O objetivo é proporcionar visitas a 2 sítios arqueológicos na Serra da Lua e Pedra do Mirante
Assinada a ordem de serviço para a construção do complexo de musealização de dois sítios arqueológicos na Serra da Lua [foto] e Pedra do Mirante, do Parque Estadual de Monte Alegre, gerido pelo Iderflor-bio.
O evento, conforme a Agência Pará, foi realizado na última quinta-feira.
Leia também – Mulheres com votação zero em Monte Alegre chega a quase 31%.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O documento foi assinado pela Semas e pela empresa Peixoto Engenharia Ltda, responsável pelas obras do complexo, que devem ser concluídas em 14 meses.
O objetivo do complexo de musealização é proporcionar à população a possibilidade de visitar os dois sítios arqueológicos, com acesso controlado, e criar um centro de visitantes para dar apoio à visitação ao Parque Estadual de Monte Alegre, contribuindo para a preservação.
Espera-se que a população do entorno do parque, municípios vizinhos, escolas municipais e estaduais e turistas regionais, nacionais e estrangeiros sejam frequentadores do local.
Segundo o gerente do Parque Estadual de Monte Alegre, Otávio Peleja de Sousa, a economia do município será desenvolvida, principalmente, para as comunidades do entorno. “Elas poderão aproveitar para gerar renda, o que promoverá um desenvolvimento pautado nas premissas da sustentabilidade”, explicou.
Conservação
Dentre vários sítios, o parque foi contemplado tendo como base a avaliação técnica de especialistas, considerando as condições de acesso, importância do patrimônio a ser exposto, condições de conservação, situação e vulnerabilidade, análise da paisagem e seu entorno, exame do potencial e da região em que está situado, existência de infraestrutura local, interesse da população do entorno do sítio, além da possibilidade de fomento à economia sustentável.
Com as obras, as estruturas do sítio Serra da Lua contarão com escada para subida, paradouros no sopé da serra, na metade da subida e no platô em frente ao painel principal, trilha com guarda corpo e interpretação com quatro estações.
O sítio Pedra do Mirante contará com guarda corpo, piso elevado, área coberta para proteção do sol, além de estacionamento, guaritas de vigilância e centro de visitantes.
Com informações da Agência Pará
Empolgada para conhecer o complexo turístico de Monte Alegre.