Feriado obriga juíza a antecipar audiência de prefeita acusada de compra de votos
Lúcia do Líder, atual prefeita de Almeirim: acusada de compra de votos e abuso de poder econômico. Foto: Reprodução

Por conta de feriado nacional no próximo dia 31, a juíza eleitoral Rafaella Kurashima resolveu antecipar em 24 horas a audiência de instrução do processo em que com a prefeita Lúcia do Líder (MDB), de Almeirim (PA), é acusada de abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2020. A emedebista venceu a eleição com 33,35% dos votos.

A decisão da magistrada foi tomada nesta quinta-feira (25). Com isso, a audiência irá ocorrer no dia 30, a partir das 9h. E, devido à pandemia, será realizada por videoconferência.

 

“Considerando a imperiosa necessidade de elucidação dos fatos veiculados nestes autos justamente por atribuírem conduta criminosa a servidores públicos à disposição da Justiça Eleitoral, é que entendo por bem antecipar a audiência para o dia 30/03/2021, as 9:00 horas, justamente porque nas semanas seguintes a magistrada subscritora [Rafaella Kurashima] estará em gozo da licença outrora cancelada e postergada para a semana de 05/04/2021 em diante”, justificou a juíza.

Além da prefeita Lúcia do Líder (Maria Lucidalva Bezerra de Carvalho), são réus na AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) o vice-prefeito Karol Sarges (PTB), Antônio Francisco Jambo, o Toca Boi na Brasa, Luís Carlos Pantoja e Joabson Bragança Lima.

— Sobre os réus, leia também: Quem sãos os 5 réus na ‘grave’ ação eleitoral contra prefeita e o vice de Almeirim.

A ação foi ajuizada por Rosa Hage (PSC), segunda colocada na disputa para Prefeitura de Almeirim do ano passado. E que perdeu por 421 votos.

De acordo com a denúncia ex-conselheira do TCM e ex-deputada estadual, o esquema supostamente criminoso montado pela Lúcia do Líder e Karol Sarges teria envolvido 457 eleitores, que tiveram o domicílio eleitoral mudado de Laranjal do Jari (AP) para Monte Dourado (distrito de Almeirim) na campanha eleitoral de 2020, favorecendo a vitória nas urnas dos 2 acusados.

— Mais detalhes sobre a denúncia nesta reportagem: Justiça adia audiência de caso contra prefeita e vice de Almeirim por fraude na eleição

Íntegra da decisão devido ao feriado

Juíza antecipa audiência eleitoral em Almeirim (PA) by Blog do Jeso on Scribd


📹 Assine o canal do Blog do Jeso no Youtube, e assista a dezenas e dezenas de vídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *