Cenas em preto e branco: Auto do Círio

Publicado em por em Arte

Foto: Lila Bemerguy (*)
Auto do Círio. Foto: Lila Bemerguy

Auto do Círio (Encenação do Auto do Círio nas ruas da Cidade Velha, em Belém. 1997)

Lila Bemerguy, jornalista* Esta nova exposição virtual do blog é um conjunto representativo do trabalho em fotografia preto e branco de Lila Bemerguy – de 1995 até 2011. A fotógrafa começou a atuar na década de 90, em Belém, após passar por oficina de fotografia da Fotoativa, conduzida por Miguel Chikaoka.

Algumas das imagens apresentadas já participaram de exposições no Pará, em outros estados, além de Porto (2000), em Portugal, e Berlim (1999), na Alemanha. Tem fotos publicadas nas coletâneas “II Fotonorte” (1998) e “Fotografia Contemporânea Paraense- Anos 80 e 90”, do Ministério da Cultura e Petrobrás (2002).

Participou de salões como “Unama Pequenos Formatos” e recebeu prêmio aquisição no Salão Arte Pará nos anos 2000 e 2002. Foi bolsista do Instituto de Artes do Pará nos anos de 2003, com o projeto “Diário de Papel”, 2008, com o projeto “Fresta” e 2011, com o projeto “Olhares Cruzados”. Em preto e branco, prefere trabalhar à moda antiga, com filmes fotográficos.

Leia também:
Anjos urbanos.
Menino no lixão da sala.
Olhar de matapi.
Mãos.
Menina.
Paixão de 16 anos: Lila Bemerguy.


Publicado por:

9 Responses to Cenas em preto e branco: Auto do Círio

  • fantastic !!! beautiful photo of belém !!! my god !!! thanks for living in this paradise !!!!!!!

  • os energumenos, os bucéfalos os apedeutas o trogloditas os filisteus são a escória da humanidade !!! esse tal de adrubal faz parte desse time !!!! arre !!! a ignorância e a estupidez me cansam !!!!!

  • FINALMENTE uma imagem da exposição de saltar os olhos. A composição em PB ficou excelente. Aguardo ver outras imagens igual a esta, pois as anteriores não tiveram o mesmo efeito.

  • Obrigado Luana. Morei em Belém por 18 anos e fui em várias festas da Chiquita! Era divertido mesmo. O auto do Círio acontece até hoje, mas aumentou muito o público que acompanha e ficou mais dificil registrar.

  • Deve ser muito bom fotografar o Auto do Círio. Melhor ainda (e mais divertido) deve ser fotografar a festa da Chiquita. Rsrs. Professora, muito legal sua exposição de fotos que mostram um pouquinho de Belém e da época que a senhora viveu por lá.

  • Me poupe Lila. Estou cansado de Belém!…

    Mostre as coisas daqui da nossa regiáo….

    Essa sua arte já está por demais antitapajonica…. Cansei!

    1. quanto ódio….pelo seu pensamento parece que só deve existir arte e cultura que falem sobre santárem…se for de outra cidade ou regiao é antitapajonico, estao desvalorizando santarem, o povo de belem nao presta. Voce é óprimido? …pessoas como voce de mente tao obtusa é que cansam a todos! ainda bem que a maioria dos santarenos sabem apreciar arte de outros locais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *