por Sidney Canto
Dia 7 de novembro de 1914
Nasce em Santarém, a senhora Gioconda Peluso, musicista. Filha do casal italiano Domingos Peluso e Marieta Mattera Peluso. Juntamente com sua irmã, Rachel foi fundadora do Instituto Musical Padre Maurício, em São Paulo. Soprano, fez apresentações no Teatro Municipal de São Paulo e na Itália, interpretando obras musicais de músicos santarenos, entre os quais o maestro Wilson Fonseca.
Leia também:
Frades chegam ao Tapajós.
Há 95 anos, morria o Barão do Tapajós.
Tentativa de assassinato contra político do PL.
Capitães descem o Tapajós.
Rei manda sequestrar bens de jesuítas.
Tive em minha juventude, o imenso prazer de conviver com a dona Gioconda e Raquel Peluso. Fiz muitos serviços de officeboy. Eu trabalhava na rua Marquês de itu e, costumava ir muito ao correio para elas.
Fui aluno da Raquel e Gioconda Peluso, nos Campos Elísios e ainda moro nesse bairro. As vezes passo em frente onde moravam….saudades…..Elas organizaram também a Orquestra Brasileira de Acordeon, se não me engano , e fizemos inúmeras audições, principalmente no Clube Português, década de 50 e 60.
Na década de ’60 minha irmã Sara Ventura (artísitico) Sara Sermarini,aluna da soprano Gioconda Peluso e da pianista Rachel Peluso,se paresentouno teatro municipal e no extinto teatro São Paulo nas óperas La Traviata e La Bohéme,foi um grande sucesso e sei que a Gioconda e a Rachel,gravaram alguns trechos ou ensaios de minha irmã na sala de áula;.gostaria saber se há alguma chance de encontrar em algum lugar bem guardado alguma destas gravações,que na época foram efetuadas no gravador italiano a fio magnético marca Geloso;se ouver uma chance de conseguir uma dessas gravações ficaria eternamente grato,pois seria a única lembrança do estrondoso sucesso que minha irmã com o nome de Sara Sermarini auferiu;este nome se deveu à nossa mãe professora e compositora,muito amiga das irmãs Peluso conhecida como Fausta Sermarini,(ela consta inclusive no livro:compositoras Brasileiras ou mulheres compositoras brasileiras,se tiver alguma pista por favor me comunique no e-mail acima cadastrado,muito muito obrigado.
Olá
Minha mãe se formou com a Raquel Peluzo no instituto musical Padre José Mauricio, ela tem um diploma de conclusão e precisa de uma comprovação que esse curso seja técnico pois minha mãe trabalha na prefeitura e precisa desta confirmação para efetivação, como a Raquel Peluzo faleceu , a escola não existe mais, gostaria de saber se vocês podem me ajudar nesta declaração de curso técnico, se for necessário eu envio uma cópia do diploma. Aguardo contato.
Grata
Janaina
Há 100 anos (20/11/1911) nascia Milton Peloso da Silva,( o pai, claro).
À época se o recem nascido fosse filho de mãe não casada recebia o sobrenome do padrinho. Nesta hipótese, o casal de italianos Domingos Peluso e Marieta Mattera Peluso foram os padrinhos do papai.
A nossa família, para homenagear este centenario de nascimento, se reune no dia 13 de novembro, na casa de Dona Eunice Peloso, graças a Deus ainda viva.
No evento está em pauta a criação do “Centro Cultural Milton e Eunice Peloso”, que objetiva manter viva a memória deste casal, de origens afro/indígenas, que com imensuráveis dificuldades conseguiram criar 13 filhos para este mundo de Deus.
De público, o meu eterno agradecimento!!
Que tal mudar o nome da Avenida Sergio Henn para Avenida Gioconda Peluso, pelo menos tem história para justificar o nome da rua.
Falo sério.