Justiça rejeita pedido do MDB para impugnar vice na chapa do prefeito de Faro

Publicado em por em Faro, Justiça, Política

Justiça rejeita pedido do MDB para impugnar vice na chapa do prefeito de Faro
Paulo Carvalho (camisa branca), prefeito de Faro, é candidato à reeleição: vitória da Justiça Eleitoral. Foto: Facebook/PMF

A coligação “Sempre Presente”, capitaneada pelo MDB, entrou com pedido de impugnação do registro de João do Espírito Santo Pimentel Freire, o Baíca (UB), candidato à reeleição para vice-prefeito de Faro (PA) na chapa do prefeito Paulo Carvalho (PSD). O pedido foi rejeitado pela Justiça Eleitoral.

O indeferimento da ação de impugnação foi assinado pelo juiz Rafael do Vale Souza, da 89ª Zona Eleitoral, por vício formal. O magistrado apontou que a coligação protocolou a ação de forma incorreta.

“Ao analisar os autos [processo], verifica-se que a referida AIRC [Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura] foi protocolada de forma inadequada”, escreveu o juiz na decisão.

A ação, explicou o Rafael Souza, foi anexada ao processo de Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), em vez de ser anexada ao pedido de registro de candidatura do impugnado (Rcand nº 0600070-56.2024.6.14.0089), como determina o artigo 40 da Resolução TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nº 23.609/19.

“A impugnação ao registro de candidatura deve ser apresentada diretamente no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e nos mesmos autos do pedido de registro respectivo, sendo essa uma exigência processual essencial”, destacou o juiz na decisão.

“A não observância deste requisito acarreta vício formal na impugnação apresentada”.

O indeferimento do pedido foi assinado pelo magistrado nesta quarta-feira.

Candidatura

Três candidaturas estão registradas para os cargos majoritários (prefeito e vice) em Faro. O prefeito Paulo Carvalho (PSD) e o vice Baíca (UB) disputam a reeleição. Eles tem ainda o apoio da DC (Democracia Cristã).

Jady Viana e André Freire formam a dobradinha para prefeita e vice do MDB. A dupla é apoiada pelo Republicanos e a federação PSDB e Cidadania.

enquanto que Alexandre Guerreiro (prefeito) e Fredson de Almeida (vice) são os cabeças da coligação PL-Podemos.

Leia a íntegra da decisão da Justiça.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *