multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão.

Confira a integra da liminar.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: A pedido do DEM, juiz suspende pesquisa sobre provável vitória de Maria no 1º turno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *