A decisão atinge a Açaí Amazonas, com sede em Óbidos, e ainda Eloy e Márcio Vaccaro, e André Suleiman
A Justiça Federal em Santarém determinou o bloqueio dos bens dos empresários Márcio Vaccaro, Eloy Vaccaro [foto ao lado], André Suleiman e da empresa Polpas do Baixo Amazonas Ltda, por danos ambientais, no valor de quase 3 milhões de reais.
A empresa tem sede em Óbidos e seu nome de fantasia é Açaí Amazonas.
Os 4 são acusados de formar uma organização criminosa que fraudou o sistema de controle ambiental para esquentar madeira extraída ilegalmente de assentamentos de reforma agrária.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A quadrilha foi desmontada em agosto de 2015, na operação Madeira Limpa, do Ministério Público Federal (MPF) e executada pela Polícia Federal.
Todos os 30 acusados já respondem a processo penal na Justiça e o MPF ajuizou ainda ações civis públicas para exigir a reparação dos danos ambientais causados.
O juiz Érico Freitas Pinheiro foi o primeiro a decretar indisponibilidade de bens, de exatos R$ 2,8 milhões, contra os Vaccaro, Suleiman e a Polpas Ltda.
O bloqueio objetiva assegurar o pagamento do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas que os acusados terão que apresentar no prazo de 90 dias para aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama)
Madeira Limpa
“Todos os elementos reunidos desvendaram uma verdadeira organização criminosa, estruturalmente ordenada, com divisão – ainda que informalmente – de tarefas, cujas atividades são espraiadas por toda a cadeia da exploração madeireira ilegal até a sua ‘legalização’ a partir de créditos florestais fraudulentos, passando pela corrupção de servidores públicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas), de Secretarias municipais de meio ambiente (Semmas), Secretaria da Fazenda do Estado do Pará (Sefa) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)”, destaca o MPF/PA.
A quadrilha é acusada de coagir trabalhadores rurais a aceitarem a exploração ilegal de madeira dos assentamentos do oeste paraense em troca da manutenção de direitos básicos, como o acesso a créditos e a programas sociais. O prejuízo mínimo estimado ao patrimônio público é de R$ 31,5 milhões.
Negociantes
Segundo as investigações do MPF/PA, iniciadas em 2014, o grupo atuava em três frentes interligadas: um núcleo intermediador e empresarial, um núcleo operacional centralizado no Incra e um núcleo relacionado às fraudes em órgãos ambientais.
Enquanto o primeiro núcleo concentrava os negociantes de créditos florestais fictícios (esses negociantes são conhecidos como “papeleiros”) e empresas que recebiam a madeira extraída ilegalmente, o segundo núcleo atuava diretamente com o desmatamento, sob a permissão de servidores do Incra, e o terceiro núcleo era responsável pela mercantilização de informações privilegiadas sobre fiscalizações realizadas por órgãos ambientais e pela liberação irregular de empresas com pendências nessas instituições.
Fonte – MPF do Pará
O desmatamento da amazonia, é em decorrencia de sua internacionalização, pois na decada de 70 o governo militar lançou o plano de ocupação da Amazônia chamado (ocupar para não entregar) porém com o governo atual está sendo feito o contrário retirar o povo brasileiro de cima da Amazônia via ONG como GREENPEACE E WWF, FUNDAÇÃO FORD para cumprir acordo de internacionalização desta Amazônia que é mais da metade do pais.
O que eles querem é nosso niobio usado em fabricação de naves espaciais e satélites, ouro, diamante etc…
Com isso o governo só pode ficar fazendo briga de gato e rato contra seu próprio povo, pois os países ricos não o permitem gerir sustentavelmente a Amazônia pois dificultaria a ocupação e exploração estrangeira.
Acessem abaixo por favor
https://www.prpa.mpf.mp.br/news/2008/outros/ACP_Improbidade_INCRA_STM.pdf
https://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-o-papel-da-greenpeace-e-afins-na-conquista-ocidental-da-amaz%C3%B3nia?pid=17735.
Responder
engraçado a rancho da cabocla, madesa, alecrim que acabam com as madeiras dos assentamentos da região não fazem parte desta operação … ai tem coisa
REALMENTE CONSEGUI ENCONTRAR O CAR E A AUTORIZAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO FLORESTAL DO ANO DE 2008 AINDA POXA VIDA E REALMENTE É VERDADE QUE TÁ DENTRO DO ASSENTAMENTO. ENGRAÇADO SE TIRARAM A MADEIRA NO ANO DE 2008 É FOI MUITA MADEIRA ENTÃO O QUE ESSES EMPRESÁRIO FIZERAM FOI VENDER PAPEL E TIRAR MADEIRA DE OUTRO CANTO, O QUE NA PRÁTICA ACONTECE COM 100% DOS PLANOS DE MANEJOS APROVADOS NO OESTE DO PARÁ.
ESSE PAPO DO ASSENTAMENTO TA ESTRANHO>>>
ATÉ QUANDO VAMOS SER VÍTIMAS DOS GOLPES PETISTA EM NOSSA REGIÃO. TEMOS BONS PETISTAS NO OESTE DO PARÁ, MAS, SÓ COLOCAM OS MALAS DE BRASÍLIA PARA VOLTAR COM ELAS CHEIAS DE DINHEIRO.
ENTE NA PÁGINA http://www.semas.pa.gov.br ir para CONSULTAR PROCESSO ir para LICENCIAMENTO ir para LISTAR LAR E AUTEF coloque o nome CENTENOR e aparecerá uma autorização de 32,765 mil metros cúbicos de madeira dado pelo pt ao incra de santarém em 2008.
DETALE O MAPA QUE APARECE NA AUTORIZAÇÃO É FALSO POIS PEGARAM UMA IMAGEM DA REXES VERDE PARA SEMPRE NO MUNICÍPIO DE PRAINHA POIS O TÍTULO QUE A CLEIDE DEU DE 3000 HETARES JÁ HAVIAM ROUBADO A MADEITA EM 2006 ,,,
DIVULGUEM ISSO… ISSO É SACANAGEM DO PT.
AUTORIZAÇÃO DADA PELO VALMIR ORTEGA E A ANA JULIA CARECA AO INCRA EM 2008 PARA ACABAR COM A MADEIRA DO PA CRUZEIRÃO DISPONÍVEL EM https://monitoramento.sema.pa.gov.br/simlam/index.htm
CADASTRO AMBIENTAL CANCELADO PELA SEMA DADO A CENTENOR POR VALMIR ORTEGA QUE É CONSULTOR NACIONAL DEMITIDO DO INCRA POR TEMER https://monitoramento.sema.pa.gov.br/simlam/index.htm
CAR ATIVO DA FAZENDA ALTO CRAVAL APROVADO DENTRO DO ASSENTAMENTO . O TAMANHO DA FAZENDA QUE A CLEIDE DEU PARA ESTA MADEIREIRA É DE QUASE 3000 HECTARES COM TÍTULO E TUDO.
https://monitoramento.sema.pa.gov.br/simlam/index.htm
OU SEJA ESTA É A PROVA QUE A MADEIRA DO ASSENTAMENTO CRUZEIRÃO ACONTECEU NA GESTÃO PETISTA E ELES QUEREM SE LIVRAR DO PEPINO A QUALQUER CUSTO.
TAMBÉM EXISTE UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA INCRASANTARÉM2007 PARA INVESTIGAR ESTES CRIMES E CADE…..ELA….
MUNICÍPIO VERDE É, VIROU O MUNICÍPIO DEPÓSITO DE TUDO O QUE TRÁS LUCRO PROS OUTROS E NADA PROS POBRES.
Santarém tem que criar de verdade um plano para saber seu potencial.
Virou Município verde com toda essa bagunça.
Não é brincadeira não, o PT continua mandando em tudo e nada da população da zona rural vim pras ruas. A madeira do aruã é do povo, a madeira do corta corda é do povo de lá, que deve ser vendida de forma sustentável. Chega de encher balsas e mandar pra belém toda madrugada. O deputado chapadinha que venha falar em política de novo.
OLHA É PRECISO PEDIR PARA O PT REPLANTAR JUNTO COM ESTE VACARO OS DUZENTOS ASSENTAMENTOS QUE O PT VENDEU A MADEIRA EM 2006. É ´SO PEDIR PARA O IMAZON QUE ELES TEM OS DADOS DA ÉPOCA DO DESMATAMENTO PÓS CRIAR ASSENTAMENTO PARA A ALCOA TIRAR MINÉRIO.. TEM MUITA GENTE QUE VIU EM 2007 REUNIÕES DENTRO DO HOTEL BARRUDADA ENTRE ALCOA ELITA E LUCIANO BRUNET NEGOCIANDO ESQUEMA….
MELHOR MEU AMIGO ?? NÃO DEIXE SE ENGANAR POR MEIAS VERDADES. O ESQUEMA É DO SENADOR PAULO ROCHA QUE DIVIDIU O OESTE DO PARÁ EM DUAS FRENTES 1) MINERAÇÃO – COMANDO DA ELITA BELTRÃO PARA REPASSE DE PROPINA A MARINA SILVA INCLUSIVE CREDITOS DE CASAS EM CENTENAS DE ASSENTAMENTOS. 2) EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA A FRENTE DO NEGÓCIO SENADOR PAULO ROCHA DEPUTADO FEDERAL ZÉ GERALDO E DEPUTADO ESTADUAL AIRTOM FALEIRO QUE USAM O IBAMA PARA COBRAR PROPINA DA EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA DENTRO DE ASSENTAMENTO NO ESQUEMA QUE TODOS SABEM INCLUSIVE ELES CHAMADO OPTANTE.
LÁ NO ASSENTAMENTO CRUZEIRÃO TEVE UMA AUTORIZAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE MADEIRA DA SEMA DO PARÁ DE NÚMERO 252/2008 DADA PELO VALMIR ORTEGA SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DA ÉPOCA DA ANA JULIA GOVERVADORA DO PARÁ NO ANO DE 2008. ESTA AUTORIZAÇÃO FOI FRAUDADA USANDO UM TÍTULO FALSO DADO PELO INCRA EM 2007 PARA A EMPRESA CENTENOR MADEIRAS DENTRO DESTE ASSENTAMENTO PELOS CHEFES DA ÉPOCA QUE ERA ELITA, CLEIDE , E EDMUNDO, LUCIANO BRUNET NO INCRA QUE DERAM O TÍTULO PARA A CENTENOR MADEIRA E AUTORIZARAM A CENTENOR MADEIRA A RETIRAR TODA A MADEIRA DO ASSENTAMENTO. DEPOIS DISSO EMPENHARAM UM CREDITO PARA FAZER UMA ESTRADA PARA ESTA EMPRESA MELHOR RETIRAR A MADEIRA DE 2.567.000 REAIS E A ESTRADA NÃO FOI FEITA POIS ELES EMBOLSARAM O DINHEIRO. ISTO TEM PROCESSO MAIS O INCRA SUMIU COM O PROCESSO. ENTÃO QUEM TIROU A MADEIRA DO PA CRUZEIRÃO FOI A CENTENOR QUE NEGOCIOU COM O PT E MARINA SILVA. É SÓ INVESTIGAR MELHOR. ESSE CARA AI DA POLPAS VENDEU O PROJETO DELE PARA O MADEIREIRO QUE FEZ O QUE TODOS FAZEM COM TODOS MANEJOS APROVADOS EXPLORAM METADE E VENDEM O RESTO DO PAPEL.. TODO MUNDO SABE …
ESTA AUTORIZAÇÃO DISPONÍVEL NO SITE DA SEMA-PA http://WWW.SEMAS.PA.GOV.BR IR EM CONSULTAR PROCESSO … MADEIREIRA CENTENOR… E AI VOCES VÃO ACHAR FAZENDA ALTO ARUMÃ OU CRAVALZINHO OU PRA QUEM ENTENTE BAIXE OS ARQUIVOS DO CAR QUE A FAZ. TÁ DENTRO DO PA CRUZEIRÃO… ESTRANHO NÉ POPULAÇÃO DO PARÁ….
DETALE ESTE VALMIR ORTEGA DEPOIS DE SAIR DA SEMA -PARÁ VIROU CONSULTOR AMBIENTAL DO INCRA EM BRASÍLIA SENDO AGORA DESTITUIDO JUNTO COM A CLEIDE PELO PRESIDENTE TEMER… PROCUREM SE INFORMAR
OUTRA COISA ESTA FAZENDA DESTE PLANO DE MANEJO CITADO NA REPORTAGEM PERTENDE A SEMA DO PARÁ E AO ITERPA NADA A VER COM INCRA..
ENQUANTO ISSO NO IBAMA NADA DE MUDANÇAS E O PT CONTINUA NO ESQUEMA GIGANTE MANDANDO MADEIRA DE IPE PRA FORA, EITA IMPUNIDADE, DEIXA ACABAR COM O JATOBÁ QUE AS COMUNIDADES VÃO VIM PRA CIDADE COMER SOBRAS, AI DESSES DEPUTADOS NOSSOS QUE NÃO MUDAM O CABIDE DE EMPREGO DO IBAMA.
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR, TODA SANTAREM SABE, DESTE CASO ATÉ AS CRIANCINHAS DE UM ANO, ESTA ÁREA QUE FOI TIRADA A MADEIRA, É UMA DAS DOZE ÁREAS QUE FORAM EXCLUIDAS DO PA CRUZEIRÃO EM ÓBIDOS, E DOADAS AO ELOY VACARIO NETO, IRMÃO DO TESOUREIRO DO PT, JOÃO VACARIO NETO, E ONDE A EX SUPERINTENDENTE DO INCRA CLEIDE ANTONIA DE SOUZA, DEU DE PRESENTE UMA CONCESSÃO DE USO POR TRINTA ANOS PARA OS 12 LARANJAS QUE FORMALIZARAM OS PROCESSOS PARA REGULARIZAREM, E TIRAR A MADEIRA , SENDO QUE É PROIBIDO DAR ESTE TIPO DE CONCESSÃO, MAIS COMO A ERA PT PODIA TUDO FAZER O QUE, ENTÃO A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR os superintendentes nomeados por ZÉ geraldo e airton faleiro claudinei chalito e agora a atual superintendente elita beltrão também nomeada por eles, cancelaram estas concessões de uso ou FIZERAM DE CONTA QUE NÃO SABIAM , E CONTINUAM VALENDO, POIS A SOCIEDADE ESPERA UMA RESPOSTA,, POIS É UMA BOMBA DE IROSHIMA .