Aqui cabe o Complexo Alter do Chão?

Publicado em por em Comentários

Santareno radicado no Rio de Janeiro, o produtor cultural Paulo Cidmil faz contraponto ao post Em vídeo, o Complexo Alter do Chão:

Nunca ouvi dizer que os Corrêa rasgam dinheiro. O projeto Complexo Alter do Chão, do desenho ao vídeo, que aliás parecem projetos distintos, é de uma superficialidade intrigante. Ao mesmo tempo, enche os olhos das pessoas que anseiam por desenvolvimento e prosperidade para Santarém.

Todos sabem em Santarém que essa imensa área de terra é reinvidicada pelos Correa. Todos ouviram falar das invasões que ocorreram no lado oposto da avenida onde hoje apresentam a proposta de realização desse projeto faraônico, se considerarmos a economia de Santarém.

Não é preciso ser economista, basta consultar qualquer empresa administradora de shoppings para saber que um grande shopping não precisa ser mega, apenas grande, só é viável em cidades com uma população acima de 500 mil habitantes e com uma renda per capita razoável. Esse não é o caso de Santarém.

Me pergunto se da noite para o dia Santarém virou Búzios, Porto Seguro, Guaraparí, Campos do Jordão, Camboriú ou Gramado? Cidades menores, mas com um fluxo turístico digno de chamarmos de indústria.

Todos sabem que existe projeto do município para construir um Centro de Convenções com ótima localização, isso já deveria estar ocorrendo. Ou será que a prefeita Maria do Carmo desistiu para ficar alugando esse que os Correa estão anunciando?

Não é preciso ser inteligente para perceber que um grande centro de lazer em Santarém, com bons equipamentos para crianças e adultos, só terá público se o custo mensal para o associado ou o custo do ingresso for de baixo valor. Quem tiver dúvida pergunte ao pessoal da AABB ou do Mutunuí (ou será que o município irá subsidiar esse lazer para a população?)

Todos tem visto as tarifas abaixo de R$ 60,00 que o reformado e ótimo Hotel Barrudada tem anunciado para captar hóspedes.

É intrigante o anúncio desse mega investimento justo em uma área que há pouco tempo foi fruto de enorme discussão por estar sendo invadida por populares e que aparentemente o município reintegrou ao seu patrimônio.

Não afirmo, mas desconfio que toda essa área reinvindicada pela familia Correa, que provavelmente foi requerida ao município para implantação de futuros investimentos, logo que souberão haver o projeto do novo aeroporto, agora pertence ao município, uma vez que durante décadas não foi investido um único centavo. Apenas especulavam.

Suspeito que esse projeto seja um artifício para reaver as terras ou parte delas, estão querendo com ele esquentar o papel caduco, afinal 420.000 mil metros quadrados para uma área de 20.000 mil metros quadrados construída me parece estar sobrando muita terra para futura especulação.

Chama atenção também o prazo de 7 anos para execução do projeto e a ausência de parceiros fortes na área da construção e incorporação, que emprestem maior credibilidade ao projeto.

Toda essa terra pode vir a ter um fim social mais nobre, mas em Santarém, onde existe essa relação de compadrio entre certas “castas” que secularmente gerenciam o nosso atraso, não me espantaria ver os Martins entregando todo esse patrimônio nas mãos dos Correa.

Só resta acreditar nos olhos do Ministério Público, para que averigue se essa não é mais uma história onde o interesse privado, através de meios e artifícios escusos, se sobrepõe aos interesses público e comunitários.

Mais tarde será fácil afirmar que a estagnação econômica local não permitiu a realização integral do projeto, e em um futuro não muito distante, com o domínio legal sobre as terras, surgirem loteamentos, projetos imobiliários e outros negócios que darão muito dinheiro a esse esperto empreendedor. O que poderia ser de muitos via política social, será de um e sua “casta” já abastada, mas nunca saciada.


Publicado por:

14 Responses to Aqui cabe o Complexo Alter do Chão?

  • QUANTO A DÚVIDA DE QUE SANTAREM COMPORTA UM COMPLEXO DESSA MAGNITUDE, É CLARO QUE SIM, ESSE TIPO DE PROJETO QUE SE MOSTRA FARAÔNICO NO PRIMEIRO MOMENTO, SERVIRÁ APENAS DE EMBRIÃO PARA FUTUROS EMPREENDIMENTOS NA CIDADE, SANTAREM JÁ TEM A SUA MINA DE PETROLEO, QUE É O ECOTURISMO, INDEPENDENTE DE QUEM FOR O DONO DO NEGÓCIO, SE JOÃO, ANTONIO OU PEDRO SERÁ MELHOR PARA A CIDADE QUE A OCUPAÇÃO DO TERRENO EM QUESTÃO, SEJA FEITA POR QUEM TEM UM PROJETO, VISÃO DE FUTURO E PRINCIPALMENTE DINHEIRO, HAVERÁ A GERAÇÃO DE NOVOS EMPREGOS E MUITAS OPORTUNIDADES, OU SERÁ QUE OS SANTARENOS PREFEREM QUE O TERRENO SEJA INVADIDO POR SEM-TERRAS, QUE NADA ACRESCENTARÃO A CIDADE A NÃO SER O AUMENTO DA QUANTIDADE DE BOLSA-FAMÍLIA E A DE ESGOTOS QUE CORRERÃO A CÉU ABERTO ATÉ ÀS “AINDA” AGUAS AZUIS DO TAPAJÓS, ACORDA SANTAREM.

  • É VERDADE ELES DEVEM TER COMPRADO TAMBEM TODOS OS TERRENOS DISPONIVEIS EM BELTERRA POIS TEM UMA EMPRESA FAZENDO AS PESQUISAS ENTRE BELTERRA E SANTARÉM POIS TEM RESERVAS DE PETROLEO NO SOLO SE ISSO ACONTECER E DER O INICIO DA EXPLORAÇÃO AI ESTÁ REGIÃO TERÁ MUITA GENTE TRABALHANDO PARA A ESTATAL NAS PERFURAÇÕES E MONTAGENS DOS POÇOS AI VC VERÁ DUPLICAR SANTARÉM EM POUCOS ANOS POIS PELO QUE SEI O INVESTIMENTO É DE TRILHÕES DE REAIS….

  • alguns comentários fingem não entender o que estou levantando e tentam desviar a atenção do tema central de meu texto, falando coisas como o empreendedorismo dos correa, a Fit, que estou contra o desenvolvimento e outras bobagens.
    Buscam esvaziar a discussão com argumentos idiotas na tentativa de fazer parecer uma coisa quando é outra.
    Essa pratica também é recorrendo na conduta dos personagens centrais de meu texto. Soltam lambe-sacos espanhando informações para desviar a atenção, enquanto agem nas sombras de forma tenáz para atingir os seus objetivos.
    Sei que todos perceberam, mas para os que fingem não saber eu repito:

    LATIFÚNDIO DO JOÁ
    Estou falando de TERRA! muita TERRA! pode ir ver!
    Em área urbana e privilegiada, pra quem não tem, um dia ter.
    Não são metros ou terreninhos,
    São quilometros de TERRA!, todos dentro da cidade.

    Vai até o aeroporto, e nos fundos tem um Lago,
    Esse Lago foi de índio, é chamado de Joá
    Adepois dele tem um Rio, Suas praias são nosso orgulho,
    vive dentro da gente, todo e qualquer pedacinho.

    Poderia ser de Gito, de Maria ou Filomena,
    caberiam vários bairros e arborizadas ruas.
    Um dia o olho grande, a mão grande, a fome não sei de quê
    Olhou pras TERRAS e disse: Isso vai me pertencer.

    Era amigo irmão da maldade nessa TERRA de bem querer
    Logo forjou-se tudo pra TERRA lhe pertencer
    Hoje o povo olha a TERRA, querendo um pedaço ter
    Olho Grande inventa truque pra nela permanecer.

  • Tem gente q/ sabe ganhar e multiplicar dinheiro. Tem ex-prefeito de Stm q/ era rico, tinha mansão, carrões, fazia compras só no exterior; e hoje tá parece um morto-vivo. Não é o caso dos Correa. Todos sabem do problema q/ houve naquela propriedade. O maior problema de Santarém-PA, talvez não sejam só seus políticos mas CERTAS pessoas q/ são preguiçosas, só querem mamata, NÃO QUEREM TRABALHAR E NEM QUEREM DEIXAR OUTROS TRABALHAREM P/ ISSO AQUI CRESCER. É FOGO!!!!!!!

  • Muito ousado o projeto… Fico torcendo pelo projeto. Mas de acordo com a notícia abaixo, acredito que teremos um shopping de verdade, mesmo porque a administradora de shoppings AD shopping tem algo concreto a ser lançado a exemplo do pátio Marabá.

    “Mauro Bonna, em sua coluna do Diário do Pará desse domingo, 28, informa:

    Depois do sucesso do Shopping Pátio Marabá, hoje com 80% de suas áreas comercializadas, o capitalizado grupo varejista Leolar, em parceria com a administradora AD Shopping, prepara, para março, o lançamento do Pátio Santarém, com grandes marcas já confirmadas.

    A nota reforça uma realidade conhecida do marabaense: o revigorante estilo empreendedor de Leonildo Rocha, presidente do grupo Leolar.

    Não demora, o grupo varejista estará na maioria dos municípios do Estado do Pará.

    No Sul e Sudeste, isto já ocorre. Em cada cidade existem filiais do grupo, cuja parte executiva agora é de responsabilidade de Andrey Rocha, filho de Léo.”

    Texto retirado do blog: https://hiroshibogea.blogspot.com/search?q=santar%C3%A9m

    1. Acredito também que o Shopping Pátio Santarém seja algo mais concreto, pois a AD Shopping administra cerca de 20 shopping pelo país.

  • Eu digo o seguinte: das duas uma . a) para evitar novas invasões estão falando neste mega projeto.b) expeculação pura, para uma possivel venda ao mega emprezário mexicano,

  • Sai pra lá urucubaca, olho gordo no cú do porco. Qdo alguém resolve fazer alguma coisa pela economia da cidade aparecem uns zé ruelas pessimistas que moram na casa do … e com certeza, não devem morar bem, principalmente esse zé mané que mora sabe-se lá em que favela do Rio. Se não acredita no projeto pelo menos torce pra dar certo zé mané.

  • QUANDO OS CORREA IMPLANTARAM A FIT EM SANTARÉM, À ÉPOCA ISES, TALVEZ ESSE INTELECTUAL (do paraguay) tenha achado um absurdo e que Santarém não comportasse uma faculdade particular e que o investimento fosse para enganar o leão do IR. Hoje a FIT é uma realidade e quem ama Santarém se formou por aqui mesmo e está fazendo história.

  • Um dia …um dia esse negócio aqui vai ser Estado. Idependentemente disso, os empreendedores de agora se quiserem desistir, certamente não faltarão compradores (de fora, claro!). Só do q/ eu sei é de um mexicano “podre de rico” q/ queria construir um hotel aqui em Santarém-PA. Então, empresário q/ tem visão, como é o caso dos Correa, sabem bem o q/ estão fazendo. No mínimo um investimento riquíssimo.
    Tem gente q/ só vê pequeno, tem uma froxura e ainda quer contaminar/desestimular os outros .
    No dia q/ a família Correa rasgar dinheiro é sinal tbm de q/ meus rolos de papel-higiênico são de dinheiro.

  • Esses Correas são muito espertos, não dão nó em pingo dágua, tem alguma coisa com certeza por trás disso ai!!!!

  • Não há dúvida que as “perplexidades” aqui expressadas por Paulo Cidmil fazerm o maior sentido.

    Tiberio Alloggio

  • CIDMIL parece Zenaldo Coutinho !
    Eu também não moro em Santarem mas sempre estou aí com certa frequencia e acredito que Santarém já comporta tal empreendimento. Até pela forma de implantação por fases.
    Não sou daqueles que querem que tenha de tudo em Santarém mas o primeiro passo deve ser dado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *