Combater bactérias, fungos e parasitas, controlar inflamações, aliviar a dor, diminuir a ansiedade, amenizar a enxaqueca e até tratar corrimentos vaginais. Substâncias naturais encontradas em variados tipos de copaíba possuem essas e outras ações que fazem bem para a nossa saúde. A planta medicinal é bem comum em solo brasileira, principalmente na Amazônia. Os múltiplos benefícios da árvore vêm chamando a atenção de cientistas de todo o mundo.
— Inflamação: USP cria anti-inflamatório à base de copaíba.
A pesquisadora Mariana Santiago, aluna de doutorado na Universidade Federal de Uberlância (UFU), começou a estudar as copaíbas ainda em sua graduação, quando analisou a atividade antibacteriana de algumas espécies.
O interesse pela planta cresceu e o trabalho foi aprofundado no mestrado, feito na Universidade de Franca, que resultou no “Guia das copaíbas: pra quê serve?”, uma cartilha que lista as principais propriedades naturais cientificamente comprovadas de 9 espécies de copaíbas encontradas no Brasil. O trabalho foi publicado por meio do projeto.
— ARTIGOS RELACIONADOS
As propriedades benéficas da copaíba estão presentes em seu óleo, que pode ser extraído do tronco da árvore. Muitas pessoas usam o líquido de forma tópica (passando na pele) ou ingerem pela boca. De acordo com Santiago, quanto mais puro for esse óleo, mais conservadas estarão as propriedades da planta.
— Copaíba e AVC: A cura pode vir da floresta: medicamentos da flora amazônica que protegem o cérebro.
“É muito comum encontrar óleos de copaíbas que estão misturados com outras substâncias, já que o processo de extração não é capaz de produzir uma quantidade grande (nível industrial). Então, acabam misturando com outros óleos, com água, e acabam criando formulações com óleo de copaíba. Quanto mais pura for a substância que você adquirir, maiores a chances de obter o efeito desejado”.
Cada espécie de copaíba possui seus benefícios próprios, portanto, nem todas apresentam ação anti-inflamatória ou antibactericida. O Brasil concentra um terço dos tipos de copaíbas já catalogadas em todo o mundo: 32 espécies das 96. Portanto, em solo brasileiro há uma variedade de árvores que podem contribuir para a manutenção da saúde.
Para comprar um bom óleo de copaíba, a pesquisadora orienta procurar por empresas que tenham compromisso com a sustentabilidade e possuem histórico de trabalho com a substância, ou então, pequenos produtores, normalmente encontrados em feiras livres, ou até mesmo em hortas comunitárias.
O fato de se tratar de um fitoterápico não faz do óleo de copaíba inofensivo quando consumido exageradamente: em altas doses, ele pode causar problemas gástricos. O produto não é recomendado para gestantes ou lactantes, e também para pessoas que já tenham problemas gástricos.
Benefícios da copaíba: saberes populares
“Uma planta medicinal é um remédio como qualquer outro que tem a capacidade de afetar o funcionamento do nosso organismo, por isso é importante associar o conhecimento popular, que aprendemos muitas vezes com nossos avôs, pais, tias, etc., com o conhecimento científico, para que possamos fazer uso desse recurso vegetal de forma segura e obter efeito desejado”, escreveu a pesquisadora na cartilha.
“Se tratando de fitoterapia e o uso de plantas medicinais é muito difícil dizer o que é correto e errado, por mais que medicina moderna esteja avançando, por muitos anos a população sobreviveu com esses saberes. Não podemos dizer que é errada a forma como as pessoas aprenderam a usar essas substâncias, pois elas vêm de um lugar de heranças culturais. Nossa intenção com a cartilha é alinhar as descobertas cientificas com esses saberes populares, potencializando ambos”.
Propriedades medicinais
Copaifera reticulata
– Proteção contra bactérias;
– Proteção contra picada de insetos;
– Proteção contra ácaros;
– Proteção contra parasitas e vermes;
– Proteção das células do cérebro;
– Contra úlceras;
– Combate inflamações;
– Contra ansiedade;
– Alivia a dor em ferimentos;
– Protege as células do estômago;
– Alivia a tosse;
– Trata corrimento vaginal.
Copaifera multijuga
– Proteção contra picadas de insetos;
– Combate inflamações;
– Proteção contra parasitas e vermes;
– Proteção contra bactérias;
– Alivia a dor em ferimentos;
– Ajuda na cicatrização;
– Protege as células do estômago;
– Proteção contra vírus;
– Diminui a febre;
– Combate enxaqueca
Copaifera langsdorffii
– Combate inflamações;
– Proteção contra bactérias;
– Proteção contra fungos;
– Proteção contra parasitas e vermes;
– Combate doenças de pele;
– Ajuda na cicatrização;
– Protege as células do estômago.
Conheça outras espécies de Copaíbas e suas propriedades medicinais no “Guia das copaíbas: pra quê serve?“
EU SOU BONITA, porque tomo compaiba há muuuuito tempo e quase que diáriamente