Foi preso nesta quinta-feira (18), por decisão da Justiça, Victor Calebe Monteiro Silva, o Calebe, 33 anos. Ele é filho do comunicador e vereador Carlos Silva (Podemos), de Santarém (PA).
A prisão é do tipo preventiva, ou seja, não tem prazo definido, mas terá que ser revisada a cada 90 dias. Ela foi decretada na segunda-feira (15) pelo juiz Gabriel Veloso de Araújo, da 3ª Vara Criminal de Santarém.
O pedido de prisão de Calebe foi pedido pelo delegado Erik Peterson da Silva, à frente das investigações sobre o caso.
As investigações começaram no final de junho passado (dia 28), quando um Corolla preto, placa KYL-5759, com maconha, crack e munições no porta-malas foi interceptado pela Polícia Militar do Pará em um porto privado em Santarém.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Calebe é acusado de envolvimento em uma série de crimes graves, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de armas de fogo.
Ele é suspeito de violar o artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, que trata do tráfico de drogas. Segundo a polícia, Calebe estaria traficando drogas, além de associação para o tráfico, conforme previsto no artigo 35 da mesma lei, por supostamente integrar uma organização criminosa dedicada à prática reiterada desses crimes.
Locais sensíveis: agravante
A situação do acusado se agrava com a aplicação do artigo 40, Inciso V, da Lei nº 11.343/2006, que prevê aumento de pena para crimes cometidos nas proximidades de locais sensíveis (porto fluvial de embarque e desembarque).
As investigações da polícia apontam que que Calebe teria utilizado um porto no bairro de Uruará para facilitar suas atividades ilícitas.
Além das acusações de tráfico de drogas, ele também enfrenta acusações de posse ilegal de armas de fogo, conforme o artigo 16, §1º, Inciso IV, da Lei nº 10.826/2003. Durante a operação policial, foram encontrados no Corolla munições, sem a devida autorização para transporte.
Risco à sociedade
A prisão preventiva foi justificada pelo magistrado para garantir a ordem pública e evitar que Calebe possa dar continuidade às suas atividades criminosas. A Justiça considerou que a liberdade do acusado, neste momento, representa risco significativo, tanto pela gravidade dos crimes quanto pela possibilidade de fuga ou interferência nas investigações.
Em resumo: Calebe foi preso, preventivamente, por tráfico de drogas interestadual (Pará-Amazonas), associação para o tráfico de drogas com porte ou posse irregular de arma de fogo de uso restrito.
No vídeo abaixo, do blogueiro Justiceiro, o momento em que o acusado foi preso dentro da 16ª DP, na travessa Silvino Pinto, bairro Santa Clara.
Contraponto
Íntegra da nota do vereador Carlos Silva (Podemos), citado na matéria, pai do acusado, Victor Calebe.
“Meu nome é Carlos Silva, tenho 55 anos, pai de 5 filhos, sou casado, jornalista e hoje estou como Vereador do Município de Santarém, eleito com a confiança do povo, cargo este que tenho desempenhado com muita dedicação e honrado a população santarena, com muito temor a Deus.
Fui criado por minha mãe com princípios bíblicos e com base cristã. Digo isso, porque com esses mesmos princípios, também criei meus filhos, sendo intransigente no que diz respeito à conduta, à moral e à idoneidade.
Todos sabemos que os pais só respondem pelos atos de seus filhos quando estes são, pela lei, incapacitados civil e penalmente. Apesar de ser comum para a sociedade, os pais serem responsabilizados e julgados pelo que nossos filhos fazem, como se estes não tivessem plena capacidade de responder pelos seus atos.
Como pai, estou com meu coração dilacerado pela dor. Lamento muitíssimo pelo ocorrido, como cristão estarei sempre em oração entregando nas mãos de Deus aquilo que não posso administrar.
Na posição de vereador e legislador santareno tenho a consciência que as leis instituídas em nosso país, devem ser aplicadas de forma imparcial, para que ao final,seja provada a culpabilidade ou inocência de meu filho após as investigações, pois de mim meus filhos sempre tiveram os bons e melhores conselhos e a orientação correta sobre a construção do caráter humano.
Foram dias terríveis, angustiantes. Mas hoje tenho a plena certeza de que Deus está como sempre esteve no controle da minha vida e de minha família e essa tempestade vai passar.
Vereador Carlos Silva
➽➽ Matéria atualizada, para inclusão do posicionamento do vereador Carlos Silva sobre a prisão do seu filho. E para corrgir o nome do magistrado que ordenou a prisão de Calebe: Gabriel Veloso de Araújo, e não Manuel de Jesus Maria.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
COMO TÁ DO LADO DO NÉLIO E ZÉ MARIA NÃO FICA 8 DIAS PRESO POIS ELE TEM QUE CONTINUAR TRAFICANDO PRA BANCAR A CAMPANHA DO PAI E DO ZÉ MARIA
Até que enfim alguém teve coragem de publicar quem era o vereador