
O nome de Jady Viana (MDB), ex-prefeita de Faro (PA) e candidata ao cargo nas eleições deste ano, não aparece mais na lista de gestores e gestoras públicas com prestação de contas irregulares do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) do Pará.
A decisão de retirar o nome de Jady foi definida pelo plenário da corte, em sessão ordinária no início desta semana – terça-feira (13), à unanimidade.
Os conselheiros apreciaram a petição protocolada pela defesa da ex-prefeita para que fosse suspenso os efeitos do acórdão 40.288/2020, que julgou irregulares as contas de 2020 da Semed (Educação) de Faro.
Vícios e responsabilidade
— ARTIGOS RELACIONADOS
- Justiça julga improcedentes 9 ações relativas às eleições de 2024 contra prefeito de Medicilândia
- Ministério Público pede a cassação do prefeito, vice e 20 candidatos a vereador de Oriximiná por abuso de poder em 2024
- Promotora é alvo de pedido de suspeição em ação na qual Zé Maria é acusado de crime eleitoral
A defesa alegou vícios na citação inicial de Jady, uma vez que não lhe fora encaminhado o documento, assim como a ilegitimidade da decisão, em razão da ausência de responsabilidade pela ordenação de despesa da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O TCM, em votação unânime do plenário, acolheu o voto da conselheira relatora Ann Pontes que, analisando as razões e provas juntadas, concedeu a liminar para suspensão dos efeitos do acórdão 40.288/2022. Em consequência, a imediata retirada do nome de Jady Viana da lista dos gestores com contas irregulares.
Nesta quinta-feira (15), em consulta ao site do TCM, o JC constatou que o nome da ex-prefeita não aparece mais na lista.
∎ Leia também: Polícia prende ex-secretário municipal de Faro por crimes de estelionato.
Registro de candidatura
Com a decisão do TCM, Jady Viana assegurou o registro de sua candidatura à prefeita na Justiça Eleitoral, por ter retomado, por completo, os seus direitos políticos, podendo concorrer a qualquer cargo nas eleições deste ano.
➽ Acórdão (decisão colegiada) do TCM sobre o caso Jady Viana (MDB):

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Muito bom maravilhoso