Brasil Novo tem disputa acirrada com 2 nomes para prefeito em 2020, segundo a Destak, Brasil Novo - Lunelli e Pirica
Alexandre Lunelli e Pirica: disputa acirrada

A disputa pela Prefeitura de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, está acirrada com 2 nomes bem posicionados à frente na preferência popular, com uma pequena vantagem para o prefeito Alexandre Lunelli (PT), de acordo com levantamento feito neste mês de abril pela Destak Publicidade e Pesquisa.

Na pesquisa estimulada, quando 8 nomes de potenciais candidatos foi mostrado aos entrevistados, Lunelli aparece com 29%, o vereador Pirica (MDB), 20%, e o ex-prefeito Carlinhos (PR), 19%.

Em seguida aparecem Zé Carlos (MDB), Noedson da Saúde, 7%, Santos, 5%, Caucauzinho, 3%, e Valter Soares, 2%.

Brasil Novo - estimulada - cenário 1
Estimulada com 8 potenciais nomes

A Destak também simulou um cenário com disputa de apenas 4 candidatos. Lunelli (29%) e Pirica (28%) aparecem em empate técnico, seguido de Carlinhos (18%) e Noedson da Saúde (10%).

 

Segundo a pesquisa, nesse cenário, 13% dos eleitores de Brasil Novo não sabe ou não responderam e 2% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Brasil Novo - estimulada - cenário 2
Estimulada com apenas 4 nomes

No levantamento, foram ouvidos 300 eleitores no início de abril. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O petista Lunelli tem o mais alto índice de rejeição. Disparado. Dos eleitores consultados, 43% declararam que não votariam no atual prefeito de jeito nenhum.

A rejeição segue com Pirica, citado por 11%, Zé Carlos, 10%, e Noedson da Saúde, 5%.

Brasil Novo - rejeição pra prefeito
Cenário da rejeição para prefeito

CÂMARA DE VEREADORES

Para a disputa das 9 vagas de vereador de Brasil Novo, a pesquisa mostra o vereador Pirica (MDB) na liderança com 13,6% das intenções de voto. Em segundo, aparece o vereador Gato (PSDB), 11,6%, e a também vereadora Jiovana Lunelli (PT), 7,4%, em terceiro.

A Destak aferiu a avaliação, entre os eleitores do município, dos primeiros 3 meses dos governos de Helder Barbalho (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL), assim como da atual gestão de Alexandre Lunelli.

Vereador, estimulada
Cenário da pesquisa para vereador

Barbalho e Bolsonaro, de acordo com a pesquisa, desfrutam de bom desempenho. O prefeito, por outro lado, está numa situação incômoda. 56% desaprovam seu governo, contra 33% que aprovam.

Confira mais 3 informações colhidas pela Destak nessa pesquisa.

Os 100 primeiros dias do governo Helder Barbalho foram melhor avaliados do que Jair Bolsonaro em Brasil Novo. O primeiro cravou 52% de “excelente/bom” entre os eleitores, enquanto que o segundo chegou a 41%. O “ruim/péssimo” de Bolsonaro alcançou 23%; o de Helder, apenas 6%.

A maioria entrevistados (34,7%) entende que, hoje, o principal adversário político do prefeito Alexandre Lunelli é o vereador Pirica. Zé Carlos, derrotado por Lunelli em 2016, aparece em segundo (22%). Zé Carlos e Lunelli são do MDB.

A televisão lidera o tipo de mídia que a maioria da população de Brasil Novo mais utiliza para se manter informada — 57%. Seguida da internet, com 28%, incluído o WhatsAPP.

Avaliação do prefeito Lunelli
Avaliação da gestão de Lunelli

Leia também:
Pesquisa aponta liderança com folga de João Cleber à Prefeitura de São Félix do Xingu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *