
Gabriel Constantino Zacharias, chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama, será exonerado nos próximos dias, em meio a uma temporada em que os focos de fogo assumem proporções inéditas na Amazônia e no Pantanal, informa O Globo.
O Prefogo é a unidade do Ibama responsável pelo combate às queimadas.
Analista ambiental que está no Prevfogo desde 2005, e que assumiu a chefia do centro especializado há 5 anos, Zacharias será substituído pelo militar Antonio Pedro Diel Bastos de Souza, capitão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Segundo o seu currículo, disponível na plataforma Lattes do CNPq, Bastos tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em bioquímica dos micro-organismos.
A exoneração de Zacharias ainda não foi publicada no Diário Oficial, e seu novo posto também é desconhecido.
☗ LEIA também: Marinha é acionada para interceptar comboio com toras de madeiras do Arapiuns.
Na semana passada, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou o coronel Homero de Giorge Cerqueira da presidência do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade, 2 dias após voltar de uma viagem ao Pantanal.
Ambos teriam discordado sobre como lidar com a crise das queimadas. O coronel Fernando Cesar Lorencini ocupa interinamente a presidência da autarquia.
Deixe uma resposta