Satélite deve continuar vigiando a Amazônia

Publicado em por em Internacional

O governo brasileiro estuda renovar o contrato com a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa), para a utilização do satélite ALOS no monitoramento e identificação de desmatamentos na Amazônia em períodos de alta cobertura de nuvens.

Em 2011, o ALOS foi usado pela primeira vez nas missões de fiscalização do Ibama.

O chefe de fiscalização da superintendência do Ibama no Amazonas, Jerferson Lobato, conta que o satélite foi fundamental para identificar áreas desmatadas especialmente no período chuvoso, quando as nuvens dificultam a identificação das áreas.

Por usar sistema de radar, o satélite japonês conseguia capturar imagens de áreas florestais devastadas, independente da quantidade de nuvens, complementando as informações obtidas por outros satélites empregados no monitoramento da Amazônia.

Leia mais em Satélite japonês vai continuar monitorando desmatamento na Amazônia em época chuvosa.

Leia também:
Apoio à produção de andiroba e copaíba.
Índios Arara denunciam poluição do rio Xingu.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *