Órgãos captados seguiram para 4 cidades

Publicado em por em Saúde

Foto: HRBA/divulgação
1a captacão de órgãos do HRBA em Santarém. Foto: Agência Pará
O procedimento de captação de órgãos sendo executado no HRBA em Santarém na manhã de ontem (20)

Os órgãos da 1ª captação para transplantes realizada em Santarém vão beneficiar pessoas em pelo menos 8 pessoas em 4 cidades diferentes do país, segundo informações da Central Nacional de Transplantes, que faz essa distribuição.

Os rins e as córneas seguiram para Belém.

O coração foi encaminhado a Curitiba (PR) e o fígado, a São Paulo ou Fortaleza.

No 2º semestre, um outro marco histórico deverá ocorrer no HRBA (Hospital Regional do Baixo Amazonas): a realização do 1º transplante no município, que deverá ser renal ou de córnea.’

Há uma fila de espera com cerca de 100 pacientes renais, segundo informações do nefrologista Emanuel Espósito, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HRBA.

A doadora é uma mulher de 40 anos que teve morte cerebral no sábado (19).

Leia mais em Hospital Regional do Oeste faz sua primeira captação de órgãos.

Leia também:
A 1ª doação de órgãos.


Publicado por:

23 Responses to Órgãos captados seguiram para 4 cidades

  • Continuei divugando as coisas boas das quais ainda podemos usufruir, como por exemplo estes profissionais da saude, que faz valer profissão com compromisso de ajudar sem estardalhaço.
    Muito bom Jesos, sua lembrança dos medicos que deram sua parcela de colaboração a esta cidade, ajudando pessoas, que muitas vezes nem tinham como pagar sua consulta e muito menos uma cirurgia e nem por isso deixou de ser atendido. DEUS ABENÇÕE ESTES PROFISSIONAIS QUE PASSARAM COM ESTE ESPIRITO.

  • Jequitibá, Jeso e outros. Sem dúvida mérito sim para a Dra Nívea que faz transplante de córnea aqui em Santarém.
    Gostaria de fazer 2 colocações: 1- Existe um diferença bem grande em realizar Captação de Múltiplos Órgãos (inclusive córneas, inclusive para q a Dra Nívea faça os transplantes dela), que necessita de uma imensa estrutura hospitalar, profissionais capacitados, disponíveis e engrenados a um sistema estadual e nacional de transplante cheio de leis e regras. E ainda correndo contra o tempo. O buraco é um pouco mais em baixo. Dá um pouquinho mais de trabalho ..
    2- E outra, a Dra, Nívea ela não faz isso de graça e acho que nem deve fazer! Ela recebe pelo SUS ou particular.

  • A doação de órgãos, no Brasil .ainda é precaríssima haja vista programas de esclarecimento à população.O Repórter 70 de”O LIBERAL” nos fala de que dia 20/02 , sábado passado, foi feito um transplante renal , no Ophir Loyola,com um rim recebido de Roraima.Ao mesmo tempo, relata-nos de que uma equipe de captação de órgãos havia se deslocado a Santarém ,culminando com a primeira captação de orgãos no Baixo Amazonas.

  • Jeso, entreviste a Dra Nívea e publique no Blog, vale a pena divulgarmos nossas grandes conquistas na sofrida Santarém.É só um sugestão.

  • Caro Jeso: como é próprio do nosso Blog, primo ao máximo em escrever notícias com responsabilidade .Os transplantes executados pela DRA NÍVEA TRANSCORREM NO MAIS RESPONSÁVEL ANONIMATO POSSÍVEL,SEM ESTARDALHAÇOS E PROPAGANDAS DE CUNHO MERAMENTE COMERCIAL E PROMOCIONAL, OBJETIVANDO, UNICAMENTE, O BEM DA COLETIVIDADE.TEMOS TANTAS REALIZAÇÕES AUSPICIOSAS EM NOSSA SANTARÉM E NÃO SABEMOS.SOMOS EXCELÊNCIA EM TRANSPLANTES DE CÓRNEAS EM SANTARÉM.OXALÁ DETERMINADAS ONG’S QUE PROPALAM ATENDIMENTOS MÉDICOS ATUASSEM NO ANONIMATO,ÊSTE TAMBÉM DRENA DOAÇÕES, NÃO HÁ NECESSIDADE DE FILANTROPIA PROPAGANDISTA, ESTA ARRAIGA NA POPULAÇÃO FRAGILIZADA FALSA AJUDA ABSTRATA.SOU ADEPTO DA FILANTROPIA QUE PARTE DE CORAÇÕES E MENTES CARIDOSAS E ANONIMAS.SÃO MELHORES E CERTAMENTE ABENÇOADAS POR DEUS.

  • É impressionante a evolução do Hospital Regional de Santarém. Dificilmente encontramos um hospital com essa estrutura e qualidade de equipe em cidades longe das capitais.
    Vocês de Santarém são privilegiados por terem o HRBA em sua cidade.
    Parabéns a todos os profissionais do HRBA por esse grande passo. Isso só é possível quando se tem uma equipe competente e comprometida. Vocês são um exemplo a ser seguido pra todos nós da Saúde!!!!

  • Parabéns a toda equipe do HRBA! Nosso Hospital Regional cresce a cada dia e se torna uma referência em Saúde para a Região Norte do país. Termos uma estrutura como essa é motivo de segurança e orgulho para todos os Santarenos. Parabéns à direção, médicos, enfermeiros e demais profissionais que fazem parte da equipe deste belo hospital. Vocês dão exemplo de como se faz saúde pública de qualidade.
    Torço para que as UTIs sejam ampliadas e os transplantes sejam implantados o quanto antes para que os pacientes que estão na fila, principalmente os renais crônicos, tenham essa possibilidade para uma de uma vida melhor.
    Á equipe do HRBA o meu agradecimento, reconhecimento e aplauso.
    Grande abraço pra vocês!!!

  • Caro Jeso, td bem?!? Para efeito de informação:

    Transplantes de córnea já são realizados aqui em Santarém há algumas décadas, sendo inclusive iniciados pelo Dr. José Pinheiro e Dr. Miled Obeid na Fundação Esperança!!! Atualmente sendo realizado pela competente colega Nívea Saldanha!!!

    Grande abraço!!!

    1. Quanto ao inicio dos transplante ralizados em santarém, teve uma grande colaboração filantropica do Dr. Miled, acontece que este medico saiu de Santarém sem mais voltar pra fazer ainda mais esta ação, será que ele saiu decepcionado de Santarém?

  • O transplante renal virá com o tempo no HRBA, com certeza.Ralizou-se, com a equipe credenciada do Ministério da SAÚDE vinda de Belém e Médicos do Hospital Regional a captação de órgãos de uma paciente para transplante em diversas regiões do Brasil.Belém , pelo que leio , não realizou transplante de fígado até agora, renais têm efetuado, coração houve um e pararam,pulmão não tenho notícias e de córneas, Santarém os faz rotineiramente pela brilhante Médica Dra Nívea Saldanha, CLÍNICA OFTALMOLÓGICA TAPAJÓS, trabalhando anõnimamente para o bem dos pacientes por ela atendidos.Caro Jeso, você pode , após certificar-se, publicar em seu Blog esta grande notícia para Santarém, embora tardiamente.Se não fosse a captação de órgãos da paciente no HRBA essa grande noticia passaria em branco.

  • Meu caro Jeso : OS TRANSPLANTES, MAIS DE VINTE, NÃO TENHO CERTEZA MAS PODERÁ OBTER COM A Dra Nivea Saldanha na Clínica Oftalmológica Tapajós. Me informaram que a mesma tem autorizãção para fazê-los em Santarém pelo Ministério da Saúde.Mais esclarecimentos terá, com certeza, com a Médica mencionada.Como vemos, trabalha-se em silêncio sem estardalhaço em nossa Santarém, quase anônimamente.Portanto, vários transplantes de córnea são efetuadas, anônimamente, há vários anos.

  • A equipe médica formada pelos Drs. Mauricio Iasi e André Rodrigues que fazem parte da Coordenação da Central de Transplante do Pará, que serão sempre benvindos a Santarém e ao HRBA, que fique esclarecido que são estes os profissionais responsáveis por este serviço de captura de órgãos para transplante em outros estados seguindo a fila de espera. Depois da triste notícia das cooperativas médicas, esperamos que os concursados sejam logo chamados para que este serviço seja efetuado com melhor qualidade e legalidade. Se o nosso Governo pode sustentar as OS com milhões e estas pagam altos salários a êstes profissionais, é justo que faça o mesmo com os concursados.

  • Caro Jeso
    Dra.Nivea Saldanha, já há vários anos, realiza esses transplantes com córneas vindo das mais diversas paragens.Cheque no Google!

  • Parabens para a equipoe de profissionais envolvidos nessa conquista.
    Parabens ao HRBA ((Hospital Regional do Baixo Amazonas).

    Pelo que já ouvi de amigos e parentes a qualidade do HRBA está a caminho da excelencia.

    Telma

  • Sera que teremos que passar a administração do Municipal para uma O.S … so ouço boas noticias de la.

    Parabéns HRBA

    1. Caro Armando, o projeto Abaré é uma boa notícia vinda da política municipal de Saúde. Há, sim, bons ventos soprando do HMS. É só querer sentir/enxergar.

      1. Os transplantes de córnea são realizados pela Dra Nívia Saldanha em sua Clínica de Oftalmologia.

  • Santarém já reealiza transplantes de córneas há vários anos , portanto, o pioneirismo do HOSPITAL REGIONAL DR WALDEMAR PENA NÃO MATERIZAR-SE-À.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *