por Wallace Sousa (*)
Um período nebuloso tomou conta da recém-criada UFOPA, atitude despóticas [1] são tão comuns quanto em períodos que ainda são lembrados pela história brasileira como período negro da ditadura militar.
Episódios como REItoria que se nega a abrir diálogo com a classe estudantil organizada e até mesmo determinados setores da classe docente, desferindo ameaças e caçando com processo administrativos aqueles que ousam pensar é um inconteste cenário que por muitas vezes é encoberto por discursos vazios como “somos a favor da UFOPA” ou através de falaciosos ataques a classe estudantil como “desocupados”, “reacionários”, “difamadores da UFOPA” e outros impropérios que não cabe nesse momento catalogar.
Em meio a tudo isso, dentro de uma conjuntura de portarias que punem professores e abrem sindicância a discentes e técnicos administrativos por exercitarem o mais lídimo direito de manifestação do pensamento, calcado sob o prisma constitucional do Art. 5º, IV da Constituição Federal, um sopro de democracia foi ecoado na noite de ontem, dia 23/03, na Assembléia dos Docentes.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Em reunião para decidirem os rumos organizacionais da categoria, o docentes deram a mais importante aula que esta Universidade já presenciou, uma aula magna de democracia. Nesta assembléia, o presidente do SINDUFOPA [2], após ser duramente criticado por suas posições de pedir punição para o profº e filiado ao sindicato Gilson Costa, além de sua inabilidade em conduzir uma assembléia, foi colocado “contra a parede” pela categoria, não lhe restando outra saída a não ser acatar o que a assembléia vociferava “pede pra sair”, “peça exoneração”, desta forma pedindo a desligação total de vínculo do SINDUFOPA, sob o argumento de que não concordaria com o apoio dado a categoria para o docente Gilson Costa e para os estudantes e técnicos que poderão ser alcançados pelas nefastas e nebulosas portarias.
Desta exemplar assembléia, os professores se posicionaram contra todas as portarias de processo disciplinar publicadas pelo Magnífico Reitor Seixas Lourenço, sendo este apoio exteriorizado através de requerimento de invalidação das portarias. Posicionando-se, ainda, pela renovação dos professores estatuintes [3] em que foi deliberada a impossibilidade de professores com cargo de confiança de integrarem a comissão estatuinte[4], ficando fora desta comissão os atuais estatuintes Profª Terezinha Pacheco[5] e o Profº Clodoaldo[6], sendo este ultimo acusado de golpe a categoria pelo Profº Dr. Hélio Moreira, por se lançar ilegitimamente presidente da estatuinte em um fórum inadequado de representação.
Uma grande vitória da democracia na noite do dia 23/03 foi brindada, arriscando-me em dizer que foi apenas um prenúncio de rompimento com a escuridão e anúncio de uma não longe primavera, pois “amanhã vai ser outro dia”[7].
[1] Termo utilizado pelo profº Dr. Hélio Moreira, docente do Curso de Direito da UFOPA
[2] Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará
[3] Representantes dos professores na comissão de criação do Estatuto da Universidade
[4] Comissão de criação do Estatuto da UFOPA
[5] Diretora de Assistência Estudantil
[6] Assessor da Reitoria
[7] Trecho da Música Apesar De Você, do cantor Chico buraque, que foi marcada pelo período da ditadura militar no Brasil Buarque.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – – –
* Coordenador geral do DCE (Diretório Central dos Estudantes)/UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).
Realmente a UFOPA está sendo um palco de tiranos, o que prova isso são as dezenas de PAD’s que serão direcionadas aos estudantes que participaram da MANIFESTAÇÃO!!!!
Nesse contexto, nos perguntamos: qual é a verdadeira função dessa UNIVERSIDADE?? Será que é para formar cidadãos que tenham um pensamento critico e possam ajudar a construir uma sociedade justa de maneira sustentavel ou para formar técnicos para trabalhar na ALCOA???
temos que juntar forças, promover uma estatuinte, para que se possa pensar em uma eleição para reitoria, pois do jeito que tá, não dá. Isso é uma vergonha, estão transformando a Universidade em escola de ensino superior.
Diretas Já!
Realmente na UFPA antigamente não existia 8 chamadas, mas também não existia o ENEM nem o SISU para que o candidato perdesse se escrever e passar para outras universidades.Antigamente tambem o candidato podia até fazer duas universidades publicas, hoje não existe mais isso .E outra , me digam por favor o ano em que a UFPA tenha feito uma segunda chamada com mais de 400 vagas? Sendo que só no curso de medicina tenham chamado mais de 30 para preencher as vagas, para onde esse povo ta indo?Será que UFPA não presta? Outro detalhe, só para lembrar, a UEPA ta na 3ª chamada. Antigamente isso não existia tambem. Será que a UEPA tambem não presta? Ela esta retrocedendo?
É impressionante como ainda tem gente que não consegue entender ou finge não entender, que o sistema de ingresso nas universidades hoje mudou depois que inventaram o ENEM e o SISU, não adianta mais comparar a forma de antes com a de agora, hoje as opções de conseguir entrar no nível superior são viárias mesmo e em muitas universidades .
Impressionante também é ver a ignorância da pessoa ao afirmar que “Retrocedemos” só porque hoje o candidato tem mais opções e facilidade para entrar na universidade, sinceramente isso é um absurdo.
Retroceder seria mesmo voltar a ser campus da UFPA aqui e ficarmos com os restos das vagas de Belém e com poucos cursos tambem . Retroceder seria voltar a ser como no passado onde o aluno não tinha oportunidade de disputar varias bolsas de todos os tipos seja de extensão de pesquisa ou administrativa.Retroceder seria a volta ao passado onde o aluno não tinha oportunidade de ter ajuda estudantil, seja no aluguel, no material didático ou transporte, hoje é só ele se escrever e concorrer, antigante isso não existia. Retroceder seria volta ao passado onde o aluno não tinha oportunidade de participar de vários mini-cursos, seminários e palestras de varias áreas podendo aumentar assim sua visão acadêmica.Retroceder é não ter opotunidade de ter aulas e trocar conhecimento com novos doutores e mestres..Retroceder e voltar a ficar sem aula como antigamente na UFPA aqui ou ter aula com profesores substitutos fracos.Retroceder é atrazar o curso por causa das greves de todo ano impar da UFPA como antigamente .Retroceder e voltar a ser campus da UFPA e não ter oportunidade de se fazer uma especialização , mestrado e doutorado aqui na mesma cidade.
Sem duvida em muita coisa a UFOPA precisa melhorar , o que temos hoje ainda é pouco para termos uma vida academica com qualidade ,nisso concordo.Tambem sei que a UFOPA ainda vai demorar para ser uma UFPA da vida, a final a UFOPA só tem 1 ano e a UFPA mais de 50 .Mas sinceramente, dizer que “retrocedemos” e não melhoramos em algumas coisas é mentira , isso é o velho discurso do contra que já estamos acostumados em ver por aqui no blog. Já esta na hora desse pessoal do contra mudar esse discurso baixo , discursos assim sem fundamentos não duram muito em lugar nenhum,só convence os desinformados da vida.
Aqui na UFOPA quando a briga não é por um partido político é pessoal mesmo. Santarém precisa valorizar o que é seu ou seja, a nova universidade que tem. Se alguem tem algo pessoal contra o reito da UFOPA então reclame para a Presidência da Republica ou estude muito para ter um bom currículo na vida e ser talvez um dia reitor , mas não desmereça a nova universidade.Quem não quer a UFOPA aqui faça então uma UFPA em Belém ou uma particular por aqui mesmo ou em outro lugar, afinal elas ainda estão ai é só tentar, as facilidades e opções são muitas mesmo hoje.
A UFOPA e para quem deseja e tem o direito de fazer o nível superior na vida,não importa em qual chamada o candidato entrou, isso não tem mais nada a ver com a vida acadêmica dele daqui para frente.
Uma universidade é feita por pessoas com sede de conhecimento é o lugar de produção de conhecimento , não de pessoas que estejam preocupandos com que o reitor comeu ou deixou de comer ou com qual carro o mesmo anda ou deixou de andar .Chega desse discurso medíocre que agora o pessoal do contra está fazendo. Estudem, cresçam e apareçam.
Até me preocuparia em refutar seus argumentos, mas não perdeirei meu tempo com alguém que, sequer, logra produzir uma sentença sem cometer grosseiros erros de português.
Graças a Deus que você defende a UFOPA. Qualquer argumentação contrária de ignorantes é elogio para os que realmente se preocupam com um modelo democrático de universidade. Nunca vi o conhecimento desassociado do senso crítico, só o seu mesmo.
Bela disculpa “Outro acadêmico veterano” para que não tem mais argumentos contra fatos verdadeiro colocado pelo VETERANO UFPA / UFOPA.
“Desculpa”. Aprenda a, realmente escrever.
“Desculpa”. “Quem”. ” Verdadeiros”.
Outra acadêmica veterana e consciente.
Uma coisa pode ser chamado de “erro ortográfico” outra de “erro de digitação”, não confundam por favor.O texto apresenta erros de digitação.
Veterano, você é a prova viva da decadência do conhecimento que recebemos na UFOPA. Mas, como pra você o que importa é o diploma Universitário, seja ele de qualquer jeito, então……..aproveite. Desculpa, mas essa universidade que você descreve, certamente não é a UFPA/ UFOPA que conheço desde 2007. Querido você está totalmente fora do contexto Universitário.
Universidade, foram três anos de debate, para que?! Para que alguém pegasse todo projeto e jogasse fora, veterano, você fala sem propriedade, verifique se os técnicos e professores estão contentes com esse sistema, verifique se os veteranos de verdade não estão triste com o que está acontecendo. Fusão de cursos, horário de funcionamento, estão transformando a universidade em uma escola de ensino superior. Nem um modelo, por melhor que seja, é ideal se não escolhido de modo democrático. Antes de pensar em responder “veterano”, quero que você pense em um ítem especial da minha repulsa aos seus comenários, você acha realmente que uma pessoa pode se formar em biologia e química na metade do tempo com qualidade suficiente para dar uma boa aula?!
Não sou do DCE, não pertenço ao PSOL, PCB, PC do B, PSTU etc, sequer me familiarizo com eles, mas estudo na UFOPA há tempos e posso dizer que, exceto as disputas de ego e partidárias (se é que podemos separá-las), não vejo como deixar de apreciar os atos dos representantes dos estudantes no que concerne à temática ora abordada.
É compreensível que os calouros (e, aqui, não utilizo a palavra em seu sentido pejorativo) defendam a nova/velha UFOPA, afinal, na antiga UFPA não existiriam 8 chamadas e lá ouviriam os argumentos contrários. Querendo ou não isso é uma realidade. Retrocedemos.
Outrora haviam disputas acirradas para o ingresso na instituição e quem conseguia era objeto de admiração. O vestibular era dificílimo. Atualmente o vestibular é rigoroso, mas não exige tanto. As pessoas que ingressaram nas últimas chamadas possuem notas baixas. Os acadêmicos “ufopenses” são motivo de achincalhamento.
Mas não é isso que realmente vai qualificar o maior retrocesso “ufopense”. Pior é a mordaça que o Rei despódico da UFOPA põe nas pessoas que ousam discordar de suas opniões. Lá não vivemos numa república e, tampouco, numa democracia. Lá, o governo não é servidor, ele é senhor. Lá, o monarca anda de carro de luxo (isso quando nos dá o desprazer de sua presença) enquanto falta os itens mais básicos aos estudantes, como livros e professores. Meros detalhes para quem vive num hotel chique e longe de quaisquer manifestações contrárias, que são tolhidas na raiz, mediante suspensões, PAD´s, músicas altas ou qualquer outro artifício que seja necessário utilizar. Mas qualquer semelhança com ditadores e tiranos deve ser mera coincidência… Afinal, está tudo certo, tudo muito bom para os “bons selvagens”
O simples fato de não poder haver faixas e manifestações na UFOPA já demonstra que algo está errado. A democracia, tecnicamente falando, é a participação popular nos meios de decisão, é a configuração de ações que privilegiem os direitos fundamentais. Não é necessário muito para que se constate a discrepância entre esse ideal e nossa realidade. Remamos contra o resto do mundo. Mas está tudo certo.
Quem não deve não teme. Por que então não abrir o modelo da UFOPA para discussão com acadêmicos, estudantes de ensino médio, professores, servidores…? Não serão eles os maiores “beneficiados”? Por que temer?
Segue para conhecimeto de todos o link da reportagem da G1 sobre as varias chamadas das instituições de nível superior.
https://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/03/universidades-publicas-de-sp-ainda-nao-preencheram-vagas-do-vestibular.html
Essa vai para os mentirosos do DCE que insistiram na mentira de associar as várias chamadas da UFOPA com a questão de credibilidade. A mentira tem perna curta, qual vai ser a desculpa desse grupinho partidário agora ? Pensei que só era a reitoria os metirosos daqui.
Fora filhinho de papai do DCE, precisamos de pessoas adultas e não mentirosas como nossos representante.
Será que ninguem aprova o sistema de ensino dessas universidade, será que falta credibilidade nelas.DCE conte outra…
Você quer comparar Universidades que colocam mais que o dobro de vagas que a UFOPA disponibiliza. Já que você é tão espero e propôs que nos olharssemos este link, então vá ler o conceito de INTERDISCIPLINARIDADE e depois leia o de ADISCIPLINARIDADE e aí vamos ver quem está brigando por algo maior que disputa partidárias.
Depois do ENEM e SISU a forma de se entrar na univeridade mudou completamente, será que ninguem percebe isso? E ficam ai nessas briga de egos.
Vamos nos espelhar na Primavera de Praga, na Revolução dos Cravos, na Revolução de Veludo e, principalmente, na Quarta Internacional. Revoluções que se não fizeram uma total ruptura, conseguiram ,sim, mudar muita coisa.
Jullian, você não acha que o Caps, o observador e o representante das galhinhas é o mesmo pateta? Você consegue perceber a semelhança na escrita e nas ideias ? Mandei uma mensagem pro observador e o Caps respondeu rsrsrs. Esse ser, totalmente perdido (mas que pode se achar) criou esses personagens só pra não ficar sozinho contra o DCE rsrs pra não ficar sozinho na sua vasta ignorância.
É não pensei nisso. Mas você está certa. Então, só nos resta mostrar para esse personagens o quão grande é o “MOVIMENTO UFOPA LIVRE” e que nos vamos, sim, conseguir a ‘UNIVERSIDADE QUE QUEREMOS’. Você é bem observadora.
Não só um sopro. Mas vem por aí uma tempestade que tará consigo uma revolução. As maõs inúteis e as bocas cheias de vermes vão mudar essa Universidade.
A diferença da Didatura para a Democracia, é que na primeira tinha punição, até de morte, para quem se manifestasse e na segunda, a democracia, manifestação equivocada está virando anarquia. Um bom meio termo não seria mal heim!
Uma boa OBSERVAÇÃO, é OBSERVAR a si próprio.
Abs e boa sorte para aos alunos da UFOPA.
Telma
Então, não sabia que galinhas já estavam escrevendo no mundo virtual.
Pois é a moderidade já chegou por aqui no galinheiro.
Modernidade. Não é porque você se esconde atrás de pseudo-nomes, que deve escrever errado. aida consegue entar na Universidade. É, realmente, uma decadência.
Ainda consegue entar na Universidade. Erro de Digitação.
Ai ai, esse povo é muito rídiculo mesmo, ficam devendendo os BURROS E FILHINHOS DE PAPAI DO DCE pq? Resposta: São tão burros qnto eles. Se querem fazer revolução, vão pelo menos revolucionar sem ridicularizar a classe q não faz parte desse D… Galinhas!!!
Observador, você deve ser calouro da UFOPA né? . Quer mudar a diretoria do DCE? Monte uma chapa, escreva melhor, melhore os seus argumentos, estude mais e tente entender o que realmente está se passando na UFOPA. Procure saber quem realmente são as pessoas do DCE, e se você pode fazer melhor, faça.
Respondendo a Patetona da Gisele Almeida : Não, não sou calouro, muito pelo contrário, sou da turma de 2008.
Piorou então, a situação é bem mais séria. Primeiro você não se decide quem é: observador ou caps? além de não ter coragem de se identificar oficialmente. Compare os seus textos com o do Wallace e do Ib, consegue perceber a diferença? Pois é, é por esses e outros motivos que a galera do DCE lutam. Lutam para que você tenha uma educação de qualidade, que você saia da Universidade realme te capacitado. Pra que você seja ouvido e respeitado dentro da Universidade, para que você não engula qualquer porcaria intitulada de conhecimento. Pelo visto é isso que você tá fazendo.
Quer dizer que são eles que lutam para a gente sair da universidade capacitado é?rsrsr.Eles são os primeiros que nem terminam seus cursos no tempo certo. Cada acadêmico dessa instituição sabe o quer da vida, não precisamos de filinhos de papai que se auto intitulam nossos representante falando por nós, cada um luta pelo que é seu.O DCE luta pelo deles e quem é contra também.Qual o problema de vocês que não aceitam criticas ao DCE? Tem medo de oposição? Onde está a democracia entre os estudantes, não é o DCE que fala disso contra a reitoria?
Eu concordo com o representante das GALINHAS, se é pra tirar o reitor, tudo bem, por que não? Mais vamos tirar tbm esse bando de Revolucionários de Merda do DCE!!! Vão aprender a fazer manifesto sem ridicularizar o resto dos estudantes, se vcs se acham uns galinhas, paciência, mais não queiram fazer que os outros estudantes tbm se achem.
Primeiramente eu quero que você vá aprender a escrever. Segundo, a galinha representa a alienação e o comodismo daqueles que só sabem criticar o movimento estudantil. Esses mesmo (um deles é você) não se coçam, então, quando nós tivermos conquistado a DEMOCRACIA na Universidade, vocês seram os primeiros a participarem dessa DEMOCRACIA.
Ai ai, esse Julian mesmo, o que é, tá querendo falar bonito agora? Que democrácia é essa do DCE?
E vcs conquistanto a democrácia, háááá, faça-me o favor, vá plantar batata no asfalto, se me odeia deita na BR!!!
Eu concordo com o REPRESENTANTE DAS GALINHAS, esses burros do DCE tem mais é que sair mesmo. Banco de revolucionários de merda!!!
Faça melhor.
Obsevando alguns comentarios aqui no blog, da até vontade de rir mesmo .O DCE é tão baixo que até com galinha discuti.rsrs O que vocês vão fazer agora invadir um galinheiro? Porque estão tão preocupados com a imagem do DCE…quem não deve não teme.
O humor do cara que escreve representando as galinhas é uma forma de criticar o que estão acontecendo na UFOPA,seja por parte do DCE ou da reitoria. Será que vocês não percebem isso… Por acaso sabem ler e interpretar a mensagem?
OBS: A quem vocês do DCE querem engana fazendo a relação das chamadas da ufopa com a questão credibilidade, ainda continuam batendo nessa mentira. A propria UNICAMP já está na 9ª chamada, será que ninguem quer estudar na UNICAMP uma das melhores do Brasil? Isso sem falar na UNB – 7ª chamada a Unesp- 6ª chamada, assim como outras universidades , é só pesquisar.
FORA ATUAL DCE, já está na hora de pessoas mais inteligentes representando os estudantes.
Quando uma pessoa coloca o nome “OBSERVADOR” espera-se dela uma análise imparcial e detalhada de uma situação, ao qual seja abordada os diversos ângulos do obejeto de observação.
No entanto, não é o que se observa do nobre colega OBSERVADOR.
A crítica a algo – para que se dê credibilidade – sempre deverá ser fundamentada em argumentos palpáveis. Desta forma, criticar o DCE não é o problema, este se encontra na falta de subsídios concretos e coerentes.
Posso dar um exemplo: Em assembléia o DCE se compromete a tomar uma postura e este não executa o que foi estabelecido pela base, portanto, violando a determinação de uma instância superior de representação.
Essa é uma crítica!
Agora argumentos como: “FORA ATUAL DCE, já está na hora de pessoas mais inteligentes representando os estudantes.”; “bando de socialista” e “partidários do PSOL E PSTU” não podem sequer ser levados em consideração por profunda ausência de embasamento!
Finalizo que – EU – não possuo qualquer crítica ao DCE, pois todas suas ações foram embasadas em determinações de assembléia ou coletivo representativo.
Ah, antes que mais uma crítica vazia se faça contra o DCE, adianto logo que NÃO FAÇO PARTE DA DIRETORIA DO ATUAL DCE, mas confesso que sua luta incansável me fez querer participar.
Até a reunião do DCE.
Calouro da UFOPA
Bem observado!
Esse é calouro mesmo, coitado….
Cooitado mesmo! Com um modelo acadêmico desses não se pode esperar algo muito bom. Ao menos tem um pensamento altruísta e tem pensamento crítico, pois devem ter muitos veteranos puxa-sacos e calouro hipnotizados pelo relógio caro do reitor ou quem sabe estarem com overDóris, a gordinha linda e boazinha de Brasília. Vamos procurar gente, saber o que está acontecendo. Estar na universidade pública não define o futuro de ninguém. Se tem se criticado a UFOPA com essa extremidade, algo deve estar muito errado.
Mas, nehuma delas pelo mesmo motivo da UFOPA. Lá não tem CFI. Não tem licenciaturas integradas e nem bacharelados interdisciplinares. O representante das galinhas não é o representante das galinhas, até porque não é galinha e sim pinto. Esse cara que posta dizendo-se titulador da “galihna que não é galinha é um mentiroso”.
Ele não sabe nem escrever. O que ele faz não é humor é sensacionalismo. Tenta aparecer. mas sabe que existem causas e coisas mais importantes do que falar mal. Diferentemente do DCE, que fala mal, mas dá soluções.
“Não sei onde eu estou indo, mas sei que estou no meu caminho,
ENQUANTO VOCÊ ME CRITICA EU TÔ NO MEU CAMINHO”
(Raul Seixas).
DCE – Não sou contra o DCE, e sim ao fato de por la a “DEMOCRACIA ” ser transvertida de argumentos preestabelecidos, como se fossem os mais “absolutos e verdadeiros”, se fala tanto da reitoria, que acabam por cometer o mesmo erro.
Tomara que este sopro vire logo uma pororoca amazônica, e que venha varrendo e limpando a ditadura na UFOPA.
Telma Amazonas
HAHAHAHA, eu me divirto lendo como tem alguns calouros e veteranos que gostam de ser feitos de otários, se acham o máximo em dizer que são contra o DCE, não percebem o quanto isso soa ridículo, só mostra o tamanho da burrice que há em vocês, e sinceramente???
Espero que vocês se dêem muito mal, só assim saberão valorizar, e quando vierem ao Wallace, ao Nery, ao Ib, ou a qualquer membro DCE pedir ajuda, espero que lembrem de cada palavra idiota que voces escrevem aqui.
Andando e ciscando pela UFOPA, percebi essa semana algo estranho… peraí… O DCE fazendo a cabeça dos calouros do CFI? Não eram esses alunos novos as “cobaias” da UFOPA? Eu ouvi o DCE dizer isso várias vezes.
Ora bolas, deixa as cobaias da UFOPA para a reitoria ou vocês querem essas “cobaias” para vocês? E fácil fazer a cabeça deles né? Ainda estão perdidos nesse ninho de cobras chamado UFOPA.
Não sei se tenho pena dos calouros da UFOPA ou dos meus companheiros de luta o Pinky e o cerebro, cobaias de laboratório que querem dominar o mundo. Daqui a pouco eles terão suas imagens denegrida pelos rebeldes do DCE em algum protesto, assim como fizeram com nós as galinhas.
Mais lutemos até o fim, “FORA A ESSE ATUAL DCE”.Não permitiremos que sujem a imagem de mais animais inocentes.
Eu vou comer essa galinha.
Jeso não permita por favor publicações de ameaças de morte a minha espécie em seu blog.
Por sermos considerados cobaias é que procurei o DCE e acredite, isso não foi eles que disseram. Falar que somos cobaias partiu de mim e de uma amiga, não foi nenhum diretor do DCE que começou com essa história. É ridículo fazer piada com uma coisa tão séria, com o percurso acadêmico de todas as 1200 pessoas que entraram nessa Universidade. O uso da galinha foi uma sátira, não use isso como argumento para denegrir a imagem do Diretório Central dos Estudantes.
Já disse que não é a verdadeira galinha.
Querida galinha, sabe qual a diferença de nós duas? Vc vai continuar a comer as migalhas que vão jogar pra você, enquanto eu escolho o que quero comer, você vai ter sempre uma visão para baixo, enquanto Eu tenho uma visão muito além do que vc possa imaginar, você é o alimento para as Cobras enquanto eu me alimento delas. Aquela galinha que estava no dia do manifesto era uma sátira contra o modelo de ensino da UFOPA, algo tão baixo tão triste que o resultado foi 8 chamadas para prencher as vagas, que ninguem queria!
Sou calouro e ainda bem que me disponho a ouvir todas as críticas, tanto de calouros, veteranos, DCE, professores, oDóris e até de galinhas. O que não posso é deixar que me imponham qualquer coisa que digam ser revolucionária. Agora é triste q tu não seja democrático. Ouvi bastante e digo: sou contra o CFI, o IDA, e qualquer forma falsa de interdisciplinaridade.
Não pude participar da aula magna oficialesca no último dia 18, ou melhor, do legítimo protesto contra o autoritarismo presente na Universidade Federal do Oeste do Pará. Contudo, compartilho minha solidariedade com aqueles que hoje são injustamente acusados por um reitor sem legitimidade, de forma leviana e infundada.
Fiz minha graduação em Agronomia na Universidade Federal do Ceará onde participamos de inúmeros protestos, dentre os quais destaco a ocupação de reitoria por uma semana e a interrupção de uma palestra virtual (à distância) do então Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, para mais de 3.000 pessoas no Centro de Convenções de Fortaleza. Em nenhum destes protestos sofremos qualquer constrangimento por parte dos dirigentes daquela Universidade, apesar das discordâncias. Estes dois eventos completarão dez anos no segundo semestre deste ano. Ao final de 2011, a geração que participou destes acontecimentos pretende se reunir para refletir sobres àqueles momentos vividos em dias muito intensos e pensar no presente como aquilo modificou aquela Universidade Pública e a nós mesmos. Foram aulas para mim tãbo importantes como outras que hoje sequer me lembro o nome dos professores…
Hoje, além de servidor público aqui em Santarém, sou estudante da Ufopa. Faço um curso de especialização à noite, com um quadro de excelentes professores, inclusive o Professor Gilson Costa, que me orienta no trabalho “Políticas públicas territoriais e resistência camponesa: o casa da Flona do Tapajós”. Gilson também é meu amigo e compartilharmos visões de mundo semelhantes.
Mas, que me desculpem os meus queridos professores e meu orientador afastado, alguns deles presentes na assembléia de sua categoria, mas não houve melhor aula nesta especialização do que a ocorrida da quinta-feira, quando pude participar como ouvinte. Não vou repetir as palavras do Wallace em relação à magnitude da aula.
Porém, foi no mínimo constrangedor não vê professores aliados ao projeto imposto pela reitoria em nenhum momento intervirem para defender o que está sendo feito ou mesmo fazer a defesa da punição do professor Gilson, como quer o Sr. Seixas Lorenço, que sequer tem capacidade de assinar uma Portaria sem afrontar princípios constitucionais básicos e da administração pública. (Veja em https://candidoneto.blogspot.com/2011/03/enquanto-isto-na-uiversidade.html). Seixas não estava lá, mas ao mesmo tempo focou sozinho naquela assembléia.
Coragem teve o professor Carlos França, de assumir publicamente a sua posição e neste aspecto está de parabéns, ainda que pese moralmente contra ele ter dançado feito uma Salomé pedindo a cabeça do João Batista na bandeja de Herodes (WikiLíngua: Correio eletrônico de Carlos França) . O líder sindical, que defende mais a reitoria que a categoria, teve certa coerência, mas não até o fim. Retirou-se da assembléia para não vê os seus pares votando democraticamente. Antes, com muitas manobras e desrespeitos, ameaçou renunciar, caso a categoria aprovasse uma moção em desacordo com as portarias do REI-tor contra o professor, o Wallace e os estudantes. Os professores votariam um documento exigindo a sua revogação. O capitão-do-mato fiel, ignorado pelos escravos rebelados, inclusive pelos seus companheiros, cumpriu a promessa, talvez esperando a implosão da aula democrática. Não foi o que houve. Saiu lentamente, porta a fora, sendo ignorado por todos, recebendo apenas um tchauzinho de um outro colega. O líder sindical que outrora pedia moderação e apontava que o papel de um sindicato seria construir creches, saiu desmoralizado. Viu que o mundo não girava ao seu redor.
Mas, a história é dialética. Estas fotos (https://educacao.uol.com.br/album/ufpe_saunas_aula_album.jhtm#fotoNav=5) foram tiradas nesta sexta-feira na Universidade Federal de Pernambuco. Os estudantes tiraram a roupa em protesto contra a falta de infra-estrutura naquela universidade. Verifiquem as autoridades na mesa. Entre elas está o reitor (de gravata vermelha), ainda que constrangido, rindo da situação. Talvez daqui a dez anos estes jovens ainda mantenham-se coerentes ou pelo menos se sentem juntos para pensar sobre o que fizeram, sem nada para se arrepender.
Inquisidores da Ufopa, “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. É o que diz o capítulo primeiro da Lei de Diretrizes de Bases da Educação (Lei n° 9. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Será que daqui a dez anos vocês terão coragem de sentar com seus pares para lembrar de cabeça em pé o que hoje pretendem fazer?
Cara não dar a ideia, não quero ver esses filinhos de papai do DCE pelados por ai.rsrs
Mas antes fantasiados de galinhas mesmo.
Dizer que no DCE só é aceito filiados ao PSOL ou ao PSTU é uma MENTIRA. Eu, como calouro e colaborador do DCE, vejo pessoas lá que não participam de nenhum partido político e nem mesmo simpatizam com o Socialismo. Antes de falarem qualquer coisa, participem da reunião do DCE e aí sim, façam verdadeiras críticas que não esse discurso ridículo feito pela reitoria e o digníssimo professor Carlos França, que aliás, sumiu do blog depois de sua exoneração do SINDUFOPA.
Esse é calouro mesmo, os que não participam de partidos ou não são metidos a socialistas são na verdades as cobaias do DCE.Um dia eles caiem na real. A democracia dentro do DCE não existe.
Por um novo DCE. Fora filinhos de papai.
Cobaias somos nós do CFI, não fale do que você não sabe.
Aliás, a democracia existe tão bem dentro do DCE que ontem houve uma assembleia e todos os lados foram ouvidos. Não julgue, observador, que aliás, de observador não tem nada.
Autocracia. Essa uma palavra que expressa muito bem o sentimento de revolta de pessoas ou substantivos como o “Observador”. Como pode falar que não existe Democracia no Diretório, sem nem ao menos ter participado de algma reunião. você não pode falar em falta de Democracia, se só sabe criticar o Diretório e não dá opções ou soluções.
CARTA DO REPRESENTANTE DA ESPÉCIE G.GALLUS A TODOS DA UFOPA *
Peço encarecidamente que todos, principalmente ao DCE que respeitem a parti de hoje a espécie “G. gallus”, já que eles não respeitam a reitoria da UFOPA nem pessoa alguma da universidade, o mesmo posso dizer da reitoria com relação aos alunos.
Foi um absurdo a forma como usaram nossa imagem na aula magna ,justamente nossa espécie que faz parte da culinária do nosso belíssimo estado, oferecemos nossa carne saborosa a todos da UFOPA sem distinção , inclusive aos rebeldes do DCE na cantina da universidade e ao magnífico reitor em seu gabinete.Nossa classe esta se sentindo hoje ofendida e humilhada.Não gostamos nada de ser motivo de risadas por ai hoje depois daquele episodio da aula magna .Nossa espécie precisa ser respeitada. Nada temos haver com as brigas políticas existente na UFOPA.Não pertencemos a nenhum partido,nem PSOL ,PSTU ou PT. Ninguém nos consultou; ninguém nos procurou perguntando se nossa imagem poderia ter sido usada como protesto naquela hora.
Nossa classe decidiu em uma assembléia as escondidas aqui mesmo na UFOPA, que deveríamos fazer um protesto,pensamos em colocar uma pessoa fantasiada de “rebeldes do DCE” , mas pensamos melhor e percebemos que a reitoria iria proibi a nossa manifestação. Procuramos então o DCE mesmo, mas eles não permitiram nossa manifestação também , a final não pertencemos nem ao PSOL nem ao PSTU, eles não são nada democráticos assim como a reitoria também. Nossa classe ficou então em uma situação difícil. Porque temos que pensar como eles? Porque temos que optar por um dos dois lados para só assim escutarem nossas idéias? Onde esta a democracia aqui dentro da UFOPA. Não vejo nem por parte do DCE nem pela reitoria.
Parece-me que os mais democráticos aqui dentro são os professores, foi o que eu percebi até agora, eles não usaram nossa “imagem” para “badenar” como o DCE fez e nem foram contra manifestações como a reitoria fez. Tomara que isso continue. É um bom exemplo dado pelos professores.
No momento nossa classe se encontra revoltada, estamos prestes a surtar e subir em uma cadeira e começar a gritar “FORA A TODOS”. Afinal de contas não elegemos esse reitor, assim como também não elegemos nenhum dos rebelde do DCE,e nem apoiamos professor sem equilíbrio.Mas já que usaram com má fé a nossa imagem, também vamos entrar agora nessa luta.
Fora Reitor …Fora atual DCE.
A universidade não é palanque político…
OBS: Será que os a animais irracionais somos nós mesmo?
________________________________________
*.Critica a atual situação da UFOPA.
Sai daí representante das galinhas!
Você não representa nada. Prova que você representa as galinhas?
Pra representar as galinhas você tem que ser bem mais artístico, coisa que você não apresenta com esse seu texto apartidário.
E pra sua informação, não era uma galinha na aula magna, era um pinto. E o pinto não está em partido nenhum.
E antes de tentar representar qualquer espécie animal indico que leia, A Revolução dos Bichos de George Orwell. Segue trecho da obra:
Bichos “da UFOPa”,
Bichos de todas as partes!
Eis a mensagem de esperança,
No futuro que virá!
Cedo ou tarde virá o dia,
Cairá a tirania “da reitoria”
E os campos todos da “UFOPa”
Só aos bichos caberão!
Não mais argolas em nossas ventas,
Dorsos livres dos arreios,
Freios e esporas, descartados,
Chicotadas abolidas!
Muito mais ricos do que sonhamos
Possuiremos daí por diante
O trigo, o feno, e a cevada,
Pasto aveia e feijão!
Brilham os campos da “UFOPa”,
Águas puras rolarão.
Ventos leves soprarão
Saudando a redenção!
Lutemos todos por esse dia
Mesmo que nos custe a vida!
Cavalos, vacas, perus e gansos,
Liberdade conquistemos!
Bichos da “UFOPa”,
Bichos de todas as partes!
No futuro que virá! (A revolução do Bichos – George Orwell)
Obs: As palavras entre aspas foram intencionalmente modificados do texto original para relacionar com o contexto.
Realmente a “Revolução dos Bichos” é um livro muito bom para mostrar como funciona a sociedade comandada por varios governos, ele mostra de forma inteligente principalmente a questão da ambição do homem o sonho pelo “poder”. Aquilo que os revolucionario do DCE vivem buscando o “PODER”. As eleções estão bem ai galera, não esqueçam do “PSOL” e do “PSTU”.
Como disse a galinha mesmo, a universidade não é palanque eleitoral. Fora atual DCE.
DEU A LOUCA NA UFOPA!!!!
Alguma coisa, de fato, está fora da ordem na UFOPA.Durante a Aula Magna, que não aconteceu, vi um “PROFESSOR”liderando o “DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES”, puxando palavras de ordem e tentando impor aos calouros presentes a sua opinião contrária à existência da UFOPA. (Fico imaginando quando eu tiver que ter aula com esse dito cujo. Será que ele também vai querer se passar por aluno? Meus colegas e eu teremos que dar a aula?)
E aquele mascote da atual coordenação do DCE? Uma GALINHA! Ou será que eles estavam querendo nos chamar de galinhas? Em qualquer uma das hipóteses… um horror! AULA DE SEMIÓTICA NELES!
Agora, me aparece o atual coordenador do DCE, senhor Wallace Sousa, que além de arvorar-se representante dos estudantes também atua como funcionário da UFOPA, em estágio probatório, diga-se de passagem (que sequer escreveu uma linha pedindo desculpas aos calouros e ao professor que ministraria a Aula Magna interrompida por manifestação galinácea) se vangloriando de uma pretensa vitória da democracia conquistada em uma ASSEMBLÉIA DE PROFESSORES … Opa, ele não é estudante? Ou será que além de coordenador (sic) do DCE ele também foi eleito PORTA-VOZ DOS PROFESSORES DA UFOPA?
Do jeito que as coisas andam, não sei não… Acho que vamos precisar de uma junta psiquiátrica para tratar das equizofrenias das pseudo-lideranças que sequer sabem discernir seu espaço limitado de atuação política. Ou será que para eles tanto faz, e o que importa mesmo é a eleição municipal que se aproxima?
Nesse caso, e é o que parece, a UFOPA é apenas o APARELHO usado para se atingir os interesses pessoais. Para eles, danem-se os discentes, dane-se a imagem dos docentes da instituição!
Como estudante só me resta clamar:
POR UM DCE QUE REPRESENTE “DE FATO E DE DIREITO” OS ESTUDANTES!!!!
ELEIÇÃO PARA O DCE JÁ!!!!!
FORA WALLACE E SUA DIRETORIA GALINÁCEA!!!!
Parabens.Nossa especie G. gallus apoia sua colocação.
Prezado calouro, qual curso interdisciplinar vc almeja fazer??? Ah, naum sabe ainda né???? Td bem, daki a um ano vc me informa se conseguiu, mas caso naum tenha conseguido vc poderá repetir o ciclo básico, pelo menos vc já sabe utilizar o termo SEMIÓTICA.
Quanto a pessoa do Wallace, ele é acadêmico do curso de Direito e servidor público federal, aprovado em concurso público e , sim, ele está em estágio probatório, Entretanto, são alunos como ele que representam o que se espera de um acadêmico: poder de crítica e não passividade frente aquilo que se configura como uma pseudoverdade.
Sugiro que, vc calouros, construam um novo DCE, Vcs irão precisar logo, logo, quando não conseguirem adentrar no curso que hoje almejam, flw
Aqui falo com você, calouro, veterano, técnico ou professor. Todos aqueles que se mostraram contra o DCE e ao movimento estudantil. Sábado haverá um a assembléia às 18:00h. na escola Almirante e desafio você a um debate DEMOCRÁTICO e no campo das idéias. Um debate qualificado, algo que jamais essa reitoria poderá fazer.
Eu topo!
Estarei lá !!!
Que bo. Esse é o espírito!
Caros colegas professores, técnicos e alunos da UFOPA, a Constituição Brasileira assegura o direito a liberdade de expressão, porém a manifestação que vi na aula inaugural interferiu na liberdade dos outros alunos (calouros) poderem assistir a primeira apresentação de como funciona uma Universidade, aquela manifestação só fez com que os calouros criassem antipatia ao movimento dos estudantes, o que para alguns seria uma boa idéia de reivindicar seus direitos acabou servindo para prejudicar a ampliação do movimento, não é assim que se ganha apoio de mentes que ainda estão iniciando um pensamento critico. Quem já participou da discussão de projetos pedagógicos de curso sabe o que esta acontecendo dentro da UFOPA, mas os calouros não fazem a mínima idéia do que é este ciclo, assim como algumas pessoas que vi participando do movimento daquele dia, que me disseram que estavam lá para acabar com a aula magna, mas não sabiam os motivos. Existem outros meios de colocar suas reivindicações em prática, por exemplo, procurem o ministério público para requerer sua participação na construção da UFOPA . A direção da Universidade não pode implantar um novo sistema de ensino sem ter que passar pela aprovação do Conselho Universitário, coisa que não existe na UFOPA, nem tão pouco existe estatuto e regimento, algo que deveria ter sido feito em 180 dias a partir da data de publicação da lei de criação em 5 de novembro de 2009. Outra coisa, não se preocupem com o PAD – processo administrativo disciplinar, pois o reitor só poderá nomear comissão se estiver amparado pelo estatuto da universidade, e quem participar dessa comissão correrá o risco de responder processo civil por aceitar participar de uma coisa que não esta regulamentada dentro da UFOPA. Procurem os meio legais para assegura seus direitos, não fiquem utilizando de meios que só fazem prejudicar o movimento democrático de qualquer universidade.
Concordo com você.
Dá-lhe Hélio !!!! dá-lhe Hélio !!!! dá-lhe Hélio !!!! Abaixo os PH Deuses !!!! Fora os Rei Torres de Marfim !!! qua vão para os diabos que os carreguem !!! Long Life to Democracy !!! Hail the Libertyy!!!!
Esse filme é velho, já vivenciei coisas desse tipo entre 1988 e 1993 na Ufpª em Belém. Adivinhem quem era reitor nessa época? Errou quem disse que foi o Seixas. Parab[ens aos veteranos que tem discernimento e aos professores que não concordam com ditadura em pleno século XXI. Quanto aos calouros minha recomendação é para que estudem e aprendam o que é democracia e liberdade de expressão.
Achei lindo a vitoria da classe!!! Vamos pra luta espalhando o virus da Democracia, um tirano ja caiu e agora falta outros tiranos cairem!!
Democracia ja = Direta ja
Em breve um Blog Alternativo e Cômico.
É isso aí wallace, estamos sabendo o que vc está as perseguições que vc está passando, mas se precisar ocuparemos a reitoria!
DOMCRACIA JÁ!
Enquanto a “classe estudantil organizada” faz seu showzinho para colher frutos futuros (aposto com vcs como verão estas mesmas pessoas em futuras eleições para cargos públicos), está se discutindo á nível nacional uma greve, a luta é contra o Projeto de Lei Complementar 549/2009, em emenda à Lei de Responsabilidade Fiscal, que congela os salários dos servidores públicos por 10 anos, impede novos concursos para reposição de pessoal e reduz drasticamente os gastos com investimento na administração pública. O texto, de autoria da Casa Civil, já foi aprovado no Senado Federal e agora tramita na Câmara dos Deputados. Isso é uma verdadeira luta…e cada as categorias organizadas de Santarém….cadê
Carlos França caiu! Derrota do fascismo na UFOPA. VITÓRIA DA DEMOCRACIA!
Parabéns, professor do ICTA, é importante ter alguém desse instituto não compactuando com os desmandos, visto que a maioria deles é conivente!
Manifestações como as feitas pelo DCE são exemplos de que o movimento estudantil ainda respira em Santarém, onde agonizou por longos anos.
Pessoalmente, fiquei muito feliz com o protesto e orgulhosa por termos na UFOPA estudantes mobilizados em exigir respeito e liberdade de expressão. Parabéns a todos os envolvidos.
Tenho dito há anos que enquanto não houvesse nessa Universidade uma atitude mais ousada dos alunos nada mudaria e continuaríamos a ser tratados como idiotas.
Se dependesse de mim, como todos bem sabem, já teríamos interditado esse Campus, nos seus períodos mais obscuros. Ou será que esse é o período mais obscuro?
Antigamente eu achava que não era possível piorar. Mas me enganei profudamente. É ridícula e autoritária a intimidadação feita pela REItoria aos alunos do DCE através de ameaças de processos adminitrativos.
Creio firmemente na legitimidade das reivindicações feitas pelos alunos e na validade das manifestações realizadas. Quaisquer atos que tentem desqualificá-los seguramente serão rechaçados.
Resultado muito bom. A sociedade agradece, parece que as coisas estão retornando ao nível da racionalidade. VETERANO UFPA / UFOPA, seja razoável, os estudantes pediram um espaço de 3 minutos , o que lhes foi negado, resultando em confusão. Sua tese não tem fundamento, você deveria se aproximar do coletivo, afinal de contas, a luta deles é benéfica a você, caia na real.
Como eu já disse, O DCE teve todo o tempo e espaço da universidade para sua assembléia na quinta dia 17. As assembléias são para isso, nelas eles colocaram todos os pontos que lutam aos novos alunos. Aula magna não é local para isso.
Não sou contra tudo o que o DCE faz, mas sim a forma como eles atuam hoje, a mesma forma do passado, nada mudou.Também sou contra a manipulação da verdade como instrumento para conseguir militante para seus partidos. Sou contra utiliza o movimento estudantil como desculpa para brigas partidárias, sou contra o uso do movimento estudantil como palanque de futuros políticos mentirosos.
Sou a favor da democracia dentro do próprio movimento .
Não existe democracia sem oposição, a oposição ao atual DCE precisa existir.
“Apesar de você, amanhã há de ser outro dia. Eu pergunto a você como vai se esconder da enorme euforia.”
Essa é pra você, Seixas…..volta pra Brasília!!! Democracia já!!!
Transcrevo a máxima procunciada pelo prof. Dr. Hélio Moreira, docente do Curso de Direito da UFOPA, durante a aula Magna de democracia de ontem : “Vivenciamos, atualmente, na Ufopa, um período de despotismo e temos um despota travestido de Reitor pro tempore em seu comando [1]“. Parabéns, professores Hélio Moreira, Luiz Fernando de França e a todos os outros docentes que, conjuntamente com os representantes dos técnicos e discentes, se propuseram a construir o Estatudo dessa Universidade para que, futuramente, tenhamos a tão sonhada eleição direra para Reitoria e, com isso, deixarmos para trás esse período marcado por ações e feições despóticas. Viva a DEMOCRACIA !!!
Só há um jeito para clarear essa escuridão. ELEIÇÕES DIRETAS PRA REITOR!!!!!!!!!!!!!
Vamos que vamos o desafio foi lançado e a luta continua!
como diria o poeta Chico Buarque:
“Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de “desinventar”
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar”
Ainda acrescento, prezada Perla:
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal
…
“Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro”
TE CUIDA SEIXAS. DIRETAS JÁ!!!!
Só pra aumentar o repertório: “Pai, afasta de mim esse cale-se.”
Agora só falta a categoria discente se unir e lutar por democracia.
Como unir se vocês impediram nossa aula. Não respeitaram o Professor Armando cpom mais de 80 anos. Deveriam era pagar os gastos com a voinda do professor.
Realmente “uma aula magna de democracia” coisa que o DCE não soube fazer no dia 18. Aprendam mesmo com os profesores como funcina um verdadeira democracia sem baderna.
O senhor está se fazendo de desentendido.
O que aconteceu nesta assembléia foi reflexo do protesto da aula magna, tanto é que os professores se manifestaram solidários aos estudantes.
Fala sério…
Vc e sua campanha pra difamar o DCE…
Vocês realmente não sabem o que é DEMOCRACIA, pois o que o DCE fez na aula magna foi ANARQUIA, pois os prejudicados fomos nós calouros, e não vocês veteranos que fazem protestos ridículos de politicagem.
Além disso, nenhum dos membros do DCE recebeu voto dos calouros para se dizer representantes nossos. A bagunça que fizeram foi por conta de vocês!!!!
Calouro, não existem dois grupos distinto. Todos nós, independentemente do nosso ano de ingresso, somos de uma única categoria: OS ESTUDANTES DA UFOPA. Por isso, junte-se a nós para construirmos juntos o movimento estudantil, suas contribuições serão muito bem vindas. Não se renda a discursos imediatistas e preconceituosos que tentam espalhar a respeito dos estudantes que lutam!
Os representantes do DCE UFOPA são pró-tempore. Quando o estatutoestiver pronto nós poderemos votar para o Diretório. Vocês que criticam a diretoria do DCE, sejam calouros ou veteranos, não fiquem de braçõs cruzados, unan-se , montem uma chapa e participem das eleições, quando a estatuinte estiver terminado o estatuto. Mas, principalmente, não fiquem estagmados durante esse tempo. Professores estão sendo casados, alunos estão sendo casados, técnicos estão sendo casados. Não fiquemos escrevendo balelas, vamos nos unir contra essa reitoria que pune sem se quer fazer um processo inquisitório. Nós os discentes, sómos a classe mais importante desta Universidade, sómos também a mais forte se unirmo-nos.
Professores conscientes da ufopa , UNI-VOS!!!
A assembléia foi um exemplo de democracia, nunca demonstrado pela reitoria. Parabéns aos docentes que ousaram iniciar a construção de uma nova história!
Transcrevo a máxima procunciada pelo prof. Dr. Hélio Moreira, docente do Curso de Direito da UFOPA, durante a aula Magna de democracia de ontem : “Vivenciamos, na Ufopa, um período de despotismo e temos um despota travestido de Reitor por tempore em seu comando [1]“. Parabéns, professores Hélio Moreira, Luiz Fernando de França e a todos os outros docentes que, conjuntamente com os representantes dos técnicos e discentes, se propuseram a construir o Estatudo dessa Universidade para que, futuramente, tenhamos a tão sonhada eleição direra para Reitoria e, com isso, deixarmos para trás esse período marcado por ações e feições despóticas. Viva a DEMOCRACIA !!!