Jornalista flagra comboio de balsas com toras de madeira descendo o rio Arapiuns; vídeo

O jornalista Celivaldo Carneiro fez neste final de semana em Santarém, oeste do Pará, um flagrante impactante: filmou um comboio de 6 balsas, abarrotadas de toras de madeira oriundas da região do Arapiuns.

As balsas, em plena luz do dia, conduzidas por um empurrador, desciam o rio Arapiuns em direção ao rio Tapajós.

 

Normalmente esse tipo de transporte é feito à noite, para burlar a fiscalização.

Veja o vídeo do jornalista.

O desmatamento na Amazônia Legal brasileira atingiu 920,4 km² em junho, um aumento de 88% em comparação com o mesmo mês no ano passado. Os dados foram registrados pelo sistema Terra Brasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

97% do desmatamento foi registrado em quatro estados – Pará (48,54%), Amazonas (21,01%), Mato Grosso (16,69%) e Rondônia (10,81%).

LEIA também: PF publica ato que autoriza compra de até 4 armas sem exigência de documentos

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

32 Comentários em: Jornalista flagra comboio de balsas com toras de madeira descendo o rio Arapiuns; vídeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • agostinho disse:

    QUERO CRER QUE ESSE VIDEO SEJA FALSO, OU NÃO RETRATA A AMAZONIA BRASILEIRA.
    UM CARREGAMENTO DESTA ENVERGADURA NÃO PASSARIA DESPERCEBIDO PELAS AUTORIDADES FLORESTAIS.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Creia, pois.

  • Ana Angela Trombetta Rosa Dahir disse:

    Revoltante esta situação. Onde está a fiscalização? Isso é crime!!!

  • Pedro Marcio Moreira da Rocha disse:

    Como n9s tempos da MATA ATLÂNTICA, uma COLÔNIA NÃO USUFRUI DE SUAS RIQUEZAS, a potência DOMINANTE SE APROPRIA DE TODA A RIQUEZA E ESCRAVIZA O POVO COLONIZADO BRASILEIRO!

  • Cristiane disse:

    Quem comenta que estas madeiras aí saíram de manejo sustentável deve morar no Polo Norte pra acreditar nisso. O porte da madeira e os anos que se leva pra isso, não é algo que temos na região. O BRASIL ESTÁ SENDO ROUBADO DE BRAÇADA.

  • Ana disse:

    Pelo que pesquisei, desde 2009, o povo da região luta contra essas madeireiras, então não é algo de agora. Teve inclusive incêndios nas balsas de madeiras, onde os manifestantes solicitavam a desativação imediata dos planos de manejo na área, além da regularização de terras que eles denominam indígenas. Há áreas de extração da madeira onde ela pode ser retirada de dois planos de manejo legais. Entretanto não consegui descobrir sobre o destino dessa, mas tudo indica que foi extraída de forma legal.

  • Ligia Toledo disse:

    E fica por isso mesmo. Há denúncia e a fiscalização não foi averiguar?

  • Luiz Loureiro disse:

    O vídeo não informa se é madeira cortada legal ou ilegalmente.

  • Feitoza disse:

    Bem, tratando-se de um jornalista petista, inclusive seguindo os “ícones” petistas no Twitter, temos que tomar cuidado com uma reportagem sem detalhes e muito menos denúncias.

    1. Claudia disse:

      Bem, tratando-se de comentário de pessoa que pensa que o povo não tem cérebro e tenta passa pano para a política do Ministério do Meio Ambiente e do PR, a de aproveitar a pandemia para “passar a boiada”, há que se duvidar da boa índole.

  • Ernani disse:

    Infelizmente meu comentário é desanimador. Já perdi a esperança de ver a Amazonia para as gerações futuras. Com trator e moto serra a floresta vai durar pouco. A mata atlântica demorou um pouco porque era com machado e carto de boi.

  • NELSON ALVES DA SILVA disse:

    Um fato dessa grandiosidade merece a confirmação da verdade. Assim, poderia o ousado Jornalista, informar se foi pesquisado sobre a origem e tipo da madeira (Pela regularidade das toras, pode ser de algum Projeto de Manejo) o destino, quais são as Empresas envolvidas; bem como se, com esse vídeo, foi feita alguma denúncia ao IBAMA ou ao Ministério do Meio Ambiente?

    1. CLAUDIO COTRIM BARCELLOS disse:

      Parece que não, amigo. Só mesmo para criar a narrativa. Aguardemos…

    2. feitoza disse:

      O mais interessante é o fato do “jornalista” não ter informado aos órgãos competentes nem ter averiguado a situação. Então, vou ao seu Twitter e vejo que ele segue o Lula, Haddad, Dilma, e demais petistas, além de constar elogios ao Lula. Preciso dizer mais alguma coisa???

      1. Jeso Carneiro disse:

        Vc é um poço de ignorância. O bom jornalista segue a todos nas redes sociais. E não há qualquer demérito ser petista. Demérito é ser nazista, homofóbico, racista, adepto de rachadinha, propalador de fake news.

        1. Wlamir Fernandes disse:

          Você deve ser um cavalo, respeitando o cavalo nessa comparação, pois enquanto alguns fazem rachadinha, o pt de Lula assaltou o país na mão grande, desviando trilhões de reais em nome da “causa”.

          1. Jeso Carneiro disse:

            Wladimir, a rachadinha é só a ponta do iceberg. O pior cego é o que não quer ver. Agora vem a rachadura do Centrão, com o aval explícito do teu pastor.

          2. Beth Papa disse:

            Não esqueçamos que o nosso ministro do Desmatamento Ricardo Salles, é uma aberração na pasta, e que Lula e Dilma têm fazenda no Pará. Realmente, precisa ser apurado!!!

        2. Sara disse:

          Faço das suas as minhas palavras!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • Gilberto de Assi Ribeiro disse:

    De que adianta vigiar as fronteiras (portas do Fundo) se o roubo acontece descaradamente pela porta da frente na cara de todas autoridades.

  • Amelia Minucio disse:

    Sou uma pessoa comum…do povo…. recebi o video… verifiquei a veracidade aqui porque nos enganam dia e noite com fakes. Fiquei ate feliz de saber q vc flagrou o transporte da madeira. E pensar q isso ocorre diariamente….exploracao “sustentada nehh”. Quando uma floresta .. em qto tempo uma arvore dessa leva p crescer…. sustentada uma”ova”

  • Manuel disse:

    A propósito dessa matéria, ontem li no G1 uma declaração do Tresloucado presidente, que disse ao ex vice presidente dos EUA que, ele “gostaria de explorar a Amazônia junto com os EUA”. Ou seja, destruição acima de tudo.

  • Renato disse:

    Só lembrando que nessa região tem manejo florestal totalmente legalizado e regido por normas ambientais que prezam pela sustentabilidade da exploração madeireira de forma que não se explore a floresta de forma predatória. Curioso ver que a matéria do blog sequer cogita essa possibilidade, bem como faz o leitor, erroneamente, fazer a relação direta entre desmatamento e exploração seletiva de madeira (o que só é verdade em parte dos casos de exploração ilegal de madeira). Desmatamento está relacionado majoritariamente à expansão agropecuária (nem sempre, mas majoritariamente). É sempre prudente que não generalizemos tudo por “pré conceitos” enraizamos em nossas mentes sem o salutar embasamento em conhecimento minimamente técnico ou comprovado de alguma forma.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Renato, vc fala da exceção. A regra na Amazônia, sabes muito bem, é desmatamento ilegal, criminoso e, agora, em áreas de garimpos. Não mostras, por outro lado, nenhuma prova que tal carregamento de madeira ocorreu em área de manejo florestal legal. Falta-lhe, do mesmo modo, prudência. Mas o blog já está apurando a procedência legal – ou não – desse super carregamento.

      1. Aloisio Freitas disse:

        @Jeso Carneiro – Não deveriam ter apurado e checado com exaustão, antes de soltar a matéria? É o mínimo que se espera. Estamos de olho! Aguardo confirmação ou retratação.

    2. Pedro disse:

      Concordo com vc ! A maioriadesconhecevos procedimentos e as normativas .

    3. Glauco Brito disse:

      Difícil de acreditar que seja madeira de manejo, seria muito bom para a economia e meio ambiente locais, porque se fosse madeira legalizada essas balsas não passariam só a noite na frente de Santarém, Por que só a noite? Outra coisa se fosse madeira legalizada o proprietário poderia mandar imprimir alguns cartazes informando o numero do projeto de manejo ou licença de exploração da madeira e pregar a vista de todos ao redor das balsas..Assim acabariam as suspeitas sobre a legalidade da origem da madeira.

    4. Aymar disse:

      Renato, manejo florestal legal?
      É necessário atestado de veterinário para sabermos que uma égua não é uma vaca?
      Tudo está muito evidente, Sr Renato!

  • Carlos Golobovante disse:

    Na verdade as autoridades fecham os olhos pra esse tipo crime.

  • Carlos Golobovante disse:

    Na verdade as autoridades fecham os olhos para esse tipo de crime.

    1. Cludia disse:

      Na verdade as autoridades estão demitindo os fiscais e “passando a boiada”., como declarou o Ministro da Destruição do Meio Ambiente. É muita cara de pau dessa gente que ainda tenta passar pano pro governo com papinho de manejo autorizado, qdo ontem mesmo foi publicada a interrupção do combate a queimadas e desmatamentos na Amazônia. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/08/ministerio-do-meio-ambiente-interrompe-combate-a-queimadas-e-desmatamento-na-amazonia.shtml

    2. Luiz Carlos Delfino disse:

      Na verdade as autoridades fecham muito mais os olhos para os crimes do PT.