Comissão Pró-Índio e Diocese lançam podcasts com orientações sobre covid-19
Tema do primeiro podcast. Arte: CPI/SP

A diocese de Óbidos (PA) e a Comissão Pró-Índio fecharam parceria para somar esforços na luta contra o coronavírus no Baixo Amazonas, Pará.

Entre as iniciativas conjuntas, está a produção e divulgação de podcasts com orientações de prevenção e cuidados dirigidos aos quilombolas e ribeirinhos da região.

 

Os programas trazem orientações em linguagem didática e especialmente adaptadas à realidade local. 

Vivendo na zona rural, distantes da sede dos municípios e, muitas vezes, sem acesso a internet, quilombolas e ribeirinhos têm dificuldade de obter orientações de prevenção à covid-19.

Em muitas comunidades, a rádio cumpre papel importante no acesso a informação.

Pensando nisso, a Diocese de Óbidos e a Comissão Pró-Índio lançam um convite às rádios locais para se somarem à campanha divulgando os programas que produziram.

Acesso difícil

Além da dificuldade de acesso a informação, as comunidades na zona rural enfrentam outros desafios específicos na luta contra o coronavírus.

Por exemplo, o necessário distanciamento social na zona rural trás dificuldades no acesso a gêneros alimentícios, produtos de higiene e medicamentos apenas disponíveis nos centros urbanos.

Até mesmo o pagamento das contas fica inviabilizado sem a ida até a cidade.

E a comunicação, inclusive para reportar e requerer atendimento médico para casos graves da covid-19, corre o risco de ser inviabilizada sem o fornecimento do diesel para alimentar os motores geradores.

 

Conforme divulgou o IBGE, na sexta-feira passada (24), Oriximiná e Óbidos figuram entre os municípios brasileiros com maior presença de comunidades quilombolas, ocupando, respectivamente, o 4º e 8º lugar. A Comissão Pró-Índio estima que a população quilombola nos dois municípios supera 19 mil pessoas.

Até este domingo (26), Óbidos contava com 2 casos de contaminação por coronavírus confirmados, um deles com registro de óbito. E em Oriximiná já são 3 casos, todos em Porto Trombetas, vila da Mineração Rio do Norte.

Os dois primeiros programas podem ser acessados pelos links: 1) https://bit.ly/podcastCoronavirus1 e 2) https://bit.ly/podcastCoronavirus2

Com informações da CPI/SP

LEIA também: Pará chega a 100 mortes pelo novo coronavírus em 25 dias; infectados somam 1.867

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *