Projeto selecionado pela Aldir Blanc vai levar poesia para ruas em diferentes
A cantora Priscila Castro gravando um poema do projeto de poesia. Foto: Ingerados/Reprodução

Proposto pelo padre e historiador Sidney Canto, o projeto Ingerados foi selecionado no Edital de Cultura Digital da Lei Aldir Blanc – Pará, organizado pelo Instituto Ágata.

O objetivo é simples: tirar as poesias das bibliotecas e acervos através de intervenções urbanas poéticas e disseminar literatura, propondo uma nova linguagem poética nas letras de jovens e saudosos escritores da Amazônia.

 

A página no Instagram reúne trechos de poesias com curadoria do antropólogo e escritor Diego Alano Pinheiro e do jornalista e produtor cultural Fábio Barbosa. O design gráfico é assinado por Wendell Amorim. Durante os meses de abril e maio será impossível não notar a poesia que compõe as luminárias da orla, o mobiliário urbano e outdoors, com conexão interativa através de código QR.

E novos poetas e poetisas podem participar do projeto, através do Concurso de Poesia – Novos Poetas Ingerados. O regulamento está no Mapa Cultural do Estado do Pará. São dois prêmios, de R$ 300,00 e R$ 200,00, as inscrições encerram em 31 de maio de 2021.

O projeto quer criar espaços de respiro entre o cotidiano da paisagem urbana e dialogar com as pessoas através de criações artísticas poéticas e imagéticas. E a poesia, frases, pinturas e cores transformam o cenário, reinventam o lugar comum e novos pensamentos aos que caminham entre as criações. É um encontro inusitado por meio de possibilidades criativas, democráticas e acessíveis na região do Baixo Amazonas, em particular, na Pérola do Tapajós.

— LEIA também: Quem são os zéfiros, a nova cepa do ‘histórico de atleta’. Por Jeso Carneiro

Dez poesias foram gravadas pelos artistas Priscila Castro, Jamile Fernandes, Yanny Rodrigues, Vinicius Villare, Evandro Boa Morte, Mourrambert Flexa, Diego Alano Pinheiro e Fábio Barbosa no estúdio da AD Produções, seguindo todos os protocolos de saúde e distanciamento social.

Os vídeos da leitura dramática serão postados nas redes sociais com legendas e também estarão disponíveis em áudio para o Spotify.

Estúdio de gravação da AD Produtora: equipe envolvida no projeto. Foto: Ingerados

Com informações do projeto Ingerados


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *