A Coopenopa (Cooperativa de Enfermagem do Oeste do Pará) promoveu neste final de semana em Santarém (PA) curso presencial de capacitação do Sistema de Manchester de Classificação de Risco. O Iespes também apoiou a iniciativa.
A qualificação é a primeira do tipo realizada na oeste do Pará. Foi ministrada pela instrutora e enfermeira Cíntia Alcântara Carvalho, que veio de Belo Horizonte (MG) e faz parte do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco.
14 enfermeiras, todas da Coopenopa, participaram do curso — e foram aprovadas. Elas são as pioneiras no município, devidamente certificadas pelo Sistema Manchester do Brasil, para atuar na classificação de riscos em hospitais públicos e privados.
Segundo a diretoria-presidente da cooperativa, Odeise Seixas, esse é o primeiro de uma série de cursos que a Coopenopa pretende ofertar aos seus associados ao longo do ano.
“Formamos a primeira turma de classificadoras de riscos do oeste do Pará. Temos agora, portanto, mão de obra qualificada na região, para minimizar a triagem errônea em hospitais e UPAs e, consequentemente, os riscos de morbidade”, ressalta Odeise Seixas, que também é enfermeira
MANCHESTER
O Sistema de Manchester é uma metodologia científica que confere, por meio de 5 cores, a classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento.
A classificação determina a prioridade no atendimento e quais condutas devem ser adotadas pelas equipes assistências em cada caso.
LEIA TAMBÉM: Criação da 1ª cooperativa de enfermagem no oeste do PA repercute positivamente
AS CLASSIFICADORAS PIONEIRAS
— 1. Alzerina Sarmento Silva;
— Cláudia Costa Nascimento
— Evanil da Mota Pimentel
— Tatiane Nascimento de Sousa Laurido
–5. Laianny Geisey de Sousa Mota
— Marcélia Leal do nascimento
— Maria Azelaide Mota Pereira
— Maria Conceição de Carvalho Bentes
— Maria Daniele Mota de Paiva
–10. Maria Patrícia Ferreira da Costa
— Natália Miranda Monteiro
— Raimunda Silvia de Almeida Barbosa
— Rejany Silva da Silva Bandeira e
— 14. Odeisa Matos de Seixas.
Reunião de mulher feia.
Parabenizo toda equipe da Cooperativa (COOPENOPA) em especial a Enfermeira Odeise que com sua competência está direcionando esse projeto muito importante para toda enfermagem do Oeste do Pará. É disso que precisamos. Sou enfermeira e sei o quanto a enfermagem é guerreira na assistência e que faz de tudo para que o paciente receba atendimento de qualidade.
Parabéns pela Iniciativa e pelo empenho em fazer o melhor à população Santarena.
Muito me orgulho dessas duas colegas Enfermeiras Odeise e Alzerina. Tenho certeza de que os avanços chegarão. Santarém precisa avançar em Políticas públicas e tenho certeza que essas Enfermeiras farão toda a diferença.
Mais uma vez Parabéns…. Só orgulho de vocês.
Como faço o curso que
O curso já foi realizado.
Como entrar na cooperativa?