
A Prefeitura de Juruti tem entre os seus servidores municipais contratados a irmã de um vereador que faz parte da base de apoio do prefeito Henrique Costa, eleito ano passado pelo PT para o terceiro mandato.
Graciara Hiroko Vieira Kobayashi trabalha na PMJ desde janeiro deste ano, tão logo Henrique Costa assumiu o cargo.
Ela é irmã do vereador Mário Itiya Veira Kobayshi, o Doutor Mário Itiá, estreante na política e eleito pelo PSB no ano passado com 482 votos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O PSB fez parte da aliança de partidos (PT, PSB, PTdoB e PV) que apoiou a candidatura a prefeito de Henrique Costa em 2016.
De acordo com o Portal Transparência de Juruti, Graciara Kobayashi recebe salário bruto de 5,4 mil reais. Está lotada na Secretaria Municipal de Administração, no cargo de assessora jurídica.
Em janeiro, ela ganhava 3 mil reais.
CONTRAPONTO
Alcançado pelo portal Jeso Carneiro, o vereador Mário Itiá reconheceu que Graciara é sua irmã, mas que não pediu ao prefeito para contratá-la.
“Inclusive ela me perguntou antes o que eu achava [da contratação]. Disse a ela que, no meu entendimento jurídico sobre nepotismo, não teria problema visto que a Câmara é outro poder e que eu não tinha competência para contratar ninguém na Câmara”, explicou.

O parlamentar adiantou que já teria provocado o Ministério Público do Pará para se posicionar sobre essa questão, porque também tem um irmão que é professor concursado da prefeitura e que foi nomeado diretor.
“Falei para os meus dois irmãos que se o MP se manifestar que se trata de nepotismo, eu renuncio meu mandato de vereador, pois eu não vou prejudicar a carreira deles”, disse.
Sobre o fato de fazer parte da base governista na Câmara de Vereadores, e isso ter facilitado a contratação de sua irmã pela Prefeitura de Juruti, Itiá assim se expressou:
“Meu conceito de base aliada é o seguinte: o que for bom para o município, eu defendo, mas aquilo que não for, eu não apoio”.
SILÊNCIO
O portal Jeso Carneiro também acionou o prefeito Henrique Costa, mas até o fechamento dessa matéria ele não se pronunciou sobre o caso. O espaço está aberto.

Leia também
Compra de votos: Câmara de Juruti aprova convocação do vice-prefeito
Mario Ithya é um moralista sem moral,… Na rigião do Rio mamuru a empresa de sua esposa a mega campeã em licitção KOBAIACHI TRANPORTES, Deve a muitos transportadores de alunos daquela região, dividas inclusive do ano de 2015..enganando HUMILDES TRABALHADORES!!!UM MEMBRO DO MTP, DEVERIA É TER VERGONHA NA CARA
Acho importante ressaltar que a advogada Graciara não é recém formada e nem acabou de receber sua carteira da OAB. Mas se queres publicar sobre nepotismo em Juruti, senhor blogueiro, meu conselho é que vire sua mira e gaste sua munição com alvos mais “estratégicos”.
A matéria não faz qualquer alusão sobre a quilometragem da carreira da advogada Graciara Kobayashi. Tão somente sobre as relações sanguíneas dela com o vereador governista Mário Ithya e a contração pela PMJ da veterana advogada. Com relação a alvo mais ‘estratégicos’, estamos a sua inteira disposição para a devida denúncia e o comprometimento que sua identidade não será revelada.
Não precisa de manifestação do Ministério Público inclusive Jeso esse vereador é membro licenciado do MPT e sabe que parentes na gestão é neputismo, provocar o MP pra que se ele mais do que ninguém sabe que é crime os parentes dele serem contratados no caso da irmã, do irmão é funcionário de carreira ai pode ter uma promoção, mas a irmã é serviço prestado através de contrato ou seja neputismo puro.