Por iniciativa da prefeitura, arquiteto inspeciona estrutura física do Forte PauxisO arquiteto Nelson Carvalho e o secretário de Governo Júlio Maciel

Com expectativa de retomada das obras após o pagamento da contrapartida por parte da Prefeitura de Óbidos, o Forte Pauxis, que deveria ser concluído pela empresa Arte Mil, até o momento segue com as obras paralisadas.

Essa situação preocupa o prefeito Mário Henrique.

Leia também – Mensalão de Juruti: secretária de Finanças do prefeito é interrogada pela polícia.

Daí a iniciativa de trazer ao município o arquiteto Nelson Carvalho, para fazer uma avaliação da estrutura física do forte.

Nelson esteve em Óbidos nos últimos dias 10, 11 e 12.

Segundo a avaliação inicial do autor do projeto de restauro e requalificação do forte, e ao contrário do que tem sido divulgado e nem com a estrutura comprometida.

“O prédio não está em ruínas e nem abandonado, infelizmente ele sofreu uma ação de vandalismo. Percebe-se isso claramente no telhado, e neste momento a gente precisa interromper essa ação, pois as chuvas que podem comprometer a estrutura. Tirando isso, podemos retomar a obra, os materiais estão lá, e retomado de onde está a obra de restauro a gente pode partir para a parte de acabamento”, explicou Nelson.

O arquiteto lembra que neste momento a maior dificuldade é o processo burocrático, uma vez que a retomada do projeto só pode acontecer após a avaliação e aprovação do IPHAM.

A obra deverá passar por uma nova avaliação, uma vez que o projeto inicial é de 2007.

Na época, recorda o arquiteto, havia dificuldade de aquisição de alguns materiais que hoje podem ser encontrados ou substituídos sem perdas a identidade do projeto.

A obra de reforma e requalificação do Forte Pauxis tem em seu projeto áreas destinadas para museu, brinquedoteca e biblioteca, sala para exposições de média temporada, cine-auditório e praça de alimentação.

O secretário de Governo de Óbidos, José Julio Maciel, falou sobre a vinda do arquiteto autor do projeto ao município.

“Hoje a nossa maior preocupação é reiniciar as obras de restauro e requalificação. A vinda do Nelson é prova dessa preocupação da prefeitura. Ele é o autor do projeto, então é a melhor pessoa para fazer a avaliação. Nossa preocupação maior é concluir essa obra e habilitar o município em novos projetos”.

[Fonte – Ascom/Prefeitura de Óbidos]

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Por iniciativa da prefeitura, arquiteto inspeciona estrutura física do Forte Pauxis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *