Justiça pode proibir acesso de Gerdeonor às contas bancárias da Acorjuve, Fabiana-Keylla-Schneider-procuradora-do-MPF

Fabiana Schneider, procuradora da República e autora da ação contra Gerdeonor Santos

Além do bloqueio de seus bens até o limite de R$ 12 milhões, o atual presidente da Acorjuve (Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho), Gerdeonor Santos, pode ficar proibido de ter acesso às contas bancárias da entidade que dirige.

Foi o que solicitou à Justiça Federal, liminarmente, a procuradora Fabiana Schneider nos autos da civil pública que moveu contra o líder comunitário e mais 9 pessoas acusadas de participar de um esquema de corrupção na construção de 1.830 casas populares no assentamento agroextrativista Juruti Velho, município de Juruti.

O caso foi noticiado ontem, em primeira mão, pelo site Jeso Carneiro.

“É imprescindível a adoção dessa medida sob pena de dilapidação dos bens da comunidade”, ressalta a procuradora na ação.

“Verifica-se, aliás, que essa é uma demanda de muitos dos comunitários [de Juruti Velho] insatisfeitos com a gestão de Gerdeonor que, por deter poder sobre a gestão financeira das contas da associação, encontra caminho facilitado para se eternizar na presidência da associação”.

500 MIL EM ROYALTIES

Fabiana Schneider pediu que a proibição de acesso bancário as contas da Acorjuve seja estensiva a Antonio Marcos Tavares de Sousa e Francisco de Sousa Pinheiro, membros da diretoria da associação à época do esquema, bem como para Dilton Tapajós, que hoje é advogado da Acorjuve.

Segundo depoimento do contador José da Rocha Amazonas ao MPF, dinheiro da associação está sendo utilizado para a construção de casas inacabadas nas comunidades de Juruti Velho.

A Acorjuve recebe cerca de 500 mil reais por mês da Alcoa a título de royalties pela exploração de bauxita. Esse recurso deveria ser revestido unicamente em benefício da população de Juruti Velho.

“Gerdeonor se mantém até o presente como presidente (diretor administrativo) da Acorjuve, sendo reeleito consecutivamente. Pudera, é ele quem determina como e a quem o dinheiro recebido a título de royalties será distribuído”, afirma Fabiana nos autos.

OUTRO LADO

O site Jeso Carneiro tentou contato com Gerdeonor Santos (093-9141-****) e Dilton Tapajós (093-9192-****), mas não obteve êxito. O espaço para o contraponto de todos os citados na matéria continua aberto.

Sobre Juruti Velho, leia também
Não quer calar. Silêncio de 4 anos e de 6 chefes do Incra sobre Juruti Velho
Incra exibe documentário sobre Juruti Velho
Interesses da Alcoa e o povo de Juruti Velho

  • 460
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

19 Comentários em: Justiça pode proibir acesso de Gerdeonor às contas bancárias da Acorjuve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • da comunidade do Ze maria disse:

    Se foi a ACORJUVE QUEM denunciou pq que eles não denunciu os próprios descontrole financeiro deles, emprestimos com agiotas, a venda de madeira ilegal dentro do PAE JURUTI-VELHO etc.. senhores promores e juízes façam uma auditoria nas contas da ACORJUVE… e atualmente a venda de terra para madereiro perto da comunidade da Galilei e Mutum é Bom investigar…

  • Farias disse:

    Até quem fim algo esta sendo feito, esse senhor e verdadeiro tirano na região do Juruti Velho o Ministeiro Público têm que ir a fundo e investigar e punior ,família profissionais são prejudicados pelo mandos e demandos dele.

  • O MP OUVIU UM LADO SO disse:

    Que o meretissimo juiz tenha a devida sabedoria para decidir ouvindo a defesa de cada acusado!…

  • Jonesmar Ramos disse:

    Que a justiça seja feita!

  • Eu disse:

    Só idiotas comentando aqui!…. Achando que o MP é parcial! O MP é sério e nao acoberta falcatruas nem protege bandidos!….

  • FABINHO disse:

    SE ESSA QUADRILHA NÃO FOSSE PROTEGIDOS DA PROCURADORA ESTARIAM TODOS NO CUCURUNÃ…

  • ISAIAS NETO disse:

    QUE CASTIGUINHO FRACO DESTA PROCURADORA PARA ESTA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA… NINGUÉM VAI FALAR NADA NÃO……

  • ISAIAS NETO disse:

    O GEDEONOR TA RINDO DA CARA DO POVO NA BEIRA DO RIO CONTANDO O DINHEIRO E FAZENDO PIRACAIA…. NINGUÉM PEGA A QUADRILHA DELE NÃO…. GEDEONOR É PROTEGIDO……

  • LIA disse:

    ROUBEI MESMO E ROUBAREI DE NOVO, EU TENHO AS COSTAS QUENTES NÃO VAI DAR EM NADA ISSO, MANDO NO MPF E MPE E AI … TENHO MUITA GRANA E PAGUEI A ELITA O CANDIDO O EDMUNDO E MAIS 23 FUNCIONÁRIOS DO INCRA, DEI GRANA PRA OUTROS ÓRGÃOS TAMBÉM, ELEGI PREFEITOS AQUI E NINGUÉM ME PEGA… OTÁRIOS.. ESTA PROCURADORA É NOSSA……

  • da região de JV disse:

    Não adianta proibirem esse Gerdeonor de por a mão no dinheiro da ACORJUVE, se o diretor de finanças João Vidinha faz pro ele…

  • Isaías filho disse:

    AGORA TODA A MAFIA DO INCRA QUE COMANDOU DE 2005 A 2011 ESTÃO NA MIRA DA LAVA JATO, CUCURUNA FICARÁ PEQUENO, E EU CHORO

  • LUTY disse:

    A PROCURADORA FABIANA SHINAIDER PASSOU A MÃO NA CABEÇA DO PT E DO INCRA… KKKK

  • LUTY disse:

    SE A PROCURADORA NÃO FOSSE TENDENCIOSA A TURMA DO PT DO INCRA + GEDEONOR E DILTON TAPAJÓS DEVERIAM GEGAR MAIS DE 30 ANOS DE CADEIA. O DILTOM TAPAJÓS DEVERIA TER SUA OAB CASSADA NÃO É MEU POVO.. COMENTEM AI… TODOS SABEMOS AS FALCATRUAS QUE ELE E SUA TUMINHA DO INCRA LIGADOS AO PT E PSOL FIZERAM.. PAU NESSES VAGABUNDOS….

  • tati disse:

    francisco carneiro eu acho que é porque a elita é prima da procuradora….

  • GILSON REGO disse:

    FUNCIONÁRIOS DO INCRA FORAM PRESOS NA OPERAÇÃO MADEIRA LIMPA POR ESTA PROCURADORA SEM PROVA ALGUMA E SEM TEREM COMETIDOS CRIMES NENHUM, E NESSE PAE JURUTI VELHO ELA SÓ PROIBE ESTEWS DOIS DE SACAREM DINHEIRO PESSOALMENTE DA CONTA PÚBLICA, SABENDO ELA QUE ELITA, CANDIDO, E MAIS 20 FUNCIONÁRIOS DO INCRA COMPROVADAMENTE COMETERAM CRIME DE CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA DURANTE MAIS DE UMA DÉCADA. QUAL A RELAÇÃO DA PROCURADORA COM ESSE ATO DE PUNIR ALGUNS DE QUALQUER JEITO E PASSAR A MÃO NA CABEÇA DE OUTROS…. ESTÁ MUITO SUSPEITO ESTA CONDUTA…..

    https://www.oimpacto.com.br/presidente-da-acorjuve-acusado-de-sumir-com-r-16-milhoes/

  • Francisco carneiro disse:

    A SANTA ELITA ESTÁ FORA DESTA LISTA PORQUE,?

  • roh disse:

    Pode???? Ja dra pra ter proubido a muito tempo…esse cara rola e brinca com a justiça, tambem pudera com o “poder” nas maos…

  • Isaías disse:

    MANDA A RECEITA RASTREAR A CONTABILIDADE DA ACOJURVE, VÃO ACHAR , VÃO ACHAR DOAÇÃO PARA CAMPANHA DE DEPUTADOS DO PT, AQUINO,ZE MARIA, E PARA CAMPANHA DO HENRIQUE,AI MANO VAI CAIR NAS MÃOS DO MORO, POIS ESTA PROCURADORA JÁ ESTÁ NO RIO DE JANEIRO FAZENDO PARTE DA LAVA JATO, A CASA CAIU