Vereador do MDB ameaça reeleição do prefeito do PT de Brasil Novo, aponta pesquisa

Publicado em por em Brasil Novo, Política

Vereador do MDB ameaça reeleição do prefeito do PT em Brasil Novo, diz pesquisa
Alexandre, Noedson, Pirica e Zé Carlos, pré-candidatos a prefeito

A campanha para prefeito de Brasil Novo, no sudoeste do Para, em 2020 deve ser bem acirrada — assim como aconteceu em 2016. Dois nomes estão à frente da preferência popular, segundo levantamento realizado neste mês de agosto pela Destak Publicidade e Pesquisa.

O vereador Pirica (PDT), 39 anos, o mais votado na eleição de 2016, e o atual prefeito Alexandre Lunelli, 51 anos, lideram a pesquisa de intenção de votos para o cargo, tanto a espontânea como a estimulada, com ligeira vantagem para o candidato emedebista.

 

Na espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado, Pirica aparece em 1º com 25,5%; seguido por Alexandre (23,8%) – ocorrendo um empate técnico.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5%, para mais ou para menos. 300 pessoas de Brasil Novo foram entrevistadas.

Em terceiro lugar está Noedson da Saúde, com 7,7% da intenção de votos.

https://2.bp.blogspot.com/-D-bGrpspDlU/XVWch7ZoO5I/AAAAAAAAAZQ/dt3Q9LRqoRwcoKoI6-e6TzRPAA7twojrQCLcBGAs/w945-h600-p-k-no-nu/espont%25C3%25A2nea.JPG
Pesquisa espontânea

Estimulada

Na pesquisa estimulada, em um cenário com o nome de 4 pré-candidatos a prefeito é mostrado aos entrevistados, Pirica também aparece à frente, desta vez bem distanciando do 2º colocado, com 37,4%.

Em seguida aparecem Alexandre (29,8%), Noedson da Saúde (13,1%) e Zé Carlos (10,6%).

Os eleitores indecisos (não sabem e sem resposta) somam apenas 3,8% e os que votariam nulo 5,3%.

Espontânea: cenário com 4 candidatos

Cenário com 3

Em um cenário com apenas 3 candidatos — sem o nome de Zé Carlos, que também é do MDB — a pesquisa estimulada coloca Pirica com quase 42%, quase 12 pontos percentuais do 2º colocado, Alexandre (30,6%).

Cenário com 2

Em um cenário com apenas 2 candidatos, como o que ocorreu em 2016 (quando a disputa foi entre Alexandre e Zé Carlos), Pirica ganharia a eleição para prefeito de Brasil Novo, se a eleição fosse hoje, com quase 44% dos votos.

Cenário Alexandre versus Pirica

Alexandre teria 35,6%. O atual prefeito só venceria a eleição, de acordo com esse novo levantamento da Destak, se o seu adversário fosse Noedson da Saúde.

O confronto entre dois ficaria 35,9% a 27,4%.

Cenário Alexandre versus Noedson

Rejeição

O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito listados na pesquisa é Alexandre Lunelli, que lidera com 32,6%.

Logo atrás aparecem Noedson da Saúde (19,7%) e Zé Carlos (15,9%).

Pirica tem a menor rejeição, 8,3%.

Abaixo, os dados completos da rejeição.

Câmara de Vereadores

A pesquisa Destak também aferiu a intenção de votos dos vereadores de Brasil Novo. Com cerca de 30% — ou 5 vezes mais que o 2º colocado – aparece na liderança Pirica (MDB).

 

Veja o cenário:

— LEIA também: Pesquisa Destak para prefeito de Brasil Novo realizada em abril deste ano.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *