Mais de 50 mudas de ipês, das cores branca, amarela e rosa, foram distribuídas em Santarém, oeste do Pará, pela jornalista Núbia Pereira, para celebrar mais um ano de vida.
Os beneficiados foram jornalistas, instituições públicas e privadas, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Polícia Rodoviária Federal, que já planeja arborizar a área do novo prédio da delegacia, localizada na rodovia Santarém-Cuiabá (BR-13).
A família da jornalista também recebeu mudas de árvores e já fez o plantio em áreas particulares.
A paixão de Núbia Pereira, agora com 4.6, por ipês nasceu em 2004, quando ela morava em Brasília (DF) e ficou encantada não somente pela beleza, mas também pelo cheiro que a árvore produz.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Núbia, que já prestou consultoria para a assessoria de comunicação do Ministério do Meio Ambiente, foi secretária de Meio Ambiente do município de Belterra e atuou em assessorias ligadas a área da agricultura, sabe muito bem a importância de manter uma cidade viva.
“Se as pessoas, ao invés de desmatarem, ajudassem a plantar, faríamos um bem enorme ao nosso planeta. Uma árvore plantada aqui, outra ali, embeleza e traz leveza. Parece pouca coisa, mas é algo que oferece grandes benefícios para o ambiente e para o bem-estar. São nossas parceiras e precisamos valorizá-las, fazendo a nossa parte, cuidando, protegendo”, prega a jornalista.
Para Ageise Navarro, assessora de imprensa da OAB, secção Santarém, a entrega do ipê tem seu significado espetacular, pois ele se mostra em meio a essa sequidão, como uma explosão de raios solares em suas flores amarelas e ‘espalha uma extroversão de alegria, otimismo, de espera um pouco que logo mais tudo estará diferente”, mas graças a um processo complexo de introversão e de desnudamento, antes de receber a nova roupagem.
“Ao receber das mãos de Núbi, foi possível sentir o abraço fraterno e eternizar o momento que gostaríamos de aglomerar. Em nossa instituição escolhemos o Ipê na cor branca, perpetuando assim o nosso querido presidente Ubirajara Bentes, que recentemente nos deixou, vítima da covid-19”, conta.
Embora a cidade de Santarém tenha como característica as grandes mangueiras, a exemplo do que ocorre também em Belém, capital do Pará, a iniciativa da jornalista Núbia Pereira é contribuir para a diversidade ambiental, incentivando além do plantio de árvores paisagísticas, também o plantio de árvores frutíferas.
Mudas de jabuticaba também fizeram parte da lista de plantas distribuídas pela jornalista aos agraciados pela nobre iniciativa. Em um ano de separação de tantas pessoas queridas, ela enxerga o plantio como afago para certificar que em breve tudo florescerá.
LEIA também: Eleição para prefeito e vice em Santarém já tem eleito: José Maria Tapajós, do PL
Belíssima iniciativa da jornalista. Que multiplique seu exemplo e sirva de inspiração para muitos outros. O bem é silencioso e quase imperceptível como o crescimento de uma árvore, mas quando ele ganha raíz sua sombra torna-se frondosa e o seu fruto muito doce. Parabéns!