Com covid-19, secretário de Cultura continua sedado e entubado em UTI no Regional
Pixica: ainda na UTI do Regional

Diagnosticado com o novo coronavírus (covid-19), em teste positivo na contraprova, Luís Alberto Mota Figueira, o Pixica, titular da Secretaria de Cultura de Santarém, continua sedado, entubado e em UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

O secretário, de 55 anos, é hipertenso e diabético.

 

O estado de saúde dele continua grave. Está sedado, entubado, respirando com ajuda de aparelhos e faz diálise porque os rins não estão funcionando. “Deve ser submetido a uma traqueostomia, pois está muito tempo entubado, um procedimento normal para pacientes nessa situação”, revelou uma fonte do blog.

“Isso é rotina em todos os hospitais e realizado em pacientes entubando com mais de 10 dias”, explicou.

Pixica foi internado no HRBA, em Santarém, no último dia 1º, com uma grave pneumonia, conforme ele mesmo revelou ao Blog do Jeso horas antes de ser conduzido ao hospital.

Como faz parte do grupo de risco para covid-19, fez teste para doença. O resultado foi negativo. Na contraprova, porém, ele testou positivo.


Sobre esse caso, leia também:

Teste do secretário de Cultura de Santarém para coronavírus deu negativo

Secretário de Cultura de Santarém é hospitalizado; faz parte do grupo de risco


O que é traquestomia

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico no qual é feito uma pequena abertura na parede da traqueia comunicando-a com o meio externo por meio de uma cânula de metal ou de plástico.

Na maioria das vezes é realizada para retirada do tubo orotraqueal em pacientes que se encontram no respirador por tempo prolongado. Isso visa facilitar a saída da ventilação mecânica, mas também reduzir complicações como a estenose traqueal.

 

O procedimento pode ser permanente ou temporário.

A desobstrução das vias aéreas é outra situação em que a traqueostomia pode ser necessária. Nesses casos, muitas vezes, ela é um procedimento de urgência e uma medida salvadora da vida do paciente.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

5 Comentários em: Com covid-19, secretário de Cultura continua sedado e entubado em UTI no Regional

  • Saúde ao guerreiro/amigo Pixica. Oremos. Proteção! Logo ele estará recuperado, lutando, produzindo. Fé é a nossa força!

  • Ô meu amigo querido continuamos orando por você Deus vai lhe trazer de.volta ao nosso convívio em nome de Jesus

  • A fé move montanhas e faz milagres. !!!

  • Parabéns, pela informação do diagnóstico, vamos orar pelo amigo e contemporâneo, Luiz Pixica.

  • Meu Amigo, eu e minha família estamos ora do por vc meu nobre amigo. Deus está cuidando de vc! (CARLOS SILVA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *