
Numa revista realizada hoje de manhã (27) na penitenciária agrícola de Cucurunã (Sílvio Hall de Moura), em Santarém, sob o comando do GTO (Grupo Tático Operacional), foram encontradas nas celas nada menos do que 20 celulares.
Os PMs também encontraram 12 estoques, 13 carregadores de celular e 12 papelotes de cocaína.
A revista foi realizada devido a quatro túneis escavados por presos para fuga encontrados no presídio nas últimas semanas.
O GTO, sob o comando dos tenentes Wilton Magalhães e Vanderlei Ferreira, comandaram a revista de todas celas dos 5 pavilhões da penitenciária, que hoje abriga 539 presos, dos quais 34 são mulheres.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Há pelo menos 5 anos, Cucurunã conta com o serviço de raio X à entrada para detectar armas e outros tipos de metal. Ainda assim, é comum a entrada de armas de fogo e armas brancas, além de celulares, na penitenciária.
Leia também:
Justiça libera menores acusados de matar casal.
Justiça libera R$ 1 milhão para presídio.
“Racha” na penitenciária.
kkk é piada. soube que agentes, que não são concursados e apenas contratados, qualquer pé de chinelo e apadrinhado político trabalham lá e deixam passar tudo…
Amigo..amigo de quem dos presos?kakak..só na provincia Santarena mesmo,Jeso vamos lá quero ver a noticia…vamos..vamos rapaz trabalhar..anota ai e corre atraz,dos 150 meninos que sairam no insulto de Natal só 45 voltaram..kakak..Jeso quem foi o juiz que deu o insulto de Natal?foi o mesmo que liberou os meninos da ELITE DE ALTER assim dominada pela facção que matou o casal…kakak..se fud…ram os mocorongos metido a intelectual…kakak
Acho é pouco eu quero é que se exploda…iuruuuu..adoro ver Santareno fazendo mer…a
Caro Jeso! É importante esclarecer alguns pontos, para que a notícia não seja dada de forma errada.
1º As revistas efetuadas na penitenciária, são feitas pelos agentes prisionais, e não pelo Tático. A polícia militar é acionada para dar apoio à revista, devido o grande número de presos que são retirados das celas, quem faz a revista nas celas e apreende os materiais, são os agentes e não a polícia.
2º A penitenciária de Santarém, á exemplo de outros presídios do Brasil, sofre vários problemas de lotação, de estrutura, de falta de funcionários, de segurança, de recursos.
– Uma penitenciária que foi projetada para custodiar 250 presos, e hoje tem quase 600. Devido a super lotação presos são colocados em lugares que não tem a mínima segurança, inclusive dentro de (igreja,de sala de aula , de oficina)
– Um prédio antigo, com a estrutura totalmente deteriorada, onde os presos facilmente conseguem cavar buracos, fazer túneis.
– Poucos funcionários para custodiar quase 600 presos, em uma área muito grande para fiscalizar, sem materiais adequados.
– Poucos policiais militares para fazer a guarda nas guaritas, ( esse é um dos motivos que os presos conseguem pular o muro e fugir)
Enfim, existem vários problemas que resultam em situações de fugas, rebeliões, tráfego de drogas etc., porém, quando acontece isso, as população e a imprensa, sem saber da realidade, acabam colocando sempre a culpa nos funcionários, como se esses fossem os responsáveis pelos problemas que cercam aquele presídio.
É importante que a população tenha as informações verdadeiras, para que se possa cobrar das autoridades, do governo do estado que tome providências urgentes, caso contrário essa situação vai infelizmente continuar.