O NavegaPará vai continuar?

Publicado em por em Artigos

por Daniel Nunes (*)

O projeto NavegaPará não é o único projeto de inclusão digital do Brasil, mas sem dúvidas o maior (confira aqui a lista de projetos). Um projeto que deu certo no governo de Ana Júlia. Ele vai continuar? Antes de entramos neste mérito conheça um pouco mais.

O Programa de Democratização do Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecido como NavegaPará foi lançado no dia 30 de março de 2007. Tem como objetivo maior interligar as unidades de governo como instituições públicas de ensino e pesquisa, hospitais, postos de saúde, órgãos de segurança pública e espaços públicos de acesso geral da população.

Atualmente, com 22 unidades administrativas ligadas à Metrobel, cerca de 200 unidades estam favorecidas por esta ferramenta, com cerca de 120 escolas da Grande Belém. A meta inicialmente era interligar todas as escolas do Pará por internet de alta velocidade, em 2008.

Um projeto grandioso como esse necessita de grandes parceiros, o NavegaPará acontece a partir de dois convênios: com a Eletronorte e com a Rede de Fibra Óptica Metrobel. A Eletronorte tem no Estado 1.800 quilômetros de linhas de transmissão de energia. Essas linhas contêm fibra óptica. Por convênio, o governo do Pará usa a fibra para implantar as principais ações do NavegaPará ao longo de treze municípios: Santa Maria, Abaetetuba, Tailândia, Tucuruí, Marabá, Marabá, Pacajá, Uruará, Rurópolis, Santarém e Itaituba, além de Belém.

Nesses municípios, o governo estadual construiu as chamadas Cidades Digitais, que são pequenas redes para baixar o sinal da Eletronorte. Outros parceiros são: UFPA, UEPA , UFRA, Banco do Estado do Pará, VALE, Banco da Amazônia, MEC , Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério das Comunicações, Ministério de Ciência e Tecnologia, Rede Nacional de Pesquisa, CELPA , PROCEMPA , PRODEB, Microsoft Brasil , Instituto Evandro Chagas,

Por meio de uma linha óptica baseada nos padrões COS (Cabo Óptico de Superfície) que está implementada com 2 mil quilômetros de extensão. Cada uma das 15 cidades possui uma estação de rádio base, que opera em 5.7 GHz e atende cerca de 30 clientes que utilizam um transceptor individual de banda larga para acessar a rede.

A infraestrutura disponibilizada tem fundamental importância aos governos locais, pois oferece centros públicos de internet, provendo acesso gratuito aos computadores, incluindo treinamento aos usuários do projeto para operação das máquinas no trabalho e no cotidiano.

O avegaPará é executado pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará(Sedect) e Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e conta com 5 projetos: Metrobel, Infovias, Cidades Digitais, Infocentros e Telecentros de Negócios.

A indagação ocorre, após conversa com pessoas ligadas aos infocentros em Santaréme a emails de infocentros do estado. Então não custa perguntar ao nosso governador eleito: “Excelentíssimo Senhor Governador Simão Jatene o Projeto NavegaPará vai continuar?” E você, o que acha deste projeto?

———————————————–

* Santareno, é diretor de projetos da DWEB e blogueiro profissional (www.informatizado.com.br), trabalha com webdesign e programação PHP há 3 anos, e com internet desde 2002.


Publicado por:

23 Responses to O NavegaPará vai continuar?

  • Vem no meu município tentar acessar o “navega pará”………ACARÁ-PARÁ…..Foi instalado dia 17/04/2013…..e até hoje, dia 28/06/2013, nunca funcionou.
    Quem paga pelo custo desse serviço?

  • O governo PSDB/Simão Jatene que prometeu dar uma atenção ao projeto da ex-governadora Ana Julia não passa nem perto, de estar tendo “uma atenção do Sr. Governador Simão Jatene” além do NAVEGAPARA não funcionar por cinco dias seguidos no município de São Caetano de Odivelas perdeu a qualidade.

    Enfim, o NAVEGAPARA continua sendo uma ótima utopia para as pessoas que não tem como pagar um internet banda larga aqui no município. Hoje o projeto, pelo aqui no municipio parece ter um total abandono e olha que o mesmo senhor Governador Simão Jatene tem residência de veraneio aqui no município.

    Valeu pela “atenção especial a qual o senhor falou Sr. Governador”!

    1. Prezado Sr.Creto,
      Lamento lhe desapontar sobre sua opinião a respeito da não atenção diante do programa NAVEGPARÁ, pelo Sr.Simão Jatene.Vale resistrar, que desde sua inauguração, o sinal internet nunca deixou de ser fornecido pela PRODEPA, e que , o que ocorre é que muitos infocentros e outro vandalos enfim, canibalizam os equipamentos, furtam o sinal aberto, destroem(literamente) os equipamentos, não efetuam a manutenção necessária para que a estrutura fornecida, gratuitamente pelo Governo, funcione plenamente.Acontece, também, de quedas de arvores, falta de pagamento das contas de energia, mau uso de configuração da rede, enfim.
      Finalizo informando, é muito fácil culpar, sem realizar uma investigação do que realmente esta acontecendo e, o governador sim, está investindo plenamente no programa e irá cobrir todo o Estado até o final de seu governo, assim como, duplicar a quantidade de INFOCENTROS, agora o fato é certo, TODOS TEM QUE FAZER SUA PARTE, a maior, e quase unanime / unica culpa de muitos INFOCENTROS não funcionarem, são dos responsáveis por estes, que não gerenciam seu uso nem buscam saber o que realmente esta ocorrendo quando o sinal não fica disponível nos equipamentos.
      Finalizo dizendo, não julgue antes de averiguar e ter certeza do que está afirmando ou sendo capcioso.

  • Caro Jeso o Sr sabe me dizer o que aconteceu com o navegapará, o técnico veio pra arrumar pois somente 50% dos links estava funcionando, agora parece que só 20% funciona….

  • Porra que pena que quem não votou na ana nao teve a chance de saber da importancia dese projeto

    marcou ana

  • Onde o navegapará deu certo? Aqui em Santarém não tem nada certo. O sinal além de fraco falha demais.
    Ou melhora ou extingue para não gastar o dinheiro do povo a toa.

    1. Anônimo das 0h. É enorme a sua ignorância sobre o NavegaPará. Muito maior que o tamanho, importância e funcionalidade do projeto em Santarém.

  • Eu sinceramente, pode entra e sair políticos eles dando continuações aos projetos eu queria todo tempo fosse assim :
    Eu vou ao bosque da cidade jogar bola e encontro varias pessoas com seus computadores acessando e se distraindo se divertindo

  • todos nois que precisamos desse projeto,esperamos que continue,e que o jatene continue presentiando a populaçâo com mais projetos maravilho como o navega pará .

  • siceramente o governo da Ana trouxe esse projeto o qual só beneficiou as pessoas . Então ,não pode
    parar e espero que no governo do Simão Jatene possa continuar esse maravilhoso projeto .Projeto, que deu um bonito avanço para o nosso Pará .Espero que além desse projeto que Ana começou,o
    nosso governador possa nos presentiar com vários projetos.

  • na minha opinião se um projeto tá dando certo no governo ,nada do outro gorvernante tirar ou troca de nome .o projeto navegapará foi muito bem pensado,pois deveria mudar sim, mais pra melhor estalar não só no centro da cidade, mais em toda santarém

  • o navegapara foi realmente o que a ana julia fez de melhor e se o navegapara não continuar vai ter muitas pesoas cobrando porque isso foi de grande insentivo para muitas pessoas inclusive jovens de escolas públicas e pessoas de maior idade.

  • Eu faço parte desse projeto, e acredito que, maior parte do bairro onde eu moro de alguma forma também participa. Foram criadas oportunidades para varias pessoas fazerem parte dessa era DIGITAL, inclusive pessoas de idade. Quanto as crianças, adolescentes e jovens, esses de fato foram os mais favorecidos. Muitas famílias não tinham condições de pagar um curso básico de informática para seus filhos, e que agora estão tendo a oportunidade de fazer gratuitamente, e esse PROJETO tira muita criança e adolescentes da rua.
    Espero que continue, essa é a minha perspectiva.

  • Nos ultimos anos esse progama foi de uma importância muito garnde para a classe menos favorecidas, veio na hora certa, pos crianças que em outros tempos viviam na rua hoje tem acesso a cursos,basícos e acesso livre a internet etc. temos que parabenizar o governo da Ana Julia que teve essa iniciativa ótima, esperamos que o próximo governo tenha bom senso de continuar esse programa que é de suma importancia muito grande para a comunidade.

  • Este projeto da Governadora Ana Júlia, deu certos onde todas pessoas tiverão acesso crianças ,jovens ea adultos, na era digital por isso quero dezer que esses grandes projeto deu certo e devem continuar. Vamos cobrar do nosso vice-Governador para que esse projeto possa da continuidade .

  • Nos ultimos anos esse progama foi de uma importância muito garnde para a classe menos favorecidas, veio na hora certa, pos crianças que em outros tempos viviam na rua hoje tem acesso a cursos,basícos e acesso livre a internet etc. temos que parabenizar o governo da Ana Julia que teve essa iniciativa ótima, esperamos que o próximo governo tenha bom senso de continuar esse programa que é de suma importancia muito grande para a comunidade.

  • O Programa Navegapará é grandioso. Possibilitou a inclusão digital de milhares de pessoas no Pará.. Espero que o Simão Jatene e sua equipe tenham bom senso e utilizem esse projeto com um potencial imenso. Um projeto grandioso como esse necessita de grandes parceiros, o NavegaPará acontece a partir de dois convênios. Então seria muito importante que alguns orgãos públicos podesem entrar em parceria com essas entidades . Por que se cada um for para pra pensar, esse projeto já benéficiou várias familías,

  • Um projeto grandioso. É o único projeto de inclusão digital do Brasil, mas sem dúvidas o maior . Um projeto que deu certo no governo de Ana Júlia.

  • O Programa Navegapará é grandioso. Possibilitou a inclusão digital de milhares de pessoas no Pará. Só em Santarém instalou 10 infocentros com acesso gratuito a internet e cursos básicos de informática. Além de transformar Santarém na primeira Cidade Digital. Crianças, jovens e adultos de nossa cidade podem se cadastrar nesses infocentros e ter acesso a esses serviços sem burocracia e custos. A não continuação deste programa representará um grande retrocesso digital no Pará.

  • Foram instalados vários modulos entre a Av Cuibá, Curuauna, Borges Leal e Tapajós e foi divulgado que a internet livre pegaria nesse quadrilatero, porém aqui em casa nada, será que é só em baixo desses modulos, o inverno vem aí como vai ser.
    Com quem reclamar…

  • Sinceramente, nem cogito a possibilidade desse projeto parar. Se extinguir é impossível.

    A pergunta que faço é mais ousada. Será que esse projeto chega de fato a iniciativa privada ? Será que a maior parte da população poderá usufruir do projeto ? Será que irão pensar como disponibilizar o projeto de uma forma mais funcional ? Será que a SEDUC irá utilizar EAD de fato como deveria ser usada ? Enfim.

    Agente tem que exigir mais e mais. Esse negócio de acabar com o projeto do outro ou mesmo mudar o nome do projeto tem que ser coisa do passado. Espero que o Jatene e sua equipe tenham bom senso e utilizem esse projeto com um potencial imenso, mas que é subutilizado.

    Aproveitem e conheçam um pouco mais do projeto Amazon Startups – amazonstartups.com

    Um abraco

  • Se o próximo governo tirar um projeto como esse que a meu ver foi um dos melhores do governo Ana Júlia estará comprando uma imensa briga com a sociedade, principalmente estudantes de escolas públicas. O navega Pará apesar de não está funcionando a contento ainda é o maior projeto de inclusão social digital que eu já vi falar. No entanto tira-lo de funcionamento hoje é retroceder no campo da era digital.

    abs.

  • è verdade daniel, será que esse projeto que deu certo, melhor está dando certo, vai continuar, e digo mais é nescessário cobrarmos de nosso vice-Governador Helenilson que isso não acabe são centenas de pessoas envolvidas neste projeto gigantesco em nosso Pará.
    Valeu pela coragem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *