Empresas de energia solar entram no radar do MP e bombeiros em Santarém

Publicado em por em consumidor, Justiça, Santarém

Empresas de energia solar entram no radar do MP e Corpo de Bombeiros, placa solar em Santarém
Bombeiros em treinamento técnico sobre placas solares em Santarém

As empresas que vendem e instalam placas solares em Santarém entraram no radar do Ministério Público do Pará.

Elas serão fiscalizadas quanto à obediência às normas técnicas, principalmente a NBR 5410, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O promotor de justiça Túlio Novaes, da 10º PJ, é quem vai comandar as fiscalizações. Ele terá muito trabalho.

O Blog do Jeso apurou que placas solares vêm sendo instaladas no município com graves riscos a prédios, seres humanos, animais e bens materiais.

placa solar Santarém
Cabos das placas soltos e sem proteção numa edificaçã em Santarém: perigo à vista

Normas básicas têm sido ignoradas pelas empresas do setor. Por exemplo, cabos elétricos, que chegam a mais de 800 volts, são colocados “nus” e soltos nos telhados que abrigam as placas.

“O risco é gigantesco”, um engenheiro elétrico e especialista neste tipo de serviço em Santarém.

 

“Existem toda uma norma de proteção dos cabos. Eles nunca podem estar expostos”.

TREINAMENTO

Há cerca de 80 empresas que atuam no setor de energia solar em Santarém.

Elas é que serão os alvos do MP e Corpo de Bombeiros, que destacou uma equipe e a submeteu a um treinamento intensivo nessa área, realizado há poucos dias no quartel da unidade militar na cidade.

placa solar Santarém
Placas solares em um posto de combustível em Santarém: normas básicas ignoradas

Leia também:
Ministério Público defende que chefão da Perfuga continue preso; juiz decidirá soltura


Publicado por:

24 Comentários em Empresas de energia solar entram no radar do MP e bombeiros em Santarém

  • Teve um engenheiro elétrico ou técnico elétrica que assinou uma ART. Ele será responsabilizado se alguém sofrer algum acidente.

  • Parabéns ao Corpo de Bombeiros e ao Ministério Público.
    Enquanto alguns “profissionais” só pensam em lucros, esses guerreiros zelam pela vida e pela observância das leis do nosso país.

  • A Energia solar fotovoltaica têm
    suas normas técnicas específicas de instalação, que atendem uma legislação de instalação, prevenção e segurança, pois a geração dessa energia se dá em corrente contínua (Vdc) que é uma energia silenciosa e muito perigosa pelos niveis altissimos de tensão, pois um pequeno curto circuito nesses cabos pelos niveis de potencial de arco voltaico podem ocasionar a propagação em segundos de fogo e até o derretimento de ferro. O que pode pode desencadear uma grande catástrofe. Essas más instalações evindenciam aquele famoso ditado popular, “o verdadeiro barato que sai caro”. Um risco eminente a seus usuários . Meus parabéns aos Bombeiros que conjuntamente com o ministério público por sempre estarem atentos a empresas inresposaveis que visam apenas o lucro e colocam a vida de pessoas em risco.

  • Tudo que traga mais segurança ao setor e bem vinda,desde que se tenha pessoas honestase comprometidas com a integridade fisica e patrimonial das pessoas e não. Tenha outros cunhos

  • Parabéns ao blog pela materia, ao corpo de Bombeiros pela atuação e principalmente ao Ministério Público pela abordagem de vanguarda e necessária, espero que o exemplo do promotor do Pará seja seguido por todo Brasil, pois esse assunto é recorrente não apenas na cidade de vocês. Estamos com varias tragedias anunciadas é só esperar.

  • Bom dia a todos! Gostaria de saber cadê o órgão chamado CREA? Que é responsável em fiscalizar este tipo de projeto.
    Que cobra um absurdo das empresas, técnicos e engenheiro.
    CREA !para de querer ser banco de empréstimo e vai fiscalizar e multa essas irregularidades.

  • Todos os projetos a serem executados tem que ser fiscalizados por todos os órgãos competentes, inclusive o CREA, tem muito amador no mercado fazendo gambiarra, levando o menor preço para o cliente, que na maioria acha que está na vantagem, e na maioria das vezes o barato sai muito caro!!!

  • Li até a parte que chamam engenheiro eletricista de engenheiro elétrico… Porém o tema é de extrema importância.

  • Olá,,trabalho com esse tipo de instalação desde 1994 e pra tudo existe normas,porém como abriu esse filão de mercado,o que ocorreu é que os eletricistas”gambiarras”acharam uma maneira fácil de ganhar dinheiro e sócam “qualquer coisa nos clientes”,pois muitos nem fiscalizam o que está sendo fornecidos a eles,só querem saber de preço.Dai acontecem as aberrações,já vi uma residência ficar com a alvenaria toda ficar energizada na parte externa,devido a chuva que estava caindo em um dia de sol.É necessário muita responsabilidade

  • Sou um dos interessados e certamente ficaria e ficarei mais ainda atento nesse quesito: segurança.

  • Isso deveria ser para o Brasil inteiro, sou instalador credenciado e realmente é um crime oque umas empresas fazem.

  • Quando o empresário coloca o lucro acima do valor de uma vida, o resultado será sempre desastroso. Parabéns ao Ministério Público em nos representar nesta briga desigual. Rigores da lei nesses elementos.

  • Então aí já é gambiarra a norma fala que não deve ficar nenhum condutor elétrico exposto sobre o local de instalação das placas !
    Sou Eng. Eletricista

  • No caso da instalação próxima ao posto de gasolina, a norma a se aplicar necessita ser mais exigente, devido ao risco de explosão.
    Essa prática de instalação não conforme ocorre em vários locais do Brasil. É hábito do brasileiro contratar prestação de serviços pelo menor preço, não importando a qualidade e segurança da instalação. O resultado é deste para pior. Fiscalizar as empresas que instalam ajuda, mas, não encontra os instaladores despreparados que se dizem eletricistas, muitas vezes fazendo a vez do trabalho de Engenheiro sem o menor preparo e atribuição. A forma de fiscalização mais efetiva é verificar a instalação eléctrica do local in loco. Só assim pode-se perceber o que foi feito, se está de acordo com as normas, se há projeto e se está com o projeto atualizado.

    1. O posto de gasolina , detém normas específicas segundo a nbr que não estão sendo cumpridas,por conseguinte, torna-se uma promiscuidade e negligência da parte do posto para com seus consumidores.

    2. Também acho que deveria fiscalizar os eletricistas, se os mesmos forem técnicos,
      O Conselho devê agir, se não forem, o governo deve agir.

  • Sistemas de geração fotovoltaica carecem de normas próprias. A NBR5410 trata de instalações elétricas de baixa tensão. Unidades de geração fotovoltaica podem chegar a média tensão, e é “geração” de energia.

    1. Está correto. Sou representante de uma empresa integradora e bato nessa tecla com todos meus clientes.

    2. Prezado David, alguns pontos importantes:
      1) A NBR 5410 trata de instalações elétricas em BT, e a definição de BT é tensão de até 1.000 Vca e 1.500Vcc, logo, as instalações FV devem seguir a NBR 5410;
      2) Em virtude de certas peculiaridades, existe um projeto de norma, ABNT NBR 16.690 que complementara a 5410 onde necessário. Enquanto o projeto não virar norma, devemos seguir a IEC 62548, que deu origem a nosso projeto de norma.

      O nível técnico das instalações FV são bastante preocupantes, as fotos apresentadas mostram isso.

    3. As normas já existem, porém o critério aqui é de ” alto ” padrão de qualidade na instalação

      ABNT NBR 10899 // ABNT NBR 11704 // ABNT NBR 16149 // ABNT NBR 16150 // ABNT NBR 16274 // ABNT NBR 16612 // ABNT NBR IEC 62116

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *